Pela ordem durante a 159ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Elogio à atuação do Senador Eunício Oliveira na presidência do Senado e do Congresso Nacional.

Autor
Vanessa Grazziotin (PCdoB - Partido Comunista do Brasil/AM)
Nome completo: Vanessa Grazziotin
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Elogio à atuação do Senador Eunício Oliveira na presidência do Senado e do Congresso Nacional.
Publicação
Publicação no DSF de 20/12/2018 - Página 65
Assunto
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • ELOGIO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, EUNICIO OLIVEIRA, SENADOR, PERIODO, EXERCICIO, PRESIDENCIA, SENADO, COMENTARIO, ATUAÇÃO, CONGRESSO NACIONAL, DEFESA, DEMOCRACIA.

    A SRA. VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PCdoB - AM. Pela ordem.) – Sr. Presidente, eu também prestei muita atenção, acompanhei o pronunciamento de V. Exa. e tenho aqui, em mãos, a prestação de contas, o Relatório da Atividade Legislativa preliminar.

    São muitos os itens, eu poderia passar aqui a fazer um pronunciamento, mas eu vou escolher dois itens para cumprimentá-lo, assim como todos os demais membros da Mesa, pela gestão. Eu me refiro, primeiro, à postura que V. Exa. adotou – e já destacado por todos os meus colegas, inclusive pelo Senador Randolfe – perante a Casa e o Colégio de Líderes.

    Toda a pauta que V. Exa. colocou em votação no Plenário foi previamente acertada com as Lideranças partidárias, Senador. Eu sou testemunha de que, quando a matéria era uma matéria polêmica, que poderia trazer problemas, não para o Senado, mas para o País, a democracia brasileira, V. Exa. era o primeiro a ter a sensibilidade de não colocar a matéria em Plenário.

    Então, eu cumprimento V. Exa. pela forma democrática, pela forma ampla e muitas vezes até compreensiva como V. Exa. se conduziu diante da Presidência. Deve imaginar o que é que passa pela minha cabeça, neste momento, Senador Eunício, e eu vou aqui falar. Quando nós, mulheres, ficamos por quase um dia inteiro na Mesa, porque queríamos a aprovação de uma única emenda ao projeto da reforma trabalhista – lamentavelmente não conseguimos –, V. Exa. em nenhum momento endureceu. Foi firme, mas em nenhum momento endureceu, desrespeitou. Pelo contrário, agiu como deve agir um Presidente do Poder.

    O segundo aspecto que eu levanto, Sr. Presidente – e também o cumprimento –, é pelo apoio irrestrito que deu à pauta feminina, à pauta da bancada feminina. Nós só somos 13 mulheres aqui no Senado Federal. Dos 81 Senadores, somente 13 são mulheres. Mas não teve nenhum assunto em que V. Exa. não pudesse ter contribuído conosco, seja nos projetos que por aqui tramitaram. V. Exa., no pronunciamento, destacou a Lei do Feminicídio, que para nós é muito importante, porque desnuda, dá maior visibilidade à situação de violência a que ainda são expostas as mulheres. E é uma situação de violência por conta da discriminação, por conta da falta do empoderamento.

    Então, eu agradeço muito a confiança que V. Exa. sempre depositou em mim e ficam aqui meus cumprimentos. Tenho certeza de que o Ceará e o Brasil ainda contarão muito com o trabalho de V. Exa.

    Parabéns e obrigada, Senador.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/12/2018 - Página 65