Pela ordem durante a 159ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Elogio à atuação do senador Eunício Oliveira como Presidente do Senado Federal.

Autor
José Agripino (DEM - Democratas/RN)
Nome completo: José Agripino Maia
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
SENADO:
  • Elogio à atuação do senador Eunício Oliveira como Presidente do Senado Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 20/12/2018 - Página 61
Assunto
Outros > SENADO
Indexação
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, EUNICIO OLIVEIRA, SENADOR, PERIODO, EXERCICIO, PRESIDENCIA, SENADO.

    O SR. JOSÉ AGRIPINO (Bloco Social Democrata/DEM - RN. Pela ordem.) – Sr. Presidente Eunício, eu ouvi com atenção a palavra de prestação de conta de V. Exa., mas V. Exa. deixou de falar talvez a coisa mais importante e que é o grande traço característico de sua personalidade.

    Não vamos esquecer que V. Exa. foi o Presidente do Congresso e do Senado na fase do pós-impeachment, que gerou grandes tensões, tanto na Câmara como no Senado. Todos somos testemunhas disso. Era preciso alguém com características de liderança, de afirmação e de estabelecimento de diálogo confluente, para que Câmara e Senado pudessem funcionar – como funcionaram.

    Talvez o fato mais importante da presença de V. Exa., em 2017 e 2018, como Presidente do Senado e do Congresso, tenha sido o de possibilitar que as forças políticas tivessem o mínimo de entendimento, para que acontecesse o que aconteceu: a reforma trabalhista e tantas outras matérias importantes ao Brasil, para que o Governo pudesse funcionar, para que o Governo de transição de Michel Temer pudesse funcionar, existir e fazer aquilo que o brasileiro esperava. E V. Exa. não pode se imiscuir dessa tarefa, dessa missão, da parcela que lhe compete de ter estabelecido...

    Eu, como Líder do PFL, como Líder do DEM, participei de inúmeras reuniões do Colégio de Líderes. Quantas reuniões, quantos debates estabelecemos! V. Exa. nunca procurava impor a sua posição, nem no Congresso, nem no Senado. V. Exa. ouvia os Líderes. E essa foi a fórmula mágica que fez com que o País adiantasse, avançasse, chegasse à realização das eleições, para que o brasileiro escolhesse, como pensava e como queria, o futuro Presidente da República.

    Então, V. Exa. fez parte de um momento importante da história da política do Brasil. E é importante que isso seja dito.

    No momento em que V. Exa. se despede, é importante que seja colocado em relevo este traço característico de sua personalidade: a capacidade de articulação, a sua vontade férrea de produzir, de fazer com que as coisas aconteçam, e a sua determinação.

    Eu, como V. Exa., estou deixando o Senado.

    Senador Eunício, eu entrei aqui sendo colega de Afonso Arinos, de Pedro Calmon, de Darcy Ribeiro, de Jarbas Passarinho. Eu cheguei aqui com 40 anos mais ou menos, depois de ter sido Prefeito de Natal, de ter sido Governador. E, eleito Senador pela primeira vez, fui colega dessas figuras importantes. Depois disso, eu fui Governador e mais três vezes Senador.

    Eu tenho uma longa presença nesta Casa e dela me despeço com o sentimento do dever cumprido. Enquanto eu passei por aqui, eu fui Líder, fui Presidente de Partido, fui Presidente de Comissões.

    Quando eu era Presidente da CCJ, a Comissão de Constituição e Justiça, aconteceu a reforma do Judiciário. Nós estamos votando aqui integrantes do CNMP e do CNJ que foram produtos da reforma do Judiciário que eu presidi, como Presidente da CCJ, segundo orientação do Ministro da Justiça de então, para prestar um serviço à sociedade brasileira.

    No exercício do meu mandato de Senador, eu produzi, me desculpem a modéstia, alguns projetos importantes como o da Lei Empresa Júnior.

    O Ministro Nelson Jobim, que foi Senador, que foi Parlamentar, que foi Ministro da Justiça, é testemunho do esforço que foi feito e da compreensão desta Casa para que resistências fossem vencidas para que a reforma do Judiciário pudesse acontecer.

    De modo que eu gostaria de, nesta hora, em que manifesto a minha opinião sobre o trabalho de V. Exa. como Presidente do Congresso e do Senado, fazer esta prestação de contas de uma vida pública sua, como a minha, que tem compromisso, em primeiro lugar, com os nossos Estados. Eu sei que V. Exa. é um cearense que ama o Ceará. Eu estou deixando o Senado, voltando para a minha terra, mas com uma frase de que não me aparto: RN em primeiro lugar, sempre Rio Grande do Norte. Eu tenho certeza de que V. Exa. vai da mesma forma repetir e dizer como político: sempre Ceará, sempre Brasil.

    E eu, nesta hora em que homenageio V. Exa., termino as minhas palavras dizendo: a minha vida pública é pautada pela correção, pela seriedade e pelo serviço prestado, seja nas causas do meu Estado, seja nas causas do Brasil.

    Agora, os caminhos da Pátria passam pela terra de cada um de nós. E, para mim, será sempre Rio Grande do Norte.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/12/2018 - Página 61