Discurso durante a 151ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão especial destinada a entregar a Comenda de Incentivo à Cultura Luís da Câmara Cascudo.

Autor
Lasier Martins (PSD - Partido Social Democrático/RS)
Nome completo: Lasier Costa Martins
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Sessão especial destinada a entregar a Comenda de Incentivo à Cultura Luís da Câmara Cascudo.
Publicação
Publicação no DSF de 11/12/2018 - Página 27
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, SENADO, OBJETIVO, ENTREGA, COMENDA, INCENTIVO, CULTURA.

    O SR. LASIER MARTINS (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - RS. Para discursar.) – Sra. Presidente dos trabalhos Senadora Fátima Bezerra, cumprimentos por esta inspirada ideia de promover esta Comenda de Incentivo à Cultura Luís da Câmara Cascudo e promover esta sessão especial de hoje, aqui no Senado.

    Foi muito oportuno, porque tivemos a oportunidade de conhecer aqui também personagens que fazem a cultura deste Brasil. Foi inegavelmente uma sessão especial de grande valor para todos nós.

    Sra. Daliana, neta do personagem que dá título a esta Comenda, Sra. Senadora Maria do Carmo, Sr. Senador Paulo Paim, Sra. Senadora Ana Amélia, eu fico muito feliz por estarmos hoje os três Senadores gaúchos aqui para homenagear uma das personalidades mais marcantes da história do Rio Grande do Sul, personalidade muito bem representada por seu filho, Carlos Paixão Cortes e familiares, a Sra. Maria Inês também aqui está presente.

    Senhoras e senhores, telespectadores da TV Senado, ouvintes da Rádio Senado, eu quero o mais sucintamente possível registrar algumas ideias sobre a personalidade que nós estamos homenageando, João Carlos D'Ávila Paixão Côrtes, porque afinal estão aqui representantes de várias partes do Brasil e talvez nem todos conheçam com profundidade quem foi Paixão Cortes.

    As senhoras e os senhores sabem que os gaúchos têm um estilo bem próprio, um orgulho da sua história, das suas lutas em defesa do território gaúcho, de várias fronteiras; de defensores da República à época da Monarquia; pela adoção da República. O gaúcho tem muito orgulho do seu hino, que é fervorosamente cantado em todas as cerimônias importantes do Rio Grande do Sul... O hino rio-grandense. Nós estádios de futebol saibam os senhores que ecoa pelo estádio inteiro o hino riograndense. Orgulho do chimarrão, orgulho do churrasco, orgulho das suas tradições gaúchas.

    E é aí que entra a nossa personalidade homenageada. João Carlos Paixão Cortes, pesquisador, folclorista, maior divulgador dos costumes e da cultura gaúcha, compositor de inúmeras de nossas músicas tradicionalistas e, como pesquisador, escreveu também sobre a origem das danças gaúchas, os nossos costumes, sobre a indumentária própria do gaúcho e sobre as nossas músicas.

    Ainda muito jovem, como estudante do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, um colégio público que, durante muito tempo, foi chamado de escola padrão do Rio Grande do Sul, em 1947, Paixão Côrtes liderou um movimento entre os seus colegas para criar...

(Soa a campainha.)

    O SR. LASIER MARTINS (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - RS) – Peço mais uns minutos.

    A SRA. PRESIDENTE (Fátima Bezerra. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN. Fora do microfone.) – Com certeza.

    O SR. LASIER MARTINS (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - RS) – Muito obrigado.

    Liderou um movimento entre seus colegas para criar o Departamento de Tradições Gaúchas junto ao Grêmio Estudantil do Julinho, plantando ali a semente dos CTGs (Centros de Tradições Gaúchas), que vieram a se espalhar pelo Brasil inteiro. No Rio Grande do Sul, não há cidade que não tenha o seu Centro de Tradições Gaúchas; há CTGs, inclusive, em países como os Estados Unidos, como o Japão, onde há gaúchos vivendo.

    Também é prova de sua personalidade marcante o fato de haver, à entrada de Porto Alegre, uma estátua bem visível a quem está chegando, denominada Estátua do Laçador, onde o personagem veste trajes típicos gaúchos e tem à mão um laço. Pois essa estátua, obra do escultor Antônio Caringi, no ano de 1954, teve como modelo Paixão Côrtes – é a imagem do próprio Paixão Côrtes.

    Portanto, numa personalidade de bronze, na entrada de Porto Alegre, foi perpetuada a imagem de Paixão Cortes.

    Esse é o nosso homenageado, o nosso homenageado por esta Comenda de Incentivo à Cultura, in memoriam; um personagem relevante na vida gaúcha, admirado como divulgador, formado em veterinária. A estátua símbolo do gaúcho é uma lembrança permanente para quem chega em Porto Alegre.

    Nascido em 1927, faleceu este ano, no dia 27 de agosto, aos 91 anos de idade. As suas homenagens fúnebres pelo seu passamento ocorreram no Palácio Piratini, onde compareceram centenas, talvez milhares de gaúchos para a sua despedida, porque, ali, estávamos nos despedindo de alguém que identifica o gaúcho.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/12/2018 - Página 27