Pela ordem durante a 158ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Preocupação com o pronunciamento do Ministro da Economia a respeito do Sistema S.

Autor
Cristovam Buarque (PPS - CIDADANIA/DF)
Nome completo: Cristovam Ricardo Cavalcanti Buarque
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
TERCEIRO SETOR:
  • Preocupação com o pronunciamento do Ministro da Economia a respeito do Sistema S.
Publicação
Publicação no DSF de 19/12/2018 - Página 60
Assunto
Outros > TERCEIRO SETOR
Indexação
  • APREENSÃO, MOTIVO, PRONUNCIAMENTO, AUTORIA, MINISTRO DE ESTADO, ECONOMIA, ASSUNTO, SISTEMA S.

    O SR. CRISTOVAM BUARQUE (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PPS - DF. Pela ordem.) – Senador, eu pedi para falar, me inscrevi, mas o que eu quero falar é muito curto. Diz respeito a uma preocupação que, a meu ver, não podemos ignorar depois do que ontem o novo Ministro da Economia, todo poderoso, disse a respeito do Sistema S. Fiquei preocupado ao vê-lo tratar o Sistema S com um certo desprezo, ao dizer: "Se vocês vierem conversar comigo, podemos reduzir 30% nos recursos; se vocês não vierem, será 50%".

    O Sistema S tem um serviço prestado a este País. Serviço pelo que dá de resposta na formação de mão de obra e serviço pela continuidade de décadas. A gente esquece, Presidente, que a continuidade é mais importante até que o dinheiro. O que está hoje ameaçando o bom funcionamento dos centros de pesquisa no Brasil é menos a falta de dinheiro do que a oscilação do apoio que recebe de tempos em tempos, das greves de tempos em tempos, dos programas que se modificam.

    O Sistema S merece mais respeito. Tem vazamentos de gastos? É possível. Aqui tem, nesta Casa. Tem excedentes em todos os gastos públicos do Brasil, se nós cuidarmos bem, fechando a torneirinha dos vazamentos e buscando eficiência. O Sistema S tem que ser analisado com rigor para não deixar vazamentos nem deixar ineficiências. Mas não se pode tratar com desprezo e muito menos com essa ameaça de corte de verbas. A proposta deve ser melhorar a eficiência, e aí, sim, se reduzem os gastos.

    Mas a ameaça de reduzir gastos, ponto, e depois dizer: "Se vocês vierem conversar é 30%, se não vierem é 50%" é uma arrogância que deixa todos nós assustados com o que vai acontecer quando chegar a hora de ele falar com as universidades. Se com o Sistema S fala desse jeito, imagine com nossas universidades públicas, nossas escolas técnicas.

    Eu me inscrevi para falar para dizer isso. Eu considero que o recado está dado, Sr. Presidente. E gostaria que os colegas Senadores se preocupassem com esse assunto, mesmo aqueles, como eu, que não voltarão no próximo ano aqui para o Senado. Essa é uma preocupação de qualquer brasileiro.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/12/2018 - Página 60