Pela ordem durante a 159ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Elogio à atuação do Senador Eunício Oliveira na presidência do Senado e do Congresso Nacional.

Autor
Otto Alencar (PSD - Partido Social Democrático/BA)
Nome completo: Otto Roberto Mendonça de Alencar
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Elogio à atuação do Senador Eunício Oliveira na presidência do Senado e do Congresso Nacional.
Publicação
Publicação no DSF de 20/12/2018 - Página 67
Assunto
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • ELOGIO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, EUNICIO OLIVEIRA, SENADOR, PERIODO, EXERCICIO, PRESIDENCIA, SENADO, COMENTARIO, ATUAÇÃO, CONGRESSO NACIONAL, DEFESA, DEMOCRACIA.

    O SR. OTTO ALENCAR (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - BA. Pela ordem.) – Prezado Presidente Eunício Oliveira, eu não poderia deixar de externar a minha opinião a respeito da conduta de V. Exa. como Presidente do Senado Federal. Eu, nesse período de dois anos, militei aqui na oposição ao atual Governo, Michel Temer, às vezes em momentos até de dificuldades. V. Exa. foi um dos que ajudou que o Governo pudesse seguir em frente numa das maiores crises morais que aconteceram neste período, com ministros que deixaram o Governo, outros que estavam envolvidos no processo da Lava Jato e foram presos. V. Exa. foi um bastião: segurou isso aqui no Senado Federal e não permitiu que as matérias importantes deixassem de ser apreciadas e votadas. Aprovaram-se aqui matérias muito importantes para o Brasil, e V. Exa. conduziu isso muito bem.

    E, na oposição – V. Exa. numa posição de Governo, mas para sustentar o Governo, como muitos Senadores sustentaram aqui... Seria muito pior se isso não acontecesse, até porque eu, que votei contra o impeachment e também fiz oposição ao atual Governo, reconheço, neste momento, que esta Casa, o Senado Federal – sobretudo o Senado Federal –, contribuiu com a atual gestão, que vai entregar agora, no dia 1º de janeiro, ao Presidente eleito o Governo numa situação melhor do que recebeu em 2016, logo após o impeachment, inclusive com vários indicadores econômicos mostrando isso.

    Temos ainda a dificuldade do desemprego, das pessoas que estão na linha da pobreza, da diminuição dos programas sociais. Mas V. Exa. foi um Presidente democrático, firme, correto. Teve essa visão de trabalhar pelo Brasil e pelo Estado do Ceará.

    No caso do Estado do Ceará, eu queria colocar aqui uma virtude que vi em V. Exa. V. Exa. sabe que, na política, nas eleições, há dureza e, às vezes, resultados inesperados, como foi o caso da eleição de V. Exa. no Estado do Ceará. Normalmente, alguns políticos que passam por essa situação por que V. Exa. passou viram as costas depois para o seu Estado. E V. Exa. fez exatamente o contrário: ajudou o seu Estado depois que as urnas não lhe concederam uma vitória, ajudou muito, trabalhou muito pelo Estado do Ceará. Isso mostra a sua grandeza, uma virtude que denota o espírito público e a capacidade de entender que o povo do seu Estado está acima dos interesses pessoais, de grupos ou setoriais. Portanto, essa virtude eu reconheço e quero exaltar aqui. Há poucos minutos, estava aqui o Governador Camilo, do Ceará, que reconhece também isso.

    V. Exa. tem um passado de trabalho, de luta, de vitórias e tem um presente – inclusive vai, no dia 1º, dar posse ao futuro Presidente da República. Baseado nesse passado e nesse presente, V. Exa. tem que acreditar no futuro. A sua esperança de fazer mais para o Ceará deve continuar no seu peito, no seu coração, até porque mostrou aqui um destemor muito grande.

    Quando V. Exa. citou aqui a vaquejada, eu ia invocar o art. 14 do Regimento Interno. Eu queria dizer que fiquei muito feliz, porque tive aqui, dos Senadores todos, o apoio para salvar a nossa cultura centenária do Nordeste brasileiro.

    E também a todos os outros Senadores que falaram eu quero prestar a minha homenagem, a todos que fazem parte da Mesa, aos que vão deixar o Senado, mas que deram uma contribuição muito grande ao Brasil, sob o comando de V. Exa.

    Parabéns pelo seu trabalho, sobretudo pela sua virtude de ajudar o seu Estado, mesmo não tendo sido eleito Senador, como deveria ser, pelo Estado do Ceará! E, se tivesse sido eleito, hoje seria um forte candidato à reeleição na Presidência do Senado. Aliás, o Davi Alcolumbre passou a manhã inteira sentado aí e não falava em outra coisa: em ser Presidente do Senado Federal. Se V. Exa. tivesse sido eleito, ele não seria nem candidato, porque iria apoiar V. Exa.

    Parabéns!

    Vamos aplaudir aqui o nosso Presidente Eunício Oliveira.

    Parabéns a V. Exa.!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/12/2018 - Página 67