Discurso durante a 158ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Congratulações a Ibaneis Rocha, por sua diplomação como Governador do Distrito Federal.

Congratulações a Jair Bolsonaro, Presidente da República eleito.

Autor
Hélio José (PROS - Partido Republicano da Ordem Social/DF)
Nome completo: Hélio José da Silva Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Congratulações a Ibaneis Rocha, por sua diplomação como Governador do Distrito Federal.
HOMENAGEM:
  • Congratulações a Jair Bolsonaro, Presidente da República eleito.
Publicação
Publicação no DSF de 19/12/2018 - Página 24
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM, CANDIDATO ELEITO, DIPLOMAÇÃO, GOVERNADOR, DISTRITO FEDERAL (DF).
  • HOMENAGEM, JAIR BOLSONARO, CANDIDATO ELEITO, PRESIDENTE DA REPUBLICA.

    O SR. HÉLIO JOSÉ  (Bloco Maioria/PROS - DF. Para discursar.) – Quero cumprimentar o Sr. Presidente desta sessão, nobre Senador do Estado do Maranhão, quero cumprimentar as Sras. e os Srs. Senadores presentes nesta sessão, cumprimentar meu nobre Senador Humberto Costa, que acabou de fazer uso da palavra, pela extraordinária exposição aqui e pela lucidez de alguns fatos relacionados à política, muitas vezes não tanto nacionalista como deveria ser, dos nossos governantes, que não procuram fazer jus à importância capital de um governante, que é o maior servidor público deste País, de garantir o nosso patrimônio. E o nosso patrimônio são as nossas estatais, são os serviços públicos, são realmente um trabalho correto e adequado para fazer políticas públicas que atendam a toda a população.

    Meu nobre Senador João Alberto, amanhã eu vou fazer minha despedida aqui deste Plenário, desta tribuna, já estou inscrito para falar amanhã, sou o terceiro inscrito, mas hoje eu quero falar sobre as diplomações. Hoje vamos ter diplomação aqui no Distrito Federal do nobre Governador Ibaneis Rocha, do vosso partido, o PMDB, partido do qual eu participei muitos anos, também a diplomação de 24 novos Deputados Distritais, de oito Deputados Federais e de dois Senadores da República.

    Eu quero, em nome do Governador Ibaneis Rocha e em nome dos nossos amigos Senadores, Leila e Izalci, que foram eleitos aqui pelo Distrito Federal, em nome dos nobres Deputados Federais eleitos, o Professor Israel e outros Deputados, desejar muita felicidade a todos, que possam trabalhar de forma muito correta junto ao Congresso Nacional, conseguindo políticas públicas adequadas, conseguindo fazer com que Brasília se orgulhe da sua bancada.

    Eu tive o privilégio, nobre Senador João Alberto, nobre Senador Eduardo Amorim, de ter sido coordenador da bancada do Distrito Federal por dois períodos neste meu breve mandato de quatro anos. Eu fui coordenador-geral da bancada nos anos de 2014 a 2015... Não, de 2015 a 2016 e de 2017 a 2018.

    Nesse período, busquei muitos recursos para o Distrito Federal tanto na área de infraestrutura, porque sou engenheiro, conheço bem a nossa cidade, quanto para a área social, para a área da saúde e para a área do bem-estar. E o que desejo é que essa nova bancada consiga bastante êxito também, igual procuramos fazer aqui. E a bancada distrital, a bancada dos Deputados que, nos Estados, são conhecidos como Deputados Estaduais e, em Brasília, são conhecidos como Deputados Distritais e é composta por 25 membros... O meu partido elegeu dois, o Delegado Fernando Fernandes, o segundo mais votado de Brasília, e a Deputada Telma Rufino possam fazer um bom trabalho, possam garantir também uma política íntegra, uma política limpa que dê voz àqueles que necessitam.

    Aqui no meu mandato, nobre Senador João Alberto, eu, que participo com V. Exa. como membro do Conselho de Ética; eu, que participo com V. Exa. como membro e Presidente da Comissão Senado do Futuro e várias outras comissões, a CCJ, CDH, CI, CAS, me orgulho de ter sempre dado voz àqueles que de fato precisam de nós nesta Casa, que são os nossos contribuintes, os pagadores de impostos, as pessoas que muitas vezes não têm acesso ao dia a dia da política, procurando sempre apresentar projetos, fazer relatorias ou fazer análises conforme o atendimento adequado a essa massa de pessoas muitas vezes anônimas e que, muitas vezes, até cometem injustiças na época do voto, porque não lembram das pessoas que lhes deram a mão e ajudaram no momento que mais precisaram.

    Mas eu saio com muita tranquilidade desse processo eleitoral e do Senado Federal, com a certeza de que aqui só deixei amigos em todos os partidos, em todas as bancadas. São 81 Senadores amigos. Estou vendo ali o nosso amigo Ciro Nogueira, do Piauí, um amigo que deixo aqui, vários outros Senadores desta Casa com quem a gente trabalhou muito no intuito de fazer parceria, de ajudar, de construir um futuro para o nosso País.

