Pronunciamento de Otto Alencar em 28/11/2018
Pela ordem durante a 141ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Solicitação de priorização da votação do Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 124, de 2018, que dispõe sobre a fixação dos coeficientes de distribuição dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
- Autor
- Otto Alencar (PSD - Partido Social Democrático/BA)
- Nome completo: Otto Roberto Mendonça de Alencar
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
GOVERNO MUNICIPAL:
- Solicitação de priorização da votação do Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 124, de 2018, que dispõe sobre a fixação dos coeficientes de distribuição dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
- Publicação
- Publicação no DSF de 29/11/2018 - Página 66
- Assunto
- Outros > GOVERNO MUNICIPAL
- Indexação
-
- SOLICITAÇÃO, PRIORIDADE, VOTAÇÃO, PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR (PLP), OBJETO, REGULAMENTAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, RECURSOS FINANCEIROS, ORIGEM, FUNDO DE PARTICIPAÇÃO DOS MUNICIPIOS (FPM).
O SR. OTTO ALENCAR (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - BA. Pela ordem.) – Sr. Presidente, V. Exa. recebeu ontem a Confederação Nacional dos Municípios e recebeu também o Presidente da União das Prefeituras da Bahia, que solicitou que o PLP 549, que veio da Câmara, pudesse ser pautado para votação.
Sr. Presidente, esse projeto é superimportante para os Municípios. Os Municípios podem perder, a partir de 2019, recursos. Ele tem condição de ser votado, até porque vejo que não haverá aqui nenhuma objeção à votação desse projeto, que beneficia os Municípios e que garante o que eles já têm, para eles não terem perda a partir de 2019 e não terem condição de solucionar...
V. Exa. conhece o projeto, o projeto é o PLP 549. A partir de 1º de janeiro de 2019, até que sejam atualizados com base no novo Censo Demográfico, ficam mantidos, em relação aos Municípios que apresentam redução dos seus coeficientes decorrentes de estimativa anual do IBGE, os coeficientes de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios utilizados no exercício de 2018. Isso é muito sério! E será muito grave se o Senado não pautar isso aqui em regime de urgência para votação, Sr. Presidente.
Há unanimidade. Não conheço um Senador no Senado Federal, no Plenário ou fora do Plenário, que vá se opor a um benefício para os Municípios, que podem perder, a partir de 2019, receitas.
Apelo a V. Exa., que é municipalista, para que possa, de alguma forma, priorizar a votação desse projeto.