Fala da Presidência durante a 151ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão especial destinada a entregar a Comenda de Incentivo à Cultura Luís da Câmara Cascudo.

Autor
Fátima Bezerra (PT - Partido dos Trabalhadores/RN)
Nome completo: Maria de Fátima Bezerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Sessão especial destinada a entregar a Comenda de Incentivo à Cultura Luís da Câmara Cascudo.
Publicação
Publicação no DSF de 11/12/2018 - Página 10
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, SENADO, OBJETIVO, ENTREGA, COMENDA, INCENTIVO, CULTURA.

    A SRA. PRESIDENTE (Fátima Bezerra. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – Obrigada, Carlos. Obrigada, família.

    Agora, antes de chamar o próximo homenageado em memória, quero aqui rapidamente dar conhecimento de uma mensagem que o Senador Garibaldi Alves Filho, potiguar, enviou:

Gostaria de cumprimentar todos os escolhidos para receber a Comenda de Incentivo à Cultura Luís da Câmara Cascudo. Lamentavelmente, compromissos anteriormente agendados em Natal me impediram de participar da sessão especial onde a distinção está sendo conferida. Sobretudo, quero parabenizar ao meu conterrâneo Antônio Francisco Teixeira de Melo, grande poeta e repentista, que tem divulgado com tanto brilho o nome de Mossoró e do Estado. E também aos familiares do folclorista e estudioso da cultura popular, Deífilo Gurgel, que está sendo representado pelo seu filho, o poeta Carlos Gurgel. Não posso deixar de cumprimentar também a família de Luís da Câmara Cascudo, que dá nome à comenda.

Muito obrigado e parabéns a todos.

Senador Garibaldi Alves Filho (Palmas.)

    Quero também aqui dar conhecimento da mensagem também enviada pelo Senador Hélio José:

Prezada Senadora Fátima Bezerra,

Em razão da minha ausência na primeira edição da cerimônia de entrega da "Comenda de Incentivo à Cultura Luís da Câmara Cascudo", que este Senado Federal instituiu a partir de proposta de Vossa Excelência, e por estar muito honrado pelo fato de que o Senhor Nilson Rodrigues da Fonseca, meu indicado à Comenda, tenha sido escolhido para ser um dos agraciados, gostaria de solicitar-lhe a gentileza de, havendo possibilidade, proceder à leitura dessa mensagem, no dia da homenagem:

Senhores, uma missão internacional à COP 24 me impediu de estar aqui hoje para expressar minha alegria de poder participar dessa primeira edição da cerimônia de entrega da "Comenda de Incentivo à Cultura Luís da Câmara Cascudo", que este Senado Federal instituiu a partir da proposta da ilustre Senadora Fátima Bezerra.

    Ele coloca que é motivo de especial satisfação ser o Parlamentar que fez a indicação de Nilson Rodrigues da Fonseca para o recebimento da Comenda Câmara Cascudo.

    No mais, esta Presidência acata aqui a mensagem do Senador Hélio José e, portanto, a considera como lida.

    Mais uma vez, associa-se ao Senador Hélio José nas justas homenagens que foram feitas a Nilson, agraciado com a Comenda de Incentivo à Cultura Luís da Câmara Cascudo.

    Vamos agora passar para o próximo homenageado, que é João Carlos D'Ávila Paixão Côrtes, que vai ser aqui representado por seu filho.

    Eu quero convidar o Senador Lasier, autor da proposta, da sugestão, que foi aprovada por todos os que integram o nosso Conselho, e também o Senador Paulo Paim e a Senadora Ana Amélia, a bancada gaúcha, para entregar aqui a comenda, a homenagem in memoriam ao Sr. João Carlos D'Ávila Paixão Côrtes, representado aqui pelo seu filho, Carlos Paixão Côrtes.

(Procede-se à entrega da Comenda de Incentivo à Cultura Luís da Câmara Cascudo ao Sr. Carlos Paixão Côrtes, representante do Sr. João Carlos D'Ávila Paixão Côrtes, in memoriam.)

    A SRA. PRESIDENTE (Fátima Bezerra. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – Faculto a palavra a Carlos Paixão Côrtes, filho do homenageado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/12/2018 - Página 10