Pela ordem durante a 159ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Elogio à atuação do senador Eunício Oliveira como Presidente do Senado Federal.

Autor
Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Ana Amélia de Lemos
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
SENADO:
  • Elogio à atuação do senador Eunício Oliveira como Presidente do Senado Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 20/12/2018 - Página 58
Assunto
Outros > SENADO
Indexação
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, EUNICIO OLIVEIRA, SENADOR, PERIODO, EXERCICIO, PRESIDENCIA, SENADO.

    A SRA. ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS. Pela ordem.) – Caro Presidente, eu agradeço este balanço/relatório e esta prestação de contas que V. Exa., no comando da Casa, não apenas faz para os 81 Senadores e Senadoras, mas faz para a Nação brasileira. Esta é a Casa da República, e eu quero agradecer a V. Exa. a forma republicana com que conduziu o seu mandato.

    Mas eu queria também fazer um registro pelas escolhas que fez. E, aí, é uma pauta que interessa a nós, mulheres.

    Aqui está a nossa Procuradora da Mulher, Senadora Vanessa Grazziotin, que também fez um trabalho no âmbito da reunião das mulheres, da agenda das mulheres, da questão de gênero, e, de maneira exemplar, construiu esses trabalhos, dando relevo a uma participação das mulheres, no Senado da República, de maneira eficiente, com a colaboração de todas, a despeito das diferenças partidárias ou ideológicas.

    Mas eu queria também elogiar o papel de V. Exa., ao ter escolhido três mulheres para comandar o funcionamento de todo o Senado Federal: a jornalista Angela Brandão, Diretora-Geral da Secretaria de Comunicação do Senado Federal. Em nome dela, de todos os profissionais da área da comunicação, da Agência Senado, da TV Senado, da Rádio Senado, de todos que trabalharam nas redes sociais, com um trabalho de empenho, para divulgar o trabalho que esta Casa fez para o País, para a Nação brasileira, para a sociedade brasileira; a Ilana Trombka, que comandou, como Diretora-Geral, toda a parte administrativa, com eficiência, com zelo e com transparência; e também a Consultora-Geral de Orçamento – uma outra mulher –, Ana Claudia Silva Borges.

    Eu queria só fazer referência – aqui está o Senador Moka, que foi o Relator do Orçamento deste ano de 2019 – do quanto essas figuras tiveram comprometimento com a causa. E, em nome delas, e também em nome do Danilo Augusto Barboza, que é Consultor-Geral Legislativo, eu queria lhe agradecer, Senador Eunício Oliveira. Eu tenho muita honra de proclamar: o Senado Federal brasileiro dispõe da melhor consultoria legislativa – e, eu imagino, entre as melhores do mundo; a qualidade dos consultores, a rapidez com que nos dão relatórios, em matérias polêmicas e complexas... E fazem isso também de maneira muito aplicada. Nunca deixei de reconhecer esse trabalho dessa assessoria.

    Por fim, mas não menos importante, quero mencionar o Dr. Luiz Fernando Bandeira, o Dr. Bandeira, o nosso embaixador, como Diretor-Geral da Mesa, como Secretário-Geral da Mesa, e toda a equipe da Mesa do Senado, os nossos servidores zelosos em todos os momentos, e os presidentes das comissões temáticas da Casa também.

    Nós não entregamos pouco, Senador Eunício Oliveira. Nós entregamos um Código Florestal extraordinário nesta Legislatura, um Código Florestal que é modelo para o mundo, em relação à sustentabilidade e à preservação ambiental.

    Nós entregamos também uma legislação trabalhista moderna, que não fere direitos dos trabalhadores – ao contrário: amplia os direitos. Os dados do mês de setembro estão aí –; uma PEC do teto, para dar um corte na gastança, e uma reforma do ensino médio. Dou apenas essas contribuições que esta Legislatura faz.

    Quero também, por fim, Presidente Eunício Oliveira, publicamente, fazer um registro ao meu gabinete, que nenhum resultado nosso – nós Senadores e V. Exa... Se V. Exa. não dispusesse dessa equipe que o cerca, que V. Exa., com muita competência, elegeu e escolheu, mostrando que os acertos foram muito claros, de todos: da área de relações públicas, da área institucional, da área de comunicação, da consultoria e do seu gabinete. Todos desempenharam adequadamente. E, no caso do meu gabinete, a minha equipe, pequena, mas muito comprometida, liderada pelo Marco Aurélio Ferreira.

    Então, eu quero aqui, publicamente, agradecer a todos os Senadores e repetir aquilo que tenho dito, Senador Cássio: aprendi mais em oito anos, como Senadora, na convivência com os Parlamentares, do que em 40 anos como jornalista; e aprendi mais sobre a natureza humana, em cinco campanhas eleitorais, do que em toda a minha vida – todos os senhores sabem o que estou falando.

    Saio desta Casa como entrei: pela porta frente. Saio como entrei: ficha limpa. Mas, como disse Eduardo Campos, "Não vamos desistir do Brasil". Eu vou continuar na política.

    Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/12/2018 - Página 58