Discurso durante a 158ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações acerca da assunção de mandato de S. Exª no Senado Federal.

Autor
Zé Santana (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: José Ribamar Noleto de Santana
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Considerações acerca da assunção de mandato de S. Exª no Senado Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 19/12/2018 - Página 35
Assunto
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • COMENTARIO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, ORADOR, PERIODO, EXERCICIO, MANDATO, SENADOR, REPRESENTAÇÃO, ESTADO DO PIAUI (PI), SUBSTITUIÇÃO, REGINA SOUSA, ELEIÇÃO, VICE-GOVERNADOR, ENTE FEDERADO.

    O SR. ZÉ SANTANA (Bloco Maioria/MDB - PI. Para discursar.) – Sr. Presidente, Senador João Alberto, meu querido conterrâneo do meu Maranhão, Estado onde eu nasci; demais Sras. e Srs. Senadores; telespectadores da TV Senado, outros que nos assistem através das redes sociais, especialmente o povo do meu querido Piauí, o verdadeiro guerreiro não é o que sempre vence as batalhas, mas, sim, aquele que nunca foge à luta. Foi assim que construí as verdades de minha vida, e é assim que conduzirei esta minha breve passagem pelo Senado Federal.

    Eu me chamo Zé Santana. Estive, até a semana passada, como Deputado Estadual pelo meu Estado atual, o Piauí, cargo que voltarei a exercer a partir de fevereiro próximo, visto que fui mais uma vez eleito entre aqueles do meu Estado.

    A Constituição me delegou a responsabilidade de estar hoje como Senador da República, e esta será minha luta a ser encarada diante dos fatos, sempre com honradez, segurança e compromisso com meus conterrâneos e, acima de tudo, com meu País.

    Que, no pouco tempo que aqui compartilharei com os nobres Senadores e Senadoras, eu agregue conhecimentos, experiências políticas e novos amigos e amigas que possam somar ao meu trabalho por um Piauí com mais oportunidades, mais visibilidade e mais respeito perante sua importância institucional e política.

    Esta Casa tem uma história de grandes feitos a favor da Nação; tem a nobre missão de igualar a representatividade de todos os Estados, cada um com três representantes, independentemente das riquezas e das distintas realidades sociais e econômicas de cada unidade federativa da Nação. Somos, aqui, 81 cidadãos que, para estarem aqui, certamente vivenciaram uma história de trabalho por sua terra e por sua gente. Não se colhe uma vitória dessa amplitude sem semear, com serviços prestados e ética, todo o trajeto que os trouxe até aqui. Por isso, parabenizo os meus pares pela trajetória pessoal de cada um dos vencedores e vencedoras, grandes Senadores e Senadoras com os quais terei a honra de encerrar 55ª Legislatura da Câmara Alta do Poder Legislativo.

    Aqui, no Senado, ganhei exemplos que sempre nortearão meus caminhos como Parlamentar, exemplos de Líderes, como o Senador Pedro Simon; exemplos de líderes apaixonados por seus rincões, como os Senadores Antonio Carlos Magalhães, José Sarney e Senador Renan Calheiros, com quem tive, inclusive, contato quando este era ainda Ministro da Justiça e nós o recepcionamos no Piauí para a inauguração de uma penitenciária na cidade de Picos, bem como grandes líderes piauienses como Petrônio Portella e Alberto Silva, dentre outros.

    O tempo é curto, mas a vontade de contribuir é enorme, e assim o farei! Quem sabe estarei iniciando um aprendizado que no futuro posso vir a completar? Os caminhos da política nos levam aonde o povo quer, e ao povo pertence o destino daqueles que a escolhem como ofício.

    Algumas pessoas me questionaram o que eu viria fazer no Senado, já que o tempo era tão curto; que poderia, inclusive, repercutir negativamente essa minha passagem por aqui. Para estes, eu relembro o Império Romano, quando o grande Senador Júlio César, questionado sobre sua coragem política, respondeu afirmando que "os covardes morrem antes de sua verdadeira morte". Estar hoje Senador, por mais efêmera que possa ser tal realidade, é para mim uma responsabilidade e obrigação enquanto homem público. E volto a parafrasear o Senador romano Júlio César, que também disse: "Não há glória maior do que perdoar a quem me atacou, e premiar a quem me serviu". E estou aqui para servir com o meu trabalho àqueles que me premiaram com seu voto e sua confiança.

