Pela ordem durante a 159ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Elogio à atuação do Senador Eunício Oliveira na presidência do Senado e do Congresso Nacional.

Autor
Walter Pinheiro (S/Partido - Sem Partido/BA)
Nome completo: Walter de Freitas Pinheiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Elogio à atuação do Senador Eunício Oliveira na presidência do Senado e do Congresso Nacional.
Publicação
Publicação no DSF de 20/12/2018 - Página 72
Assunto
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • ELOGIO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, EUNICIO OLIVEIRA, SENADOR, PERIODO, EXERCICIO, PRESIDENCIA, SENADO, COMENTARIO, ATUAÇÃO, CONGRESSO NACIONAL, DEFESA, DEMOCRACIA.

    O SR. WALTER PINHEIRO (S/Partido - BA. Pela ordem.) – Sr. Presidente, acho que este é um momento importante do Senado – ainda até que tratemos como despedida de alguns e até, na realidade, como um processo, um ritual de passagem para outros –, para lembrar aqui o que foi esse último período, em que até não pude conviver tão cotidianamente com V. Exa. por conta da minha ida para a Secretaria do Estado da Bahia. Mas quero aqui dar o testemunho de quem conviveu com V. Exa. na Câmara dos Deputados.

    Aqui, esta Legislatura, Senador Eunício, me chama a atenção para uma coisa: por alto, se a gente olhar muito rapidamente entre os 81 Senadores, a gente pode afirmar tranquilamente que 40 desses 81 passaram pela Câmara. Quarenta que aqui estão foram Deputados Federais – pode ser até que haja um pouquinho mais, numa conta muito rápida. Portanto, tivemos a oportunidade dessa boa convivência, desse aprendizado.

    Mas uma coisa chama a atenção nessa grande mudança: V. Exa. faz um relato e, ao mesmo tempo, um balanço, aqui patrocinado através desta publicação, que consegue exatamente apontar os avanços significativos, sejam leis aprovadas, sejam iniciativas tomadas.

    Mas eu quero chamar a atenção para uma coisa que acho que é mais importante – eu até falei isso hoje de manhã –: esta Casa não pode ser sempre olhada como a Casa que vota, que vota, que vota, porque aqui não necessariamente é uma fábrica, não é uma instituição para ficar tocando as coisas no dia a dia. É óbvio que temos diversas coisas para levar a um processo de apreciação, mas mais importante são as mudanças a partir exatamente do que aqui se processa, como podemos ajudar e contribuir. E isso tem a ver muito com quem conduz. E, como muitos citaram Rui Barbosa no dia de hoje aqui – aliás, os baianos foram bem citados, tanto o Rui Barbosa quanto o outro Rui que por aqui também passou, já num tempo bem mais recente –, Rui Barbosa usa uma expressão muito importante para falar do que é o aspecto da liberdade na condução, da liberdade na direção, de usar a liberdade como instrumento, inclusive, agregador e como instrumento estabilizador. E V. Exa. demonstrou isto na condução aqui da Casa: a liberdade com que V. Exa. trabalhou, a liberdade que V. Exa. dispensou para Presidentes de Comissões e para os próprios Senadores a partir, inclusive, do posicionamento de cada um como Relator ou como condutor de processos aqui, ali e acolá. V. Exa. se portou como alguém que verdadeiramente foi levado ao cargo para exatamente trabalhar a história da condução e não da substituição. Portanto, é sobre essa liberdade de condução que Rui Barbosa diz o seguinte: "A liberdade não é um luxo dos tempos de bonança; é, sobretudo, o maior elemento de estabilidade das instituições."

    Portanto, se o Senado ganha essa estabilidade, se esta instituição passa a ter exatamente esse respeito, isso tem a ver muito com quem ocupou esse período a cadeira de Presidente e soube, com liberdade, trabalhando sob esse aspecto, conduzir os trabalhos da Casa.

    Portanto, V. Exa. leva para a história de sua vida e deixa nos Anais desta Casa algo extremamente positivo, uma obra consagrada em dois anos de mandato aqui. Na condição de Presidente desta Casa, deixa um legado importantíssimo, tão importante quanto outros que por aqui passaram.

    Mas V. Exa. teve a proeza de também, nesse tempo, saber conviver com o que nós tínhamos: uma espécie de estresse do próprio impeachment, da possibilidade de a gente conviver com instabilidade de Governo. Portanto, V. Exa. teve a capacidade de condução de liberdade, de entender as ideias, e não usou de pulso forte, como muita gente faria num período como esse. Foi com essa expressão de liberdade que V. Exa. conseguiu trabalhar com os desiguais, conseguiu conviver com a adversidade e levar a Casa a um processo de acompanhamento, mas, acima de tudo, de contribuição para este novo período que agora se apresenta.

    Portanto, tenha a certeza de que a saída de V. Exa. deste cenário aqui não terá a força, em hipótese alguma, de retirar a grande força da contribuição que V. Exa. deixa para esses Anais, e principalmente para a próxima condução.

    Parabéns, Senador Eunício, por essa boa condução. Outros passos V. Exa. dará na vida pública, e esse aprendizado de dois anos servirá para que V. Exa. possa conduzir com muito mais maestria todas as etapas que V. Exa. poderá vir a contribuir com o povo brasileiro, e principalmente com o povo do seu Estado, o Estado do Ceará.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/12/2018 - Página 72