Fala da Presidência durante a 159ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Registro da atuação de S. Exª na 1ª Vice-Presidência do Senado.

Autor
Cássio Cunha Lima (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PB)
Nome completo: Cássio Rodrigues da Cunha Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Registro da atuação de S. Exª na 1ª Vice-Presidência do Senado.
Publicação
Publicação no DSF de 20/12/2018 - Página 14
Assunto
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • REGISTRO, ATUAÇÃO, ORADOR, PERIODO, EXERCICIO, VICE PRESIDENCIA, SENADO.

    O SR. PRESIDENTE (Cássio Cunha Lima. Bloco Social Democrata/PSDB - PB) – Há número regimental. Declaro aberta a sessão.

    Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

    A Presidência comunica ao Plenário que há expediente sobre a mesa, que, nos termos do art. 241 do Regimento Interno, vai à publicação no Diário do Senado Federal.

    Eu tenho a elevada honra de abrir esta sessão, que, provavelmente, será a última nesta Legislatura que estarei presidindo na condição de 1º Vice-Presidente do Senado e cabe-me, neste instante, dirigir a toda a Casa, a todos os Senadores e Senadoras, um agradecimento muito especial pela confiança que me foi depositada nesse período de dois anos de ocupar a honrosa função de 1º Vice-Presidente do Senado Federal, um agradecimento de forma especial à minha bancada, Bancada do PSDB, que me fez chegar a ocupar esta posição e, naturalmente, o agradecimento também a toda a Mesa Diretora, a todos aqueles que ao meu lado participaram desta gestão e, de forma especial, ao Presidente Eunício Oliveira, que é o Presidente do Senado Federal.

    Após 32 anos de mandatos consecutivos, onde comecei na Assembleia Nacional Constituinte, 1986, quando fui eleito o mais jovem Deputado Federal do Brasil; depois, passando pela Prefeitura Municipal de Campina Grande; o retorno à Câmara dos Deputados; tive a honra de ser por um ano Superintendente da Sudene durante o Governo do Presidente Itamar Franco; na sequência mais um retorno à Prefeitura de Campina Grande; a reeleição para o terceiro mandato de prefeito; os dois mandatos que exerci como governador do Estado; e, agora, concluo esta etapa da minha trajetória política com 32 anos de mandato, exatamente concluindo esta prestação de serviço que faço à Paraíba de forma muito especial e ao Brasil no Senado da República.

    Sempre procurei pautar essa trajetória com correção, com ética, com decência, no compromisso com os mais pobres, procurando construir um Brasil mais justo. Olho para o futuro com esperança de que nós possamos ter um País melhor. Não é, na minha percepção, uma despedida, não sei se um adeus ou um até breve, o futuro dirá o que estará reservado para a minha vida, mas começarei, a partir do ano que vem, uma nova etapa dessa minha trajetória. E qualquer que seja a minha trincheira de luta, qualquer que seja o meu espaço de trabalho, o meu compromisso público, o meu espírito público estará presente em todas as ações, em todas as iniciativas que Deus puder realizar.

    É um momento de agradecer a Deus sobretudo. E Deus é bom o tempo todo. Da mesma forma que sempre louvei a Deus nos momentos de vitória, louvo a Deus também por este instante para compreender que o povo bota e o povo tira, é assim que funciona a democracia. E durante todos esses anos, sempre recebi a honrosa confiança do povo da Paraíba. Exerci todos esses mandatos – repito, são 32 anos de exercício de mandato eletivo – sempre com um sentimento muito sincero, muito verdadeiro de agradecimento ao povo da Paraíba, que me conferiu essa oportunidade de exercer tantos mandatos, representar a nossa terra, representar Campina Grande, a Paraíba, o nosso povo, a nossa gente, sempre fazendo o melhor, procurando fazer bem feito, de forma correta, ajudando as pessoas, ajudando o Estado neste momento.

    Então, é um momento de agradecimento ao Senado Federal, às Senadoras, aos Senadores, à Mesa Diretora, de agradecimento de forma muito especial ao povo da Paraíba e, sobretudo, de agradecimento a Deus, porque, repito, Deus é bom o tempo todo. Ele sabe dos nossos desígnios, sabe o que nos reservará para o futuro. E, com muita fé e confiança, vamos continuar trabalhando, lutando, agindo, fazendo para que possamos ter um Brasil, uma Paraíba e uma Campina Grande cada vez melhor.

    Então, fica, nesta abertura dos trabalhos, a manifestação do meu agradecimento, que é extensivo a todos os funcionários da Casa, a todos os colaboradores da Mesa Diretora, não vou nominá-los para não cometer omissões, a todos os funcionários do Senado e, de forma especial também a toda a minha equipe da Vice-Presidência e do gabinete. Sem esta equipe, claro, este mandato não teria acontecido, um mandato profícuo, que levou recursos para o Estado, que garantiu apoio para os Municípios. Aprovamos leis, aprovamos requerimentos, projetos, houve pronunciamentos do Plenário, pronunciamentos nas Comissões. Um momento importante da história do Brasil que foi o impeachment, o gabinete deu também um suporte. Então, de forma também indistinta, a todos os funcionários do meu gabinete, o meu agradecimento pela colaboração e, naturalmente, a todos servidores da Casa, a todos que estão contribuindo com este momento importante da vida nacional para que nós possamos olhar para o amanhã com esperança, olhar para o futuro com confiança. Ontem, o Senador Cristovam, daqui do Plenário, disse uma frase muito importante: quem olha para o futuro, quem mira o amanhã não se despede. E, para mim, não é uma despedida, vamos continuar nesse trabalho fazendo o que for melhor para o Brasil, o que for melhor para a Paraíba.

    Portanto, muito obrigado. Obrigado ao Senado da República pela honra de ter ocupado esta 1ª Vice-Presidência; o agradecimento ao meu partido, por ter tido a honra igual de ser Líder do PSDB por dois anos no Senado Federal, e a certeza de que vamos continuar juntos cada um na sua trincheira, cada um com a sua crença, com a sua convicção, contribuindo e lutando para um Brasil melhor.

    Para dar início à ordem dos oradores, eu tenho a alegria e a honra de passar a palavra à Senadora Vanessa Grazziotin, que é a primeira oradora inscrita, para que a Senadora possa fazer o seu pronunciamento nesta manhã.

    Amanhã ainda teremos sessão do Senado Federal. Lembro que o Presidente Eunício Oliveira convocou, para as 13h de hoje, sessão conjunta da Câmara e do Senado, ou seja, sessão do Congresso Nacional. Portanto, ficam desde já todos os Senadores e todas as Senadoras convocados, convidados para a sessão das 13h do Congresso Nacional.

    Senadora Vanessa Grazziotin, com muita honra, com muita alegria... Tivemos muitos embates, muitos debates, mas sempre de forma muito respeitosa, mesmo nos momentos mais tensos. Quero expressar, antes de facultar-lhe a palavra, a minha admiração, o meu respeito pelo seu trabalho parlamentar, por sua coragem, sua altivez, sua firmeza, sua coerência, sua bravura, sua capacidade de argumentação. Receba e acolha os meus respeitos, apesar das nossas divergências no campo político, no campo ideológico. Mas a política, quando feita de forma civilizada, quando feita com bons propósitos, permite que, na diversidade, construa-se relações pessoais de respeito e de fraternidade. E foi essa a relação que construí com V. Exa. Receba e acolha a expressão da minha admiração, do meu respeito.

    Tem V. Exa. a palavra.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/12/2018 - Página 14