    Neste momento quero me dirigir a cada piauiense e agradecer pela parceria que seguimos construindo dia a dia. Nossa caminhada será longa e sempre voltada à promoção da verdadeira justiça social e do fortalecimento de valores que unam as famílias, conscientes de que viver feliz não é nada mais do que viver com honestidade e gratidão.

    Nossos pensamentos como Senador, são a favor das prioridades que o Brasil clama, em prol de um futuro com mais garantias jurídicas para os investidores, do avanço de políticas públicas capazes de melhorar o contexto social que vivenciamos, comprometido com as mudanças que celebrem um ambiente com uma segurança pública eficaz e presente. Enfim, nossas intervenções levarão em conta sempre os anseios da sociedade, externados em todas as regiões, em sintonia com os novos tempos, que certamente serão mais leves para quem melhor fizer a leitura das verdades que ora emanam das urnas.

    Meu Estado, durante muito tempo, carregou a mácula de ser um dos mais pobres da Nação. Graças a Deus, venho hoje do Piauí para o Senado como conhecedor de uma nova realidade que se renova a cada instante; temos um horizonte valioso de desenvolvimento e oportunidades. No agronegócio conquistamos um dos melhores índices nacionais de produção de soja e outros grãos em nossos cerrados, somando recordes ano após ano; temos um dos maiores parques eólicos já em funcionamento no Brasil, sem falar no maior parque de produção de energia solar de toda a América do Sul, com mais de um milhão de espelhos geradores, numa área equivalente a 700 campos de futebol, energia limpa, a energia do futuro. Somos referência para todo o Norte e Nordeste quando o assunto é excelência em serviços de saúde. Já há algum tempo, concentramos em solo piauiense as maiores empresas de call center do Brasil, setor com forte geração de empregos. No turismo, começamos a desenvolver as nossas potencialidades, que vão desde o turismo de origem e conhecimento, na Serra da Capivara, berço do homem americano, ao turismo de aventura e negócios que cresce do litoral até a capital. O Piauí é uma terra rica que possui uma hospitalidade ímpar e um povo humano, alegre e trabalhador, um celeiro promissor de grandes negócios e oportunidades de investimento nos mais diversos segmentos.

    Aqui meu Piauí tem mais dois ilustres Senadores, o Senador Ciro Nogueira – este Líder incansável e meu amigo pessoal, a quem tenho feito referências constantes por onde passo pelo grande trabalho que faz, com resultados efetivos em benefício do nosso Piauí – e o outro, o meu irmão de ordem maçônica, meu querido Elmano Férrer, também Senador pelo nosso Estado, aqui compondo a nossa bancada nesta Casa. Eles serão meus companheiros de bancada e professores mais próximos, pois o pouco tempo desta passagem por Brasília será de aprendizado e determinação.

    Desejo boa sorte à Senadora Regina Sousa, que renunciou e prepara-se para ser a nossa Vice-Governadora, mulher de garra e grande vivência política, cuja vaga aqui assumi.

    O Governador do meu Estado, o Governador Wellington Dias, sabe que poderá contar com o meu trabalho a favor de suas demandas, que procuram sempre o melhor para a nossa terra.

    Chego ao Senado Federal num momento histórico para esta Casa, fase de fortes questionamentos políticos quanto a condutas e procedimentos, momento de avaliação e evolução, e, como um principiante neste púlpito, encerro as minhas palavras saudando o Brasil e, de modo especial, o meu Piauí, repetindo uma frase de um piauiense que fez história nesta Casa, também em tempos de ebulições democráticas. Refiro-me, mais uma vez, a Petrônio Portella, um político atemporal, um sábio leitor das entrelinhas do poder, que marcou muitos de seus admiradores quando disse que "só não muda quem se demite do direito de pensar". Digo então que nossos pensamentos de mudanças sejam venturosos no tocante ao futuro do Brasil. Venturosos, porém jamais aventureiros!

    Era só, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/12/2018 - Página 35