Pela ordem durante a 158ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da participação de S. Exa. em encontro com embaixadores da Ásia e da Oceania para se debader acerca das declarações do novo governo brasileiro nas áreas de comércio e economia.

Autor
Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Ana Amélia de Lemos
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
POLITICA INTERNACIONAL:
  • Registro da participação de S. Exa. em encontro com embaixadores da Ásia e da Oceania para se debader acerca das declarações do novo governo brasileiro nas áreas de comércio e economia.
Publicação
Publicação no DSF de 19/12/2018 - Página 71
Assunto
Outros > POLITICA INTERNACIONAL
Indexação
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, ENCONTRO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, EMBAIXADOR, ORIGEM, ASIA, OCEANIA, OBJETIVO, DEBATE, DECLARAÇÃO, GOVERNO, BRASIL, ASSUNTO, ECONOMIA, COMERCIO.

    A SRA. ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS. Pela ordem.) – Eu quero, Presidente, agradecer a V. Exa., que já havia declarado o encerramento, mas, sobretudo, ao Senador Eduardo Lopes. Não é minha intenção atravessar pela segunda vez o seu caminho na subida da tribuna, meu querido amigo, Senador Eduardo Lopes, por quem tenho um enorme respeito não só pelo seu trabalho mas pelas suas atitudes aqui nesta Casa. Como eu, estaremos voltando, mas não vamos abandonar a política.

    Presidente Cássio Cunha Lima, eu me valho das palavras do Senador Armando Monteiro: não se trata apenas da forma – aliás, especialmente da forma – como se dizem as coisas. Como eu sou uma profissional da área da comunicação, as palavras têm muito peso. Tudo o que nós dizemos tem um peso e, dependendo da forma como dizemos, pode ter um impacto muito negativo, pode ter um impacto positivo ou pode ser uma tragédia. Então, penso que a forma é que tornou esse debate enviesado para uma área muito, muito séria.

    Entendo, Senador Armando Monteiro, e defendo que é preciso realmente diálogo de concertação nesse processo, de maneira republicana, de maneira responsável. Não há necessidade de demonização de um sistema que já demonstrou a sua eficácia na educação. Tivemos um Presidente da República educado – um torneiro mecânico – numa escola técnica do Senai. Visitei, Senador Cristovam, várias escolas; visitei em Montenegro, no Rio Grande do Sul, e também em Gravataí. É claro que a qualidade ali é ensinada. Eu poderia dizer: deveriam cobrar menos, para ser mais barata essa escola para os alunos, já que o sistema tem benefícios de recursos públicos. Isso tem de ser discutido de maneira adequada, politicamente correta, com muito respeito às partes, discutindo como podemos construir uma solução que leve ao benefício da sociedade.

    Por falar nas palavras, Presidente Cássio Cunha Lima – e V. Exa. é um dos tribunos mais respeitados daqui, cuja genética nós conhecemos –, eu quero lhe dizer também que eu fui hoje convidada a participar de um encontro, para mim muito honroso, com todos os embaixadores representantes da Ásia e da Oceania, e para falar sobre o quê? Sobre a tensão com que eles, muito preocupados, estão com as declarações que saem, cada hora sobre determinada área, mas todas elas com impacto na relação comercial e econômica, com o novo Governo e o novo Brasil que surge das urnas deste ano. Então, o Embaixador Akira Yamada, que é o coordenador, passou o bastão para o Embaixador do Irã, que vai agora coordenar o grupo, exatamente para entender um pouco isso. Então, eu disse a eles que não se preocupem tanto agora, porque este é o momento das tensões, das pressões, e que, ao longo da caminhada, o caminho vai sendo construído, porque há muito nervosismo. O próprio Ministro fez uma declaração sobre a Argentina e sobre o Mercosul que assustou os parceiros da região. Então, nós temos de fazer essa construção, e o Ministro Paulo Guedes, que tem uma convivência muito grande com o mercado internacional, deve saber que cada palavra dita, cada afirmação que faz na área econômica tem um impacto extraordinário e uma repercussão não só sobre as nossas negociações, mas também sobre o futuro do nosso País, gerando muita incerteza. Então, cuidado! As palavras têm peso! Isso não é conselho, é apenas uma sugestão modesta, para que o Brasil não sofra as consequências desse processo malconstruído.

    Obrigada, Presidente.

    Obrigada, Senador Eduardo Lopes.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/12/2018 - Página 71