Pronunciamento de José Medeiros em 27/11/2018
Discurso durante a 140ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Apelo ao Secretário de Saúde do Estado de Mato Grosso para que repasse verba destinada ao hospital Paulo de Tarso.
- Autor
- José Medeiros (PODE - Podemos/MT)
- Nome completo: José Antônio Medeiros
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
SAUDE:
- Apelo ao Secretário de Saúde do Estado de Mato Grosso para que repasse verba destinada ao hospital Paulo de Tarso.
- Publicação
- Publicação no DSF de 28/11/2018 - Página 45
- Assunto
- Outros > SAUDE
- Indexação
-
- SOLICITAÇÃO, SECRETARIO DE ESTADO, SAUDE, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), LIBERAÇÃO, RECURSOS FINANCEIROS, DESTINAÇÃO, HOSPITAL, PAULO DE TARSO.
O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PODE - MT. Para discursar.) – A minha cidade tem um hospital, o Hospital Paulo de Tarso. É uma instituição beneficente e presta serviços para o Estado de Mato Grosso. Ao longo do tempo, o Estado de Mato Grosso vem acumulando algumas dívidas com o hospital. E a Bancada recentemente resolveu aportar alguns recursos para que o Estado pudesse sanar essas dívidas.
Entretanto, apesar de terem sido repassados 100 milhões de emenda de bancada, não foi repassado o pagamento ao Hospital Paulo de Tarso. Eu recebi essa documentação agora há pouco. E eu queria fazer aqui de público... É meio constrangedor fazer cobrança de público, em plena TV Senado, ao vivo, mas é uma questão famélica já do hospital.
Eles prestam um serviço extremamente meritório para a comunidade, mas já estão para fechar as portas. E eu queria que isso fosse anotado pelo Secretário de Saúde para que pudesse pagar essa quantia. Eu estou vendo aqui, é pouco, o valor é irrisório, 1,8 milhão, o que para o Estado de Mato Grosso pouco significa, mas para aquele hospital significa manter as portas abertas ou não, e é o único hospital que recebe as pessoas ali na região.
Então, está aqui, eu recebi o ofício. A Associação Espírita Beneficente Paulo de Tarso tem compromissos financeiros tais como folha de pagamento e tal. Final do ano - a gente sabe que isso é inerente a todos que têm folha de pagamento –, vem décimo terceiro e tudo mais. Estão em extrema dificuldade.
E o compromisso que o Governo fez com a Bancada de Mato Grosso foi de que repassaria – e aqui está o Senador Wellington, que é testemunha –, e o Hospital Paulo de Tarso não recebeu um vintém, Senador Wellington. E a gente faz esse apelo para que o Governador do Estado possa repassar, senão esse hospital vai acabar fechando.
Desde o ano passado que nós passamos esses valores, e está aqui, não receberam.