Discurso durante a 140ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Preocupação com a saída dos médicos cubanos do País e congratulações ao Ministro da Saúde pela agilidade para a reposição dos profissionais nos municípios.

Autor
Ciro Nogueira (PP - Progressistas/PI)
Nome completo: Ciro Nogueira Lima Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE:
  • Preocupação com a saída dos médicos cubanos do País e congratulações ao Ministro da Saúde pela agilidade para a reposição dos profissionais nos municípios.
Publicação
Publicação no DSF de 28/11/2018 - Página 71
Assunto
Outros > SAUDE
Indexação
  • APREENSÃO, MOTIVO, SAIDA, MEDICO, ORIGEM, PAIS ESTRANGEIRO, CUBA, PARTICIPAÇÃO, PROGRAMA MAIS MEDICOS, ELOGIO, EFICIENCIA, MINISTRO DE ESTADO, SAUDE, REFERENCIA, REPOSIÇÃO, AGENTE, PROFISSÃO, LOCAL, MUNICIPIOS, BRASIL, REGISTRO, IMPORTANCIA, ATUAÇÃO, ESTADO DO PIAUI (PI).

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SECRETARIA DE REGISTRO E REDAÇÃO PARLAMENTAR - SERERP

COORDENAÇÃO DE REDAÇÃO E MONTAGEM - COREM

27/11/2018


    O SR. CIRO NOGUEIRA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - PI. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, todos ficamos um tanto apreensivos com os movimentos - internos e externos - que levaram os profissionais de medicina cubanos a deixar nosso País.

    Em nosso estado do Piauí, temos uma população de 3 milhões e 260 mil habitantes; divididos em 224 municípios, sendo que, destes, 196 têm população estimada em menos de 20 mil habitantes.

    Em nosso estado, os médicos cubanos representavam 61% dos contratados pelo Mais Médicos: ao todo, eram 203.

    Diante desse quadro, tivemos preocupações em relação à possível baixa adesão de profissionais brasileiros ao programa e fizemos gestões junto ao Ministério da Saúde para equacionar possíveis gargalos.

    Fundamental para sanar essa situação foi a atuação do Ministro Gilberto Occhi que publicou, em tempo recorde, já no dia 20 de novembro, o edital dessas novas contratações. Segundo esse edital, 100 municípios piauienses estão entre os 2.824 que tiveram vagas no Mais Médicos.

    O ministro Occhi tem sido um parceiro importantíssimo no desenvolvimento da Saúde do nosso estado e mais uma vez mostrou seu compromisso com o Piauí, e com todo o Brasil, agindo de forma rápida e precisa.

    A resposta veio de imediato: até o dia de ontem, segundo o Ministério, 97,2% das vagas do Mais Médicos já foram preenchidas. Foram mais de 29 mil inscrições de profissionais com CRM.

    Em outras palavras, das 8.517 vagas disponíveis no novo edital, 8.230 já foram alocadas para atuação imediata.

    A expectativa é que, até o dia 14 de dezembro, os médicos selecionados entreguem os documentos exigidos nos municípios onde irão trabalhar. A rapidez nas providências para preencher as vagas será de fundamental importância, sobretudo no Piauí.

    Por sinal, com esse elevado número de inscritos, estamos contando com a possibilidade de haver um número maior de médicos disponíveis para atuar em regiões como as dos municípios piauienses.

    Além de beneficiarmos mais a população, estaremos, simultaneamente, gerando postos de trabalho altamente qualificados.

    Nossa expectativa, portanto, é a de voltar a atender, de imediato, todos os municípios que ficaram sem médicos; de repor as vagas naqueles em que os cubanos deixaram de trabalhar, e mais: reivindicar a ampliação do número de profissionais médicos.

    Sr. Presidente, finalizo, mais uma vez, parabenizando o Ministro Gilberto Occhi e sua equipe pela tempestividade e eficiência de suas ações.

    Era o que eu tinha a dizer.

    Muito obrigado!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/11/2018 - Página 71