Pela ordem durante a 159ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Elogio à atuação do Senador Eunício Oliveira na presidência do Senado e do Congresso Nacional.

Autor
Reguffe (S/Partido - Sem Partido/DF)
Nome completo: José Antônio Machado Reguffe
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Elogio à atuação do Senador Eunício Oliveira na presidência do Senado e do Congresso Nacional.
Publicação
Publicação no DSF de 20/12/2018 - Página 69
Assunto
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • ELOGIO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, EUNICIO OLIVEIRA, SENADOR, PERIODO, EXERCICIO, PRESIDENCIA, SENADO, COMENTARIO, ATUAÇÃO, CONGRESSO NACIONAL, DEFESA, DEMOCRACIA.

    O SR. REGUFFE (S/Partido - DF. Pela ordem.) – Sr. Presidente, quero cumprimentar V. Exa. e dizer que aqui é próprio do Parlamento que nem todos pensem igual em todos os momentos, mas é importante que tudo seja feito com extremo respeito, com extrema educação. Acho que é isto que a população espera do Parlamento: que as ideias sejam debatidas, discutidas, que as ideias briguem, mas nunca as pessoas.

    Quero cumprimentar V. Exa. e dizer que, durante esses dois anos, uma questão muito importante também foi a preocupação em debater temas da defesa do consumidor. Nós conseguimos, inclusive, aprovar neste Plenário, sob a Presidência de V. Exa., um projeto meu que proíbe as companhias aéreas de cobrarem por marcação de assentos comuns – inclusive agora, no fim do ano, em relação a isso há várias pessoas reclamando, e o Senado cumpriu a sua obrigação e aprovou isso; infelizmente, a Câmara engavetou lá e não vota isso. Uma coisa é se cobrar marcação de assento-conforto, assento diferenciado, outra coisa é a companhia aérea querer cobrar por marcação de assento comum.

    Esta Casa votou e aprovou este meu projeto e outros também em defesa do consumidor sob a Presidência de V. Exa.

    Então, quero aqui cumprimentá-lo e desejar-lhe felicidade nos próximos anos.

    E também quero aqui agradecer a cada um dos colegas Senadores. É próprio do Parlamento que às vezes tenhamos divergência, mas sempre com muito respeito, com muita educação.

    Àqueles que estão saindo desejo também toda a felicidade, e acho que a coisa mais importante nesta vida é a gente ser feliz, independentemente de onde a gente esteja.

    E quero dizer que foi muito bom estes últimos quatro anos de debates. Claro que às vezes a gente perde, sai chateado, mas sempre defendendo o que a gente acredita em defesa do País.

    O Brasil vai ter um novo Governo: espero que esta Casa cumpra o seu papel de ser um Poder independente e não queira simplesmente boicotar o sucesso do novo Governo, votando contra tudo o que o novo Governo propor; nem queira simplesmente aderir ao novo Governo simplesmente ratificando o que o novo Governo colocar; espero que ela cumpra o seu papel de um Poder moderador, de um Poder independente, que é isso que a sociedade brasileira espera do seu Senado Federal.

    Acho que esta Casa vai ter um papel muito importante nos próximos quatro anos para este País: cumprir o seu papel de ser um Poder realmente independente que pense apenas no que é o melhor para a população, para o contribuinte, para os cidadãos deste País.

    Presidente Eunício, quero cumprimentar V. Exa. e desejar um feliz Natal; que V. Exa. tenha um Natal abençoado!

    Quero agradecer a forma respeitosa com que sempre me tratou aqui neste Parlamento.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/12/2018 - Página 69