Pela ordem durante a 151ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão especial destinada a entregar a Comenda de Incentivo à Cultura Luís da Câmara Cascudo.

Autor
José Agripino (DEM - Democratas/RN)
Nome completo: José Agripino Maia
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Sessão especial destinada a entregar a Comenda de Incentivo à Cultura Luís da Câmara Cascudo.
Publicação
Publicação no DSF de 11/12/2018 - Página 30
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, SENADO, OBJETIVO, ENTREGA, COMENDA, INCENTIVO, CULTURA.

    O SR. JOSÉ AGRIPINO (Bloco Social Democrata/DEM - RN. Pela ordem.) – Obrigado, Presidente.

    Eu queria cumprimentar V. Exa., cumprimentar os Senadores Paulo Paim, Lasier Martins, Maria do Carmo, cumprimentar a Senadora Regina Sousa, do Piauí, cumprimentar os presentes e cumprimentar, de forma especialíssima, a legítima representante da família de Câmara Cascudo, que é Daliana, que é filha de Anna Maria, minha queridíssima amiga – aliás, o pai e a mãe dela foram meus dois grandes amigos, como muito amigo eu me considero ter sido de Luís da Câmara Cascudo.

    Eu fui Prefeito de Natal, de 1975 a 1979, e, nessa época, Câmara Cascudo, que foi talvez o mais brilhante dos homens de letras do meu Estado... E ele tinha uma escola em Natal. Para onde ele ia, ele era seguido por pessoas que idolatravam Luís da Câmara Cascudo pelo talento pessoal dele. Ele foi um folclorista e um antropólogo muito além do seu tempo. Ele e Gilberto Freyre rivalizavam em talento, em competência e em conteúdo. Rivalizavam no bom sentido, porque eles disputavam talento, mas eram grandes amigos e eram a expressão mais fina e mais viva do talento nordestino no campo do folclore e no campo da antropologia.

    Mas, quando eu fui Prefeito em Natal, e Daliana, quando eu cumprimentei, quando eu fui cumprimentá-la na mesa, relembrou um fato que eu não poderia jamais deixar esquecido.

    A par de, antes que eu esqueça, cumprimentar os homenageados, os in memoriam e as entidades que aqui estão representadas e que foram objeto, pelo voto, da escolha para a premiação. Meus cumprimentos. As entidades que aqui recebem a premiação Luís da Câmara Cascudo levam para as suas entidades, para as suas sedes, a homenagem que carrega o nome de um homem ilustríssimo, de um potiguar ilustríssimo, que foi o Luís da Câmara Cascudo, a quem, todos os anos, enquanto eu fui Prefeito em Natal, eu premiava com uma notinha de um cruzeiro. Era o salário a que ele fazia jus pela defesa da história da cidade de Natal. Todos os anos, o Prefeito ia à casa dele. Ele já não ouvia nada; ele se comunicava com as pessoas com o livro onde você escrevia o que queria dizer, e ele falava, ele respondia aquilo que era objeto da resposta à pergunta que era feita por escrito.

    E eu me julgava amigo dele. Eu era recebido fraternamente. Eu era muito moço – eu fui Prefeito em Natal com 33 anos; eu devia ter 34, 35 anos, e ele já um homem de idade. Ele sempre me recebia de pijama, que era como ele se vestia para receber quem quer que fosse. Ele estava em casa, no solar, na cidade de Natal, e, no dia do aniversário dele – isso acontecia nos dias do aniversário dele –, ele recebia as pessoas que iam lá voluntariamente levar a sua homenagem ou levar o seu abraço fraterno. E eu, como Prefeito e amigo da família, ia levar o dízimo anual, a notinha nova – sempre nova –, dentro de um envelope que ele tirava, conferia e verificava se o salário dele estava em ordem, que era o salário a que ele fazia jus, pelo fato de ser o historiador emérito da cidade de Natal.

    Guardo com muito carinho e com muito orgulho esses encontros que eu tive. Eu fui colega, nesta Casa, de figuras importantes, como Darcy Ribeiro, Nelson Carneiro, Affonso Arinos. Eu fui Senador muito jovem e fui Prefeito muito jovem. Como Senador, convivi com figuras eméritas da política e da República e, como Prefeito, com uma figura importante das letras, do folclore, com o antropólogo que é reverenciado não pelo meu Estado, pelo Brasil e pelo mundo, pelo talento do qual eu muito me orgulho.

    E, por essa razão, eu venho aqui, Daliana, lhe trazer um beijo de amigo, transmitir aos seus familiares todos o meu abraço carinhoso e a minha homenagem como potiguar a um dos mais ilustres norte-rio-grandenses que se chamou, que se chama e vai-se chamar por muitos anos mais Luís da Câmara Cascudo, o mais ilustre dos potiguares no campo das letras.

    Muito obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/12/2018 - Página 30