Discurso durante a 140ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apelo ao Secretário de Saúde do Estado de Mato Grosso para que repasse verba destinada ao hospital Paulo de Tarso.

Autor
José Medeiros (PODE - Podemos/MT)
Nome completo: José Antônio Medeiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE:
  • Apelo ao Secretário de Saúde do Estado de Mato Grosso para que repasse verba destinada ao hospital Paulo de Tarso.
Publicação
Publicação no DSF de 28/11/2018 - Página 45
Assunto
Outros > SAUDE
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, SECRETARIO DE ESTADO, SAUDE, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), LIBERAÇÃO, RECURSOS FINANCEIROS, DESTINAÇÃO, HOSPITAL, PAULO DE TARSO.

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PODE - MT. Para discursar.) – A minha cidade tem um hospital, o Hospital Paulo de Tarso. É uma instituição beneficente e presta serviços para o Estado de Mato Grosso. Ao longo do tempo, o Estado de Mato Grosso vem acumulando algumas dívidas com o hospital. E a Bancada recentemente resolveu aportar alguns recursos para que o Estado pudesse sanar essas dívidas.

    Entretanto, apesar de terem sido repassados 100 milhões de emenda de bancada, não foi repassado o pagamento ao Hospital Paulo de Tarso. Eu recebi essa documentação agora há pouco. E eu queria fazer aqui de público... É meio constrangedor fazer cobrança de público, em plena TV Senado, ao vivo, mas é uma questão famélica já do hospital.

    Eles prestam um serviço extremamente meritório para a comunidade, mas já estão para fechar as portas. E eu queria que isso fosse anotado pelo Secretário de Saúde para que pudesse pagar essa quantia. Eu estou vendo aqui, é pouco, o valor é irrisório, 1,8 milhão, o que para o Estado de Mato Grosso pouco significa, mas para aquele hospital significa manter as portas abertas ou não, e é o único hospital que recebe as pessoas ali na região.

    Então, está aqui, eu recebi o ofício. A Associação Espírita Beneficente Paulo de Tarso tem compromissos financeiros tais como folha de pagamento e tal. Final do ano - a gente sabe que isso é inerente a todos que têm folha de pagamento –, vem décimo terceiro e tudo mais. Estão em extrema dificuldade.

    E o compromisso que o Governo fez com a Bancada de Mato Grosso foi de que repassaria – e aqui está o Senador Wellington, que é testemunha –, e o Hospital Paulo de Tarso não recebeu um vintém, Senador Wellington. E a gente faz esse apelo para que o Governador do Estado possa repassar, senão esse hospital vai acabar fechando.

    Desde o ano passado que nós passamos esses valores, e está aqui, não receberam.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/11/2018 - Página 45