Fala da Presidência durante a 142ª Sessão Especial, no Senado Federal

Abertura da sessão especial para comemorar os 120 anos da fundação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP e homenagear o professor Lineu Prestes.

Autor
Marta Suplicy (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/SP)
Nome completo: Marta Teresa Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Abertura da sessão especial para comemorar os 120 anos da fundação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP e homenagear o professor Lineu Prestes.
Publicação
Publicação no DSF de 30/11/2018 - Página 7
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • ABERTURA, SESSÃO ESPECIAL, SENADO, OBJETIVO, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, FACULDADE, FARMACIA, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP), HOMENAGEM, PROFESSOR.

    A SRA. PRESIDENTE (Marta Suplicy. Bloco Maioria/MDB - SP) – Declaro aberta a sessão.

    Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

    A presente sessão especial destina-se a comemorar os 120 anos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo e homenagear o Professor Lineu Prestes, nos termos do Requerimento nº 245, de 2018, da Senadora Marta Suplicy e outros Senadores.

    Para compor a mesa, chamo a Diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), Sra. Dra. Primavera Borelli. (Palmas.)

    Muito bem-vinda!

    Convido a todos para, em posição de respeito, acompanharmos o Hino Nacional.

(Procede-se à execução do Hino Nacional.)

    A SRA. PRESIDENTE (Marta Suplicy. Bloco Maioria/MDB - SP) – Nós realizamos esta sessão especial para comemorar os 120 anos da fundação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP e para homenagear o Prof. Lineu Prestes.

    A Escola Livre de Farmácia de São Paulo foi criada em 1898, inicialmente, no bairro da Luz. Porém, podemos inferir que a sua origem remonta ao início de 1800, por registros da criação de aulas de Cirurgia, de Farmácia, História Natural, Botânica e Química, que vieram a constituir a Academia Fármaco-Cirúrgica de São Paulo.

    Essa instituição passou pelas mais diversas modificações de prédio, de nome, sendo hoje a Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo e uma das sete unidades fundadoras da USP. Além da graduação, a faculdade oferece cursos de mestrado, de doutorado e trabalha também com pesquisa e cooperação internacional.

    O nosso homenageado, Lineu Prestes, foi reitor da USP, Prefeito de São Paulo e Senador.

    Prezada doutora, eu, quando lembrei todos esses atributos de Lineu Prestes, identifiquei-me, porque fui Prefeita e Senadora, mas ele fez pela Farmácia brasileira algo que poucos Senadores fizeram pelas suas profissões. Fiquei bastante emocionada quando li.

    Sua atuação no Senado foi de enorme importância para a sua profissão farmacêutica. Até hoje a gente pode sentir os reflexos na criação de três projetos de lei que viriam a ser essenciais para o ensino e o exercício do ofício no Brasil: primeiro, a reforma do ensino farmacêutico; a autonomia das faculdades de Farmácia; e a obrigatoriedade de presença dos farmacêuticos na farmácia. São todos projetos do Dr. Lineu.

    Infelizmente, o seu mandato foi interrompido pela sua morte aos 60 anos de idade, em agosto de 1958.

    Assim, em face dessas homenagens, eu já agradeço a presença de todos, que são extremamente bem-vindos.

    Vou agora dar a palavra para a Dra. Primavera Borelli, para que ela possa fazer o seu discurso.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/11/2018 - Página 7