Pela ordem durante a 159ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Elogio à atuação do Senador Eunício Oliveira na presidência do Senado e do Congresso Nacional.

Autor
Edison Lobão (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/MA)
Nome completo: Edison Lobão
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Elogio à atuação do Senador Eunício Oliveira na presidência do Senado e do Congresso Nacional.
Publicação
Publicação no DSF de 20/12/2018 - Página 66
Assunto
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • ELOGIO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, EUNICIO OLIVEIRA, SENADOR, PERIODO, EXERCICIO, PRESIDENCIA, SENADO, COMENTARIO, ATUAÇÃO, CONGRESSO NACIONAL, DEFESA, DEMOCRACIA.

    O SR. EDISON LOBÃO (Bloco Maioria/MDB - MA. Pela ordem.) – Sr. Presidente, ainda ontem me despedi desta Casa e fiz uma referência a V. Exa., mesmo na sua ausência naquele instante, para dizer que estou aqui há 32 anos, conheci inúmeros Presidentes no Senado Federal. Eu próprio fui um deles e estou em condições de avaliar o desempenho de um líder aqui no Senado. Por isso, digo que V. Exa. preenche as características e as condições de um condutor de um Poder, como é o Congresso Nacional, e as condições de liderança partidária até, que foi o caso de V. Exa.

    Senador Eunício, por aqui passou um Senador da Bahia, de nome Rui Santos, que escreveu um tratado sobre o papel do líder e as condições intrínsecas para o exercício do papel de liderança. V. Exa. preenche aquele calendário proposto por Rui Santos para o exercício dessa função. Por todo esse tempo, o Presidente Eunício procurou manter o Senado na posição de destaque que ele sempre teve.

    Nós temos aqui a figura do Ruy Barbosa, graças ao qual o Senado se tornou, pela Constituição que ele elaborou em 1891, a instituição da República. Foi o Senado o consolidador da República e aquele que, de fato, deu ciência aos brasileiros da fixação das nossas fronteiras externas.

    V. Exa. nunca foi daqueles de fazer a corte à própria corte. Se tivesse um dia que fazer a corte, seria aos humildes do Ceará, não aos poderosos da República.

    E neste passo eu me lembro da recomendação do Marquês de Pombal quando, ao ser nomeado o seu sobrinho Governador do meu Estado, o General Póvoas, escreveu-lhe uma carta, dizendo: "Advirta-se contra os que adulam, porque estes são venenosos como víboras". V. Exa. tomou essa precaução – nunca gostou dos aduladores; exerceu o papel de Presidente desta Casa e, antes, de Líder do nosso partido, com força, sem autoritarismo, embora exercendo a autoridade, como todo governante tem que fazer.

    Presidente Eunício, eu cumprimento V. Exa., cumprimento a Mesa do Senado, eu abraço os Senadores todos nesse momento de Natal e quero deixar uma palavra também ao Dr. Bandeira, do qual nós dependemos muito – V. Exa., a Mesa e todos nós –, à Dra. Ilana, que conduz a administração desta Casa com eficiência também, e a todos os servidores, dizendo que este período é o período em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo, que na cruz morreu por todos nós, e que devemos, portanto, esquecer as divergências que por acaso tenha havido e caminhar olhando para a frente, para o futuro deste grande País.

    A V. Exa. e à minha amiga Mônica, os meus cumprimentos também de Natal. Primeiro, a V. Exa.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/12/2018 - Página 66