Discurso durante a 159ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Resumo da atuação parlamentar de S. Exª. como Senadora da República.

Autor
Ângela Portela (PDT - Partido Democrático Trabalhista/RR)
Nome completo: Ângela Maria Gomes Portela
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Resumo da atuação parlamentar de S. Exª. como Senadora da República.
Publicação
Publicação no DSF de 20/12/2018 - Página 102
Assunto
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • APRESENTAÇÃO, BALANÇO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, ORADOR, PERIODO, EXERCICIO, MANDATO, SENADOR.

    A SRA. ÂNGELA PORTELA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PDT - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Sras. Senadoras e Srs. Senadores, após doze anos de incansável trabalho no Parlamento brasileiro, sendo quatro anos na Câmara dos Deputados e oito anos aqui no Senado Federal, é chegada a hora de voltar ao meu querido Estado de Roraima.

    A democracia pressupõe inabalável respeito pelo resultado das urnas, pois é nas urnas que se expressa a vontade do povo.

    E a vontade do povo de Roraima, à qual me curvo respeitosamente, foi a eleição de dois novos representantes para o Senado da República.

    Ao deixar o Parlamento Federal, gostaria de fazer um rápido balanço de minha atuação, uma prestação de contas junto ao povo que me elegeu.

    Não hesito em dizer que esses doze anos foram repletos de conquistas para Roraima e de importantes contribuições para o Brasil.

    Minha atuação parlamentar sempre se voltou para as questões sociais e econômicas, tendo como norte a defesa intransigente dos interesses dos brasileiros e brasileiras, especialmente os mais necessitados.

    Foram cento e catorze proposituras, cento e cinco das quais aqui no Senado Federal!

    Como Senadora, apresentei quatro propostas de emenda à Constituição, trinta e três projetos de lei e sessenta e oito requerimentos. Fui relatora de quinhentas e vinte e sete matérias e proferi setecentos e vinte e dois discursos.

    Nesses doze anos, consegui liberar para Roraima mais de 786 milhões de reais. Aqui no Senado foram mais de 719 milhões, recursos que serviram exclusivamente aos interesses do povo de meu Estado, nas áreas de educação, saúde, urbanização, cidadania, produção rural, esporte, cultura, turismo, saneamento e povos indígenas.

    Destaco os 26,5 milhões de reais que possibilitaram a construção do Teatro Municipal de Boa Vista.

    Atuando com os olhos voltados aos interesses nacionais, mas destacando as demandas de Roraima, sempre lutei por questões que considero essenciais: educação integral e de qualidade para todas as pessoas; melhores condições de vida para quem vive em situação de vulnerabilidade; melhorias nas áreas de saúde, educação, moradia e desenvolvimento sustentável.

    Participei ativamente do saudável debate institucional. Propus a eleição direta para suplente de Senador, pois defendo o aumento da participação democrática.

    Propus, também, a criação de mecanismos institucionais para ampliação da participação das mulheres no Parlamento, garantindo espaço na mídia e cotas no fundo partidário, bem como a instituição de cláusula de desempenho para os partidos políticos, medidas que vieram a ser adotadas.

    Integrei a Mesa Diretora do Senado por quatro anos. De 2013 a 2015 como Segunda-Secretária; de 2015 a 2017 como Quarta-Secretária. Muito me orgulha ter sido a segunda mulher a ocupar cargo titular na Mesa e a primeira a participar de duas Mesas Diretora em sequência!

    Nos oito anos de Senado, integrei a Comissão de Constituição e Justiça, a Comissão de Assuntos Econômicos, a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, a Comissão de Assuntos Sociais, a Comissão de Educação, a Comissão de Ciência e Tecnologia e a Comissão de Infraestrutura.

    Foram, sem dúvida, muitas frentes de atuação, mas que podem ser resumidas em um ponto focal: a defesa intransigente dos interesses do povo brasileiro e dos direitos dos trabalhadores, razão pela qual votei contra a Reforma Trabalhista e me opus veementemente à proposta da Reforma da Previdência.

    Lutei pelo meu povo e é isso que continuarei a fazer, só que agora mais de perto!

    Volto para Roraima com a sensação do dever cumprido, mas com a certeza de que ainda há muito o que fazer.

    Agradeço aos meus Pares pela convivência sempre amena, mesmo nos momentos mais tensos. Agradeço aos servidores do Senado pela boa vontade e pelo profissionalismo com que sempre me atenderam.

    E agradeço sobretudo ao povo de Roraima por ter-me dado a honra de representá-lo!

    Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/12/2018 - Página 102