    Eu quero desejar muito sucesso ao Governador que será diplomado hoje, que vai tomar posse dia primeiro, esperando que Brasília alcance, depois de um longo e tenebroso inverno, uma governabilidade com o alcance que não frustre mais ainda os moradores do Distrito Federal, que vivem aterrorizados com a crise em torno das derrubadas, com as perseguições a moradores de condomínios, com as perseguições aos moradores de cidades tradicionais que vivem ao longo da informalidade, porque aqui em Brasília muitos não têm os seus títulos de propriedade. Mas com a lei de que eu tive a honra de ser o vice-presidente, de ajudar a construir, que é a Lei 13.465, que é a lei da regularização fundiária, que garante formas de resolver essas questões...

    E eu aguardo que o Governador Ibaneis tenha a sensibilidade de colaborar com a população de Brasília, resolvendo a situação de mais de 1,5 milhão de pessoas que convivem sem sua escritura pública. Que essas pessoas que têm muita dificuldade para ir e vir, para se locomover, principalmente moradores de cidades importantes, meu nobre João Alberto, como Águas Claras, como o Gama, como Planaltina e Sobradinho, que têm muita dificuldade de locomoção, Taguatinga, com engarrafamentos enormes tanto no período da manhã quanto no período da noite... Que se faça uma política de mobilidade urbana que venha atender de forma adequada esse campo de pessoas.

    Que a gente possa também trabalhar no intuito de garantir aos nossos nobres estudantes melhores condições de frequentar as universidades; mais recursos para as nossas universidades públicas. Eu sempre procurei fazer emendas, meus nobres companheiros, para ajudar o IFB, o Instituto Federal de Brasília, para ajudar a UnB, para ajudar as universidades públicas, a ESCS, que é uma universidade do Governo de Brasília.

    Espero que essas universidades públicas continuem abrigando a nossa população, assim como também as universidades privadas, como o Ceub, UDF, Mauá, Iesb, continuem fazendo bem o seu trabalho.

    Então, meu nobre Senador João Alberto, nosso representante da bancada do Maranhão, é com muita satisfação que venho aqui hoje nesta tribuna para saudar e cumprimentar o nosso nobre Governador Ibaneis e o seu Vice, Paco Britto. Desejo a ele que faça um grande mandato, que consiga atender aos anseios da população tão sofrida do Distrito Federal. E desejo que consigamos, nós de Brasília, retornar à alegria do desenvolvimento, à alegria do funcionamento pleno do Teatro Nacional, onde as pessoas iam e viam espetáculos de vanguarda neste País, e que precisa ser reaberto ao público na sua plenitude; que possamos retornar aos grandes festivais de cinema na nossa cidade; que nós possamos ir e vir aos cantos desta cidade com segurança; que as pessoas não sejam vítimas de gangues, vítimas de malfeitos.

    Eu também quero desejar muito... E não pude, porque estava viajando, estava na COP 24, ir à diplomação do nobre Presidente da República, Jair Bolsonaro. Quero desejar sucesso ao Governo que vai assumir no dia 1º. Espero que consiga atender aos anseios dos eleitores que foram às urnas e que acreditaram em Jair Bolsonaro e em suas propostas. Quero desejar muito sucesso. E estou esperançoso de que o Brasil possa voltar ao pleno investimento, possa voltar à época de geração de emprego...

(Soa a campainha.)

    O SR. HÉLIO JOSÉ  (Bloco Maioria/PROS - DF) – ... possa voltar a uma situação em que no Brasil o seu povo se orgulhe de ser brasileiro.

    Então, era isso que tinha a falar hoje aqui, meu nobre Presidente João Alberto, dando um grande abraço a V. Exa. e aos seus munícipes de Bacabal, uma cidade muito bacana, que conheço muito bem, porque lá estive trabalhando na primeira hora minha como engenheiro eletricista, fazendo o Linhão da Eletronorte. Conheço bem o seu Estado, um Estado que evoluiu muito no governo de V. Exa., no governo de Roseana, no governo de outros que por lá passaram.

    Eu me lembro de que, em 1983, quando cheguei ao Maranhão para assumir o sistema da Chesf para a Eletronorte, o Maranhão era um Estado brasileiro que tinha apenas 15% às claras, o resto todo às escuras. Hoje, ao contrário, menos de 10% do Estado Maranhão está às escuras, e o resto todo está às claras. O senhor se lembra muito bem daquele início da Alumar. Eu estive lá comissionando e entregando a Alumar...

(Soa a campainha.)

    O SR. HÉLIO JOSÉ  (Bloco Maioria/PROS - DF) – E, aí, a Alumar tinha mais carga do que o Estado do Maranhão como um todo.

    Então, para mim é uma satisfação muito grande, como também o Piauí do meu nobre Senador Ciro Nogueira, e os demais Estados do meio norte.

    Muito obrigado, Excelência. Que Deus abençoe o senhor.

    Amanhã farei aqui o meu discurso e a prestação de conta nesta tribuna.

    Um forte abraço a V. Exa.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/12/2018 - Página 24