Discurso durante a 151ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão especial destinada a entregar a Comenda de Incentivo à Cultura Luís da Câmara Cascudo.

Autor
Maria do Carmo Alves (DEM - Democratas/SE)
Nome completo: Maria do Carmo do Nascimento Alves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Sessão especial destinada a entregar a Comenda de Incentivo à Cultura Luís da Câmara Cascudo.
Publicação
Publicação no DSF de 11/12/2018 - Página 26
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, SENADO, OBJETIVO, ENTREGA, COMENDA, INCENTIVO, CULTURA.

    A SRA. MARIA DO CARMO ALVES (Bloco Social Democrata/DEM - SE. Para discursar.) – Sra. Presidente, Srs. Senadores, Sra. Daliana Cascudo, demais homenageados, o Dr. Ezio Déda, que recebe hoje esse diploma, é Superintendente do Instituto Banese, que é quem administra o Museu da Gente Sergipana.

    O Museu da Gente Sergipana tem o aspecto dum palácio. Na primeira gestão do Governador João Alves Filho, era a Secretaria de Educação. Depois, não sei o que foi que houve, fecharam. E esse museu conta a história de Sergipe e do Nordeste. Quando eu fui conhecer, havia até uma senhora fazendo renda irlandesa. É uma renda que só se faz em Sergipe, numa cidade que é Divina Pastora. Então ela é genuinamente sergipana, essa renda.

    E o museu tem coisas belíssimas. Antigamente a feirinha de Natal era numa praça grande, atrás da Catedral de Sergipe, em que havia um Tobias. Havia roda gigante, havia uma ruma de coisas. E esse Tobias já morreu, mas tem um filho. Há até uma parte pequena, original do Carrossel do Tobias. Então, para Sergipe foi uma coisa linda.

    E ele agora tem um projeto, que já apresentou aqui no Senado, de um museu interativo. Eu até expliquei lá à Ilana: olhe, eu nasci numa cidade de 6 mil habitantes; ninguém nunca foi a um museu, é uma cidade de gente simples. Então imagine essa carreta percorrendo as cidades de Sergipe e quiçá do Brasil. Então é uma coisa extremamente importante. Ela até disse que o Senado não tem dinheiro não sei para quê, não sei para quê; mas acontece que o projeto, não é para o Senado comprar o projeto, não. Não é para o Senado comprar, é uma ideia maravilhosa que ele teve e que em termos de cultura, é extremamente importante isso. Em termos de educação também, entendeu?

    Então é por isso que eu fiz questão de falar em nome dele. Ele me pediu que convidasse todos os senhores, que quando forem a Sergipe, visitem o museu. Fica na Rua da Frente, em frente ao Rio Sergipe, e vale a pena conhecer.

    Era isso.

    Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/12/2018 - Página 26