Pronunciamento de Paulo Bauer em 19/12/2018
Pela ordem durante a 159ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal
Elogio à atuação do Senador Eunício Oliveira na presidência do Senado e do Congresso Nacional.
- Autor
- Paulo Bauer (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SC)
- Nome completo: Paulo Roberto Bauer
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
ATIVIDADE POLITICA:
- Elogio à atuação do Senador Eunício Oliveira na presidência do Senado e do Congresso Nacional.
- Publicação
- Publicação no DSF de 20/12/2018 - Página 71
- Assunto
- Outros > ATIVIDADE POLITICA
- Indexação
-
- ELOGIO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, EUNICIO OLIVEIRA, SENADOR, PERIODO, EXERCICIO, PRESIDENCIA, SENADO, COMENTARIO, ATUAÇÃO, CONGRESSO NACIONAL, DEFESA, DEMOCRACIA.
O SR. PAULO BAUER (Bloco Social Democrata/PSDB - SC. Pela ordem.) – Sr. Presidente, eu solicitei a oportunidade de uso da palavra para também, como os demais, cumprimentá-lo pela sua manifestação, pelo seu pronunciamento, pelo relatório da sua gestão aqui apresentado minutos atrás.
Conheço V. Exa. desde os tempos em que juntos fomos Deputados Federais. E neste período de oito anos de convivência aqui no Senado, sem dúvida tivemos muitas oportunidades e muitos momentos de grande realização, de decisões importantes e de momentos que ficarão registrados na história do nosso País como momentos de grande importância para a Nação brasileira.
Sem dúvidas, V. Exa. foi eleito Presidente desta Casa pela unanimidade dos Senadores presentes na sessão, o que permitiu a V. Exa. alcançar a posição que ora ocupa. Certamente, a unanimidade dos Senadores lhe prestou solidariedade durante todo esse período – e eu me incluo, modestamente, entre eles.
Como Líder que sou da Bancada do PSDB nesta Casa, sou testemunha pessoal do trabalho de V. Exa., do empenho e principalmente da sua habilidade e da sua liderança, não só aqui no Senado, mas também fora do Senado, nos recebendo não apenas no seu gabinete, mas inclusive na sua residência pessoal, para tratar de assuntos do interesse do País e do Senado.
Também no Congresso Nacional V. Exa. sempre teve uma conduta exemplar. É uma atividade muito difícil comandar uma sessão do Congresso Nacional, muito mais difícil do que as sessões do Senado, porque lá se reúnem todos os Senadores e todos os Deputados. Mas, sem dúvidas, a sua forma de agir, a sua forma de conduzir, a sua maneira de agir diante dos problemas, dos debates, das discussões, das divergências, inclusive o credenciam a agora terminar este mandato comemorando o êxito do seu mandato e também do exercício da Presidência, e, naturalmente, no seu Estado, convivendo com os seus conterrâneos, a aguardar o momento de retornar a uma atividade, a um mandato popular que, com certeza, V. Exa. ainda haverá de exercer.
Eu também, no dia de hoje, me despeço do Senado. Foram oito anos de trabalho, foram oito anos de ação efetiva. Eu tenho dito que cumpri a minha missão com honradez, com dignidade, com responsabilidade e, acima de tudo, com respeito aos catarinenses, aos catarinenses que me fizeram Senador e aos demais que não votaram em mim, mas que aprenderam a conhecer o meu trabalho não apenas no Senado, mas em todas as atividades que desenvolvi.
Sou muito grato a V. Exa. pelas oportunidades que tive aqui no Senado; sou muito grato a todos os colegas Senadores e Senadoras pela oportunidade da convivência, do trabalho que fizemos juntos; sou muito grato a todos os servidores da Casa, a todos os servidores do meu gabinete, pela solidariedade, pelo empenho, pelo apoio e principalmente pela lealdade.
Naturalmente retorno a Santa Catarina, minha querida e bela Santa Catarina, para lá exercer outras atividades por um período e, quem sabe, num futuro próximo, voltar à atividade política, parlamentar ou mesmo no Executivo, já que, por mais de 40 anos, eu venho fazendo isso e, modéstia à parte, considero que cumpri bem o meu papel. Naturalmente, as circunstâncias políticas e eleitorais, em determinado momento, não permitem ou não favorecem uma possibilidade do exercício de um novo mandato, mas isso não significa que a gente abandone ou deixe de ter espírito público, responsabilidade cívica e principalmente o desejo de fazer mais e melhor pelo Estado, pela sua gente, pelo nosso País.
Cumprimento, portanto, V. Exa.
Que Deus nos ajude sempre, nos proteja, nos dê saúde e nos dê energia para que possamos prosseguir!
Muito obrigado. Felicidades a todos!