Discurso durante a 140ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao artista plástico pernambucano Abelardo da Horta, falecido em 2014, e críticas ao governo do Estado de Pernambuco por não ter oferecido lugar adequado para exposição e manutenção das suas obras.

Autor
Armando Monteiro (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/PE)
Nome completo: Armando de Queiroz Monteiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Homenagem ao artista plástico pernambucano Abelardo da Horta, falecido em 2014, e críticas ao governo do Estado de Pernambuco por não ter oferecido lugar adequado para exposição e manutenção das suas obras.
Publicação
Publicação no DSF de 28/11/2018 - Página 47
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, PINTOR, ARTES PLASTICAS, NASCIMENTO, RECIFE (PE), CRITICA, GOVERNO, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), MOTIVO, AUSENCIA, CRIAÇÃO, ESPAÇO, MANUTENÇÃO, EXPOSIÇÃO, OBRAS, ARTISTA.

    O SR. ARMANDO MONTEIRO (Bloco Moderador/PTB - PE. Para discursar.) – Quero aproveitar este momento, Sr. Presidente, para fazer um registro.

    E faço com pesar esse registro.

    É que o meu Estado, pela inação, pela insensibilidade do atual Governo, perdeu um dos acervos de arte mais importantes, desse artista múltiplo, extraordinário, que é Abelardo da Hora.

    O Brasil inteiro conhece a expressão, a força de sua obra, grandiosa pelo talento e pelo acervo extraordinário que ele nos legou, mais de 300 peças desse artista, como eu disse, múltiplo, escultor, desenhista, ceramista, uma figura fantástica.

    E aí o Estado da Paraíba, que é nosso irmão – eu digo sempre que essa fronteira de Pernambuco e da Paraíba é virtual mesmo –, na pessoa de seu Governador Ricardo Coutinho, muito mais atento e proativo, ao final ofereceu à família um local adequado, um memorial, para receber esse acervo fantástico. E é de se lamentar que a família tentou muito, insistentemente, sensibilizar o Governo de Pernambuco para que ele pudesse garantir a boa guarda desse acervo que é tão importante para o nosso Estado e para o Brasil.

    Portanto, Sr. Presidente, eu faço, como pernambucano, com muito pesar, este registro. Pernambuco perde, portanto, a possibilidade de poder manter, no seu território, esse acervo fantástico. Não perdemos de todo porque esse acervo estará na Paraíba, mas é lamentável que o Governo de Pernambuco não tenha tido a sensibilidade e a presteza necessárias para garantir a manutenção desse acervo fantástico no nosso Estado, especialmente no momento em que temos o registro de quatro anos da morte desse extraordinário artista.

    Portanto, quero tributar a ele essa homenagem. Quero fazer aqui também um registro à ação sempre muito cuidadosa da sua família, que ficou sobrecarregada na tentativa de manter esse acervo e, em última instância, pela falta de iniciativa do Governo de Pernambuco, que teve que transferi-lo para o vizinho Estado da Paraíba.

    É com pesar, Sr. Presidente, que faço este registro.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/11/2018 - Página 47