Pela ordem durante a 158ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Crítica à indicação do ex-Deputado André Moura para a Anvisa, apesar da aprovação da lei que blinda estatais, agências e fundos de pensão de nomeações políticas.

Autor
Renan Calheiros (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/AL)
Nome completo: José Renan Vasconcelos Calheiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
ADMINISTRAÇÃO PUBLICA:
  • Crítica à indicação do ex-Deputado André Moura para a Anvisa, apesar da aprovação da lei que blinda estatais, agências e fundos de pensão de nomeações políticas.
Publicação
Publicação no DSF de 19/12/2018 - Página 46
Assunto
Outros > ADMINISTRAÇÃO PUBLICA
Indexação
  • CRITICA, INDICAÇÃO, POLITICA, ANDRE MOURA, DEPUTADO FEDERAL, OBJETIVO, OCUPAÇÃO, CARGO, DIRETOR, AGENCIA NACIONAL DE VIGILANCIA SANITARIA (ANVISA), CONTRADIÇÃO, LEGISLAÇÃO, OBJETO, PROIBIÇÃO, NOMEAÇÃO.

    O SR. RENAN CALHEIROS (Bloco Maioria/MDB - AL. Pela ordem.) – Presidente, uma informação que eu queria pedir a V. Exa. Eu acabei de chegar...

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. Bloco Maioria/MDB - CE) – Pois não, Senador Renan.

    O SR. RENAN CALHEIROS (Bloco Maioria/MDB - AL) – Já estou aqui dividindo a solidão do Otto Alencar.

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. Bloco Maioria/MDB - CE) – Ele vai ficar muito triste com a minha ausência, não com a sua, porque você vai estar presente.

    O SR. RENAN CALHEIROS (Bloco Maioria/MDB - AL) – É o seguinte, Presidente: eu fui informado, até encontrei com ele ao chegar ao Senado, cruzei com ele no corredor, que o Presidente da República havia indicado para a Anvisa o ex-Deputado André Moura, e eu não entendi nada, Sr. Presidente, sinceramente, porque nós fizemos aqui uma lei para blindar as estatais, as agências e os fundos de pensão. Agora, a Câmara dos Deputados, Senador Walter Pinheiro – eu estou só fazendo uma pergunta ao Presidente Eunício –, revogou a coisa mais importante que nós colocamos na lei, que era a nomeação de políticos, de parentes e agregados de políticos sem formação técnica, que parece que é o caso – parece que é o caso.

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. Bloco Maioria/MDB - CE) – Senador Renan, só para responder a V. Exa...

    O SR. RENAN CALHEIROS (Bloco Maioria/MDB - AL) – Presidente, eu estou encerrando...

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. Bloco Maioria/MDB - CE) – Mas não está sobre a mesa essa matéria.

    O SR. RENAN CALHEIROS (Bloco Maioria/MDB - AL) – Eu, como estou na fase de paz e amor...

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. Bloco Maioria/MDB - CE) – Estou vendo.

    O SR. RENAN CALHEIROS (Bloco Maioria/MDB - AL) – Como eu estou na fase de paz e amor, eu me esforço para não acreditar que foi o Presidente Michel Temer que fez essa indicação. Eu prefiro entender que foram os seus subalternos.

    Mas não faz sentido, Sr. Presidente, no momento em que nós estamos fazendo a prestação de contas desta Legislatura, que sofreu tantos problemas, tantos problemas, ainda tenhamos que, praticamente no último dia, porque logo mais – e eu queria lembrar aos companheiros – nós vamos ter o que é tradição aqui, no Senado, o encontro dos Senadores, para que nós possamos conversar, bater um papo... Eu não acredito e me esforço, porque eu estou de bem com o Presidente, pelo menos conversando, que não tenha sido ele...

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. Bloco Maioria/MDB - CE) – Com qual Presidente? Com este ou com o outro?

    O SR. RENAN CALHEIROS (Bloco Maioria/MDB - AL) – ... que fez a indicação. Pelo amor de Deus!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/12/2018 - Página 46