Pela ordem durante a 159ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Elogios ao Senador Eunício Oliveira pelos trabalhos realizados durante o exercício da Presidência do Senado.

Autor
Antonio Carlos Valadares (PSB - Partido Socialista Brasileiro/SE)
Nome completo: Antonio Carlos Valadares
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Elogios ao Senador Eunício Oliveira pelos trabalhos realizados durante o exercício da Presidência do Senado.
Publicação
Publicação no DSF de 20/12/2018 - Página 76
Assunto
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • ELOGIO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, EUNICIO OLIVEIRA, SENADOR, PERIODO, EXERCICIO, PRESIDENCIA, SENADO.

    O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PSB - SE. Pela ordem.) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, em minha permanência no Senado, durante todos esses anos, poucas vezes eu vi este Plenário tão unido em torno de um homem que dirigiu, por quase dois anos, daqui a pouco completa dois anos, o Senado da República; uma Casa, uma instituição histórica que, sem dúvida alguma, cumpriu, na gestão de V. Exa., um papel edificante de moralização na aplicação do dinheiro sagrado do povo e na praticidade de todas as ações que foram desenvolvidas durante todo esse período.

    Sr. Presidente Eunício Oliveira, temos certeza absoluta de que o Senado Federal, o Plenário desta Casa, parando como parou para homenageá-lo, o fez por inteira justiça, aclamando as tarefas que aqui foram desenvolvidas pela Mesa sob o seu comando.

    Sr. Presidente, eu tive o cuidado de colher, na sabedoria popular, algumas frases que, sem dúvida alguma, expressam este momento histórico que estamos vivendo neste instante.

    O mundo é redondo, e é justamente por isto: para não ter canto nem esquina onde a gente possa se esconder e cruzar os braços nos momentos decisivos.

    É isto que eu penso: qualquer que seja o resultado de uma eleição, se nós temos ainda energia e forças para dar ao nosso povo, devemos tudo fazer para a continuidade do trabalho que desenvolvemos no passado.

    "A política é como nuvem [já dizia Magalhães Pinto]. Você olha e ela está de um jeito. Você olha de novo e ela já mudou de lugar." De fato, hoje a Presidência não pode ser ocupada no próximo ano por V. Exa. Hoje; mas quem sabe as nuvens do destino poderão voltar aos tempos de hoje e um dia V. Exa. vir a ocupar a cadeira que está ocupando hoje de Presidente do Senado. A despedida nem sempre quer dizer adeus; pode significar o início de uma nova caminhada, de uma nova jornada. E eu sei que V. Exa., como político e como empresário, não vai parar por aí; tem muita coisa boa a fazer pelo seu Estado e pelo Brasil.

    O povo tem a soberania do voto. Tenho certeza de que o voto popular pode, em determinados momentos, nos deixar contrariados. Mas o povo é soberano, o povo é sábio nas suas decisões. E como dizia Winston Churchill: "A democracia é a pior forma de governo, salvo todas as demais", destacando a força do regime democrático como sustentáculo de nossas ações.

    Portanto, Sr. Presidente, ao encerrar minhas palavras – eu já fiz a despedida ontem e citei o nome de V. Exa. como um dos grandes lutadores pela repactuação das dívidas no meio rural –, quero dizer que V. Exa. assumiu posições corajosas aqui no Senado em favor do nordestino por mais de uma vez, e eu acompanhei de perto e acompanhei o seu trabalho e estive do seu lado. V. Exa. tem a estima, a admiração de todos nós pelo exemplo que deu aqui de autonomia, de independência, porque, sendo de um partido governista, nos momentos em que estavam falando mais alto os interesses do Senado Federal, V. Exa. soube se posicionar e tomar a posição mais condizente com a história do nosso Senado.

    Meus parabéns! As minhas felicitações! Que Deus o ajude na nova caminhada que vai encetar daqui para frente. É o que eu desejo em nome do Partido Socialista Brasileiro, não só da bancada que eu represento como Líder, mas do nosso Presidente Carlos Siqueira, que lhe manda um grande abraço e muito sucesso na sua nova vida que vai enfrentar.

    Obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/12/2018 - Página 76