Pela ordem durante a 159ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Elogio à atuação do Senador Eunício Oliveira na presidência do Senado e do Congresso Nacional.

Autor
Rose de Freitas (PODE - Podemos/ES)
Nome completo: Rosilda de Freitas
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Elogio à atuação do Senador Eunício Oliveira na presidência do Senado e do Congresso Nacional.
Publicação
Publicação no DSF de 20/12/2018 - Página 68
Assunto
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • ELOGIO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, EUNICIO OLIVEIRA, SENADOR, PERIODO, EXERCICIO, PRESIDENCIA, SENADO, COMENTARIO, ATUAÇÃO, CONGRESSO NACIONAL, DEFESA, DEMOCRACIA.

    A SRA. ROSE DE FREITAS (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PODE - ES. Pela ordem.) – Sr. Presidente, talvez, de todas as atividades políticas, a que eu menos seja afeita é esta deste momento, principalmente quando a gente olha para o Plenário e vê Cássio, vê Amélia, Lúcia Vânia, Ricardo, Walter, que já estava ausente há um longo tempo, Romero, a Vanessa, essas pessoas que não estarão mais no próximo quadriênio aqui conosco.

    No relatório preliminar de V. Exa., vi que V. Exa. fez um capítulo especialmente sobre políticas de proteção à maternidade, à infância, à família e ao idoso. De tudo o que V. Exa. fez nesta Casa, Presidente Eunício, sem dúvida, com o seu companheirismo com as lutas das mulheres, das minorias, daqueles menos afagados pelo Poder, V. Exa. cuidou muito bem das questões sociais. Os nossos projetos todos estão aqui, projeto apresentado pela bancada, pela bancada social.

    E eu quero dizer que não gosto muito de pensar o que vai ser depois de amanhã, mas quero dizer que V. Exa. sabe que vai fazer falta nesta Casa. Fez política com gosto de fazer, de chegar, de dialogar, de discutir, de colocar as suas questões e de se contrapor às nossas, sempre com o mesmo sentimento: de igualdade, em primeiro lugar; em segundo, democraticamente sempre!

    Não saio daqui pensando que o meu projeto não foi... Nada disso! Eu penso que V. Exa. produziu, procurou fazer, não em termos, mas dedicadamente. E a todos que estão aqui, com os quais não vamos conviver por um curto período de tempo.

    V. Exa. se despede. Foi um excelente Presidente. Quero dizer isso. Eu não ia muito à sala da Presidência, porque todas as questões que tinha para levantar, quando eu olhava, já estavam na pauta. Era só ligar e saber que V. Exa. já tinha determinado o que havia combinado: "Vou levar ao Plenário", "se mobilize", "peça apoio". Nunca deixou de nos responder.

    E olhe que V. Exa. hoje está diante de companheiros exemplares da vida pública, como a nossa Lúcia Vânia, como o nosso Cássio, como todos que estão aqui conosco. Então, V. Exa. diga "até breve", que nós vamos ficar felizes de saber que V. Exa. não vai sair da vida pública. E eu acho – quem sou eu para prejulgar ou emitir qualquer parecer –, mas acho que esse voto que não trouxe V. Exa. não pensou muito no Brasil e nesta Casa. Portanto, V. Exa. sinta-se acolhido por tudo o que fez. E mais: sinta-se abraçado pelo tempo que ficar ausente de nós.

    Meus parabéns, muito obrigada pela maneira respeitosa com que tratou todas as mulheres e políticos desta Casa!

    E a todos que se ausentam do Parlamento por um breve período, quero deixar o meu abraço, de quem fica quatro anos ainda aqui lutando pelo Brasil, e que tenham certeza de que estarão no pensamento de quem mais distante, um pouco, também estará preocupada e lutando por este País.

    Meu abraço carinhoso e, sobretudo, à sua família que sempre o acompanhou nesses embates gloriosos da sua vida.

    Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/12/2018 - Página 68