Pronunciamento de Fátima Bezerra em 10/12/2018
Fala da Presidência durante a 151ª Sessão Especial, no Senado Federal
Sessão especial destinada a entregar a Comenda de Incentivo à Cultura Luís da Câmara Cascudo.
- Autor
- Fátima Bezerra (PT - Partido dos Trabalhadores/RN)
- Nome completo: Maria de Fátima Bezerra
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM:
- Sessão especial destinada a entregar a Comenda de Incentivo à Cultura Luís da Câmara Cascudo.
- Publicação
- Publicação no DSF de 11/12/2018 - Página 10
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM
- Indexação
-
- SESSÃO ESPECIAL, SENADO, OBJETIVO, ENTREGA, COMENDA, INCENTIVO, CULTURA.
A SRA. PRESIDENTE (Fátima Bezerra. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – Obrigada, Carlos. Obrigada, família.
Agora, antes de chamar o próximo homenageado em memória, quero aqui rapidamente dar conhecimento de uma mensagem que o Senador Garibaldi Alves Filho, potiguar, enviou:
Gostaria de cumprimentar todos os escolhidos para receber a Comenda de Incentivo à Cultura Luís da Câmara Cascudo. Lamentavelmente, compromissos anteriormente agendados em Natal me impediram de participar da sessão especial onde a distinção está sendo conferida. Sobretudo, quero parabenizar ao meu conterrâneo Antônio Francisco Teixeira de Melo, grande poeta e repentista, que tem divulgado com tanto brilho o nome de Mossoró e do Estado. E também aos familiares do folclorista e estudioso da cultura popular, Deífilo Gurgel, que está sendo representado pelo seu filho, o poeta Carlos Gurgel. Não posso deixar de cumprimentar também a família de Luís da Câmara Cascudo, que dá nome à comenda.
Muito obrigado e parabéns a todos.
Senador Garibaldi Alves Filho (Palmas.)
Quero também aqui dar conhecimento da mensagem também enviada pelo Senador Hélio José:
Prezada Senadora Fátima Bezerra,
Em razão da minha ausência na primeira edição da cerimônia de entrega da "Comenda de Incentivo à Cultura Luís da Câmara Cascudo", que este Senado Federal instituiu a partir de proposta de Vossa Excelência, e por estar muito honrado pelo fato de que o Senhor Nilson Rodrigues da Fonseca, meu indicado à Comenda, tenha sido escolhido para ser um dos agraciados, gostaria de solicitar-lhe a gentileza de, havendo possibilidade, proceder à leitura dessa mensagem, no dia da homenagem:
Senhores, uma missão internacional à COP 24 me impediu de estar aqui hoje para expressar minha alegria de poder participar dessa primeira edição da cerimônia de entrega da "Comenda de Incentivo à Cultura Luís da Câmara Cascudo", que este Senado Federal instituiu a partir da proposta da ilustre Senadora Fátima Bezerra.
Ele coloca que é motivo de especial satisfação ser o Parlamentar que fez a indicação de Nilson Rodrigues da Fonseca para o recebimento da Comenda Câmara Cascudo.
No mais, esta Presidência acata aqui a mensagem do Senador Hélio José e, portanto, a considera como lida.
Mais uma vez, associa-se ao Senador Hélio José nas justas homenagens que foram feitas a Nilson, agraciado com a Comenda de Incentivo à Cultura Luís da Câmara Cascudo.
Vamos agora passar para o próximo homenageado, que é João Carlos D'Ávila Paixão Côrtes, que vai ser aqui representado por seu filho.
Eu quero convidar o Senador Lasier, autor da proposta, da sugestão, que foi aprovada por todos os que integram o nosso Conselho, e também o Senador Paulo Paim e a Senadora Ana Amélia, a bancada gaúcha, para entregar aqui a comenda, a homenagem in memoriam ao Sr. João Carlos D'Ávila Paixão Côrtes, representado aqui pelo seu filho, Carlos Paixão Côrtes.
(Procede-se à entrega da Comenda de Incentivo à Cultura Luís da Câmara Cascudo ao Sr. Carlos Paixão Côrtes, representante do Sr. João Carlos D'Ávila Paixão Côrtes, in memoriam.)
A SRA. PRESIDENTE (Fátima Bezerra. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – Faculto a palavra a Carlos Paixão Côrtes, filho do homenageado.