Pronunciamento de Paulo Paim em 06/12/2018
Fala da Presidência durante a 148ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal
Pesar pelo falecimento do Sr. José Tarciso de Sousa, ex-jogador do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.
Pesar pelo falecimento do Sr. Paulo Roberto Moraes Camargo, Presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) do Município de Arroio Sal (RS).
- Autor
- Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
- Nome completo: Paulo Renato Paim
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM:
- Pesar pelo falecimento do Sr. José Tarciso de Sousa, ex-jogador do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.
-
HOMENAGEM:
- Pesar pelo falecimento do Sr. Paulo Roberto Moraes Camargo, Presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) do Município de Arroio Sal (RS).
- Publicação
- Publicação no DSF de 07/12/2018 - Página 11
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM
- Indexação
-
- HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, ATLETA PROFISSIONAL, FUTEBOL, TIME, PORTO ALEGRE (RS).
- HOMENAGEM POSTUMA, EX PRESIDENTE, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), AMBITO MUNICIPAL, LOCAL, MUNICIPIO, ARROIO DO SAL (RS).
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) – Há número regimental. Declaro aberta a sessão.
Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.
A Presidência comunica ao Plenário que há Expediente sobre a Mesa que, nos termos do art. 241 do Regimento Interno, vai à publicação no Diário do Senado Federal.
Requerimento.
Requeiro, nos termos do art. 222 do Regimento Interno do Senado Federal, a inserção em ata de voto de pesar à família e amigos pelo falecimento de José Tarciso de Sousa, gaúcho chamado Flecha Negra, um dos maiores ídolos da história do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.
Requeiro, ainda, que seja enviada cópia do presente voto conforme dados em anexo.
Justificação.
Faleceu na madrugada deste dia 5 de dezembro de 2018, aos 67 anos, Tarcísio Flecha Negra, um dos maiores ídolos da história do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.
Conforme o jornal Zero Hora, José Tarciso de Sousa nasceu em São Geraldo, Minas Gerais, no dia 15 de setembro de 1951, coincidentemente, mesmo dia e mês da fundação do clube que amava. Começou sua carreira em 1970 defendendo o América do Rio de Janeiro e chegou ao Olímpico três anos depois para se tornar o jogador que mais vestiu a camisa do Grêmio: foram 721 jogos, 226 gols marcados, o segundo maior goleador da história do clube, atrás apenas de Alcindo, o Bugre.
Nesse período, Tarciso conquistou o Mundial e a Libertadores de 1983, o Brasileiro de 1981 e os Estaduais de 1977, 1979, 1980, 1985 e 1986, seu último ano no tricolor. Chegou a disputar oito jogos pela Seleção Brasileira, marcando gol. Após encerrar a carreira de jogador, abriu sua própria escolinha de futebol, onde exercia diversos trabalhos sociais. No início dos anos 2000, investiu na carreira política, sendo eleito Vereador, pela primeira vez, em 2008 e reeleito em 2012 e 2016.
O velório será na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, a partir das 8h, e o enterro no Cemitério da Paz, a partir das 18h.
Sala das Sessões, 5 de dezembro de 2018.
Senador Paulo Paim, Vice-Presidente da Comissão de Direitos Humanos.
Faço esta homenagem a esse querido amigo, Flecha Negra, jogador do Grêmio de Porto Alegre, que faleceu jovem ainda.
Na sequência, ainda, senhoras e senhores, quero só registrar a falecimento também de um amigo lá do Rio Grande do Sul, o Paulo Roberto Moraes Camargo, Presidente do Partido dos Trabalhadores do Município de Arroio do Sal.
Requeiro que seja enviada cópia do presente voto, conforme dados anexos, à cidade e ao Partido dos Trabalhadores.
Faleceu, no dia de ontem, o nosso querido companheiro Paulo Roberto, Presidente do Partido dos Trabalhadores do Município de Arroio do Sal.
Paulo era apaixonado pelas causas do povo brasileiro, pela cidade que escolheu como sua morada, militante de histórias muito bonitas, principalmente na área ambiental. Paulo era funcionário da Corsan e colorado de carteirinha.
Veja bem a coincidência: faço aqui dois votos de pesar, um de gremista e outro de colorado. Mas faço com esse gesto de solidariedade a todos os familiares e àqueles que, com certeza, vão acompanhar, neste momento, lá em Porto Alegre, o velório que está acontecendo.
Como eu sou o primeiro inscrito a usar a palavra, não sei quem é que vai presidir aqui.
O SR. OTTO ALENCAR (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - BA) – Sr. Presidente, Sr. Presidente, Sr. Presidente...
O SR. WALTER PINHEIRO (S/Partido - BA) – Antes de V. Exa...
O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PSB - SE) – Eu queria fazer uma permuta, Presidente.
O SR. OTTO ALENCAR (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - BA) – Eu estou aqui pela ordem...
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) – O Senador Valadares está pedindo se ele pode falar primeiro.
O SR. WALTER PINHEIRO (S/Partido - BA) – Só vou fazer uma questão de ordem, enquanto ele se desloca.
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) – Pode presidir?
O SR. OTTO ALENCAR (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - BA) – Eu queria só fazer um esclarecimento aqui ao Plenário do Senado Federal, se V. Exa. me permitir.
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) – Claro, aos dois Senadores.
O SR. OTTO ALENCAR (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - BA) – Fale você primeiro.
O SR. WALTER PINHEIRO (S/Partido - BA) – Não, fale você, que é o mais velho.
O SR. OTTO ALENCAR (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - BA) – Muito obrigado.
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) – Senador Otto Alencar.
O SR. WALTER PINHEIRO (S/Partido - BA) – Mais velho não, mais vivido.
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) – Senador Otto, por favor.