Fala da Presidência durante a 151ª Sessão Especial, no Senado Federal

Abertura da sessão especial destinada a entregar a Comenda de Incentivo à Cultura Luís da Câmara Cascudo.

Autor
Fátima Bezerra (PT - Partido dos Trabalhadores/RN)
Nome completo: Maria de Fátima Bezerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Abertura da sessão especial destinada a entregar a Comenda de Incentivo à Cultura Luís da Câmara Cascudo.
Publicação
Publicação no DSF de 11/12/2018 - Página 9
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • ABERTURA, SESSÃO ESPECIAL, SENADO, OBJETIVO, ENTREGA, COMENDA, INCENTIVO, CULTURA.

    A SRA. PRESIDENTE (Fátima Bezerra. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – Sob a proteção de Deus, iniciamos nossos trabalhos.

    Declaro aberta a sessão especial do Senado Federal destinada à entrega da Comenda de Incentivo à Cultura Luís da Câmara Cascudo, em sua primeira edição.

    A Comenda de Incentivo à Cultura Luís da Câmara Cascudo, instituída pela Resolução nº 7, de 2018, projeto de nossa autoria, é destinada a agraciar personalidades, instituições e grupos que tenham oferecido contribuição relevante ao registro e ao fortalecimento da cultura, do folclore e dos saberes tradicionais no Brasil.

    Nesta solenidade serão agraciados com a Comenda de Incentivo à Cultura Luís da Câmara Cascudo o Sr. Antônio Francisco Teixeira de Melo, a Câmara Brasileira do Livro (CBL), o Museu da Gente Sergipana, o Sr. Nelson da Rabeca, o Sr. Nilson Rodrigues da Fonseca e o Sr. Pedro Baião.

    Informo a todos que o Conselho decidiu por unanimidade prestar homenagem in memoriam aos Srs. Deífilo Gurgel, folclorista; João Carlos D' Ávila Paixão Cortes, radialista; e Romualdo Rosário da Costa (Moa do Katendê), capoeirista.

    Está presente também nesta sessão a Sra. Daliana Câmara Cascudo, que receberá uma singela homenagem do Senado Federal pelo brilhante trabalho de seu avô Luís da Câmara Cascudo em prol da cultura brasileira.

    Quero convidar para compor a Mesa aqui comigo Daliana Cascudo, neta de Luís da Câmara Cascudo, representando aqui a família – Daliana que é Presidente do Instituto Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo. É uma alegria imensa, Daliana, é uma honra e uma emoção. É o povo potiguar aqui presente, através também de Antônio Francisco e de Deífilo.

    Convido também com muita alegria para compor a Mesa comigo o Senador Paulo Paim e o Senador Lasier. (Palmas.)

    Convido a todos agora para, em posição de respeito, cantarmos o Hino Nacional.

(Procede-se à execução do Hino Nacional.) (Palmas.)

    A SRA. PRESIDENTE (Fátima Bezerra. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – Quero também convidar para compor a Mesa conosco a Senadora Maria do Carmo, por favor. (Palmas.)

    Dê-nos a honra aqui, também, de compor a Mesa.

    Bom, peço ao Senador Paulo Paim para presidir os trabalhos.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/12/2018 - Página 9