Pronunciamento de Fátima Bezerra em 10/12/2018
Fala da Presidência durante a 151ª Sessão Especial, no Senado Federal
Sessão especial destinada a entregar a Comenda de Incentivo à Cultura Luís da Câmara Cascudo.
- Autor
- Fátima Bezerra (PT - Partido dos Trabalhadores/RN)
- Nome completo: Maria de Fátima Bezerra
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM:
- Sessão especial destinada a entregar a Comenda de Incentivo à Cultura Luís da Câmara Cascudo.
- Publicação
- Publicação no DSF de 11/12/2018 - Página 26
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM
- Indexação
-
- SESSÃO ESPECIAL, SENADO, OBJETIVO, ENTREGA, COMENDA, INCENTIVO, CULTURA.
A SRA. PRESIDENTE (Fátima Bezerra. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – Bom, queremos cumprimentar Daliana – um cumprimento todo especial – pela brilhante mensagem que aqui acaba de fazer em nome da família do nosso homenageado, Luís da Câmara Cascudo.
Bom, para encerrar esta fase agora das homenagens em memória, nós queremos aqui destacar que foi também agraciado Romualdo Rosário da Costa.
Nascido em Salvador, em 29 de outubro de 1954, Romualdo, conhecido como nosso querido mestre Moa do Katendê, foi um compositor, percussionista, artesão, educador e mestre de capoeira. Moa do Katendê foi uma sugestão da Senadora Lídice da Mata. Moa, que é considerado um dos maiores mestres de capoeira de Angola da Bahia, começou a praticar capoeira aos oito anos, no terreiro de sua tia, o Ilê Axé Omin Bain. Moa de Katendê defendia um processo de reafricanização da juventude baiana e do carnaval, seguindo as propostas de Antonio Risério. Moa foi brutalmente – brutalmente – assassinado a facadas após o primeiro turno das eleições gerais de 2018, assassinato esse que chocou o Brasil, que revoltou não só o Brasil, mas o mundo. Infelizmente, o ataque foi motivado por discussões políticas. Enfim, mais uma vítima desses tempos de intolerância política que nós temos presenciado.
Então, um representante da família viria receber a homenagem em memória. Houve um imprevisto. Mas queremos aqui, mais uma vez, nos associar à iniciativa da Senadora Lídice da Mata, que, merecidamente, faz essa homenagem em memória a Moa do Katendê, concedendo a ele a Comenda de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo.
Bom, encerrada agora a fase das homenagens aos agraciados, nós vamos facultar a palavra aos Srs. Senadores e Senadoras. Vamos começar pela Senadora Maria do Carmo Alves. Depois o Senador Lasier Martins.