Fala da Presidência durante a 153ª Sessão Especial, no Senado Federal

Abertura da sessão especial destinada a homenagear a memória do empresário Fabrizio Fasano, falecido no dia 24 de novembro de 2018.

Autor
Marta Suplicy (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/SP)
Nome completo: Marta Teresa Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Abertura da sessão especial destinada a homenagear a memória do empresário Fabrizio Fasano, falecido no dia 24 de novembro de 2018.
Publicação
Publicação no DSF de 12/12/2018 - Página 13
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • ABERTURA, SESSÃO ESPECIAL, SENADO, OBJETIVO, HOMENAGEM POSTUMA, EMPRESARIO, RESTAURANTE, HOTEL, ORIGEM, PAIS ESTRANGEIRO, ITALIA, MORADOR, LOCAL, BRASIL.

    A SRA. PRESIDENTE (Marta Suplicy. Bloco Maioria/MDB - SP) – Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

    A presente sessão especial destina-se a homenagear a memória do empresário Fabrizio Fasano, falecido no dia 24 de novembro de 2018, nos termos do Requerimento 559, de 2018, da Senadora Marta Suplicy e de outros Senadores.

    Composição da Mesa.

    Convido para compor a Mesa: Rogério Marco Fasano, filho do homenageado; Ana Luiza de Aguirre Joma Fasano, nora do homenageado; Caetano Fasano Quintella, neto do homenageado; e Guilherme Afif Domingos, Presidente do Sebrae.

    Convido a todos para, em posição de respeito, acompanharmos o Hino Nacional.

(Procede-se à execução do Hino Nacional.)

    A SRA. PRESIDENTE (Marta Suplicy. Bloco Maioria/MDB - SP) – Caros representantes da família do querido Fabrizio Fasano, amigos presentes, vocês que estão escutando nos pelo rádio ou pela televisão, caros Senadores e Senadoras, o Brasil perdeu recentemente um dos seus maiores e mais respeitados ícones empresariais.

    Italiano de nascimento, mas brasileiro por adoção e sentimento, Fabrizio Fasano foi ousado, inovador, sofisticado, empresário que procurou, em tudo, colocar a qualidade em primeiro lugar.

    Fabrizio é, verdadeiramente, um ícone, referência e símbolo da gastronomia paulista e brasileira.

    O seu jeito era simples, simpático, sereno.

    Como era naturalmente sofisticado, ao dedicar sua vida, ao lado de sua família, a fazer restaurantes e hotéis, fez os melhores, sempre pautado pelo critério da excelência.

    Fundou o grupo Fasano que, hoje, além de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, está conquistando o mundo levando seu formato e maneira de fazer o melhor, muitas vezes, abrindo mão da própria essência do comércio, que é o lucro, para priorizar o "estado da arte", usando sempre os melhores produtos e seu serviço impecável.

    Almir, no Fasano de São Paulo, Ismael, no Gero, Everaldo, no Parigi, e Célio, no Gero de Brasília, formam um time campeão de grandes profissionais regidos, impecavelmente, pelo Rogério, que herdou as mesmas qualidades e características do seu pai, Fabrizio, assim como a Andréa, no Buffet Fasano, e Fabrizio Júnior nos melhores programas de gastronomia na TV.

    Fabrizio Fasano representa o espírito empreendedor que tanto prezamos e que fez toda a diferença para melhor em nossa cidade de São Paulo. Lembro aqui um pouco da sua trajetória.

    Fabrizio Fasano honrava a tradição iniciada pela família. Em 1902, tivemos a inauguração de uma confeitaria no Centro de São Paulo – depois, você acrescenta ou me corrige se eu estiver alguma coisa fora da biografia – pelo seu avô, Vittorio Fasano, italiano de Milão. Depois, seu pai, Ruggero, deu continuidade ao legado gastronômico, mais uma vez, apostando no Centro de São Paulo, no famoso endereço da Rua Vieira de Carvalho.

    Além de apoiar o pai, ao lado dos amigos Luis Carta e Domingo Alzugaray, Fabrizio fundaria a Editora Três.

    Ao passo que São Paulo expandia os negócios, os Fasano ampliaram investimentos, sempre gerando empregos e promovendo a imagem da cidade como espaço de excelência na gastronomia. Depois, eles foram para o eixo da Avenida Paulista, onde receberam e tivemos a oportunidade de conferir, no País, o talento de artistas internacionais, como Nat King Cole, sob os aplausos de celebridades como David Niven, Marlene Dietrich e Ginger Rogers. Receberam autoridades internacionais, dentre eles Fidel Castro e o Presidente norte-americano Dwight Einsenhower. Foi nessa época que eu o conheci.

    Já em 1982, Fabrizio Fasano, um executivo com formação em administração de empresas nos Estados Unidos, ao lado de seu filho Rogério, abriu o restaurante no Shopping Eldorado.

    Dizia ele: "Apostamos na maturidade de São Paulo, que começava a ficar mais exigente no paladar".

    Os Fasano também tiveram a ousadia de apostar numa versão menor e muito requintada de restaurante, cartão de visitas paulistano, na rua Amauri, um dos mais prestigiados de São Paulo.

    No ano de 2003, tivemos a abertura do Hotel Fasano, na rua Vitório Fasano.

    A inauguração desse hotel foi ponto de partida para novos desafios do grupo – empreendimentos no Rio de Janeiro, fora do País, em Punta del Este. Portanto, tendo mais de cem anos de atuação em São Paulo, terra mater do empreendedorismo nacional e grande acolhedora dos imigrantes, o Grupo Fasano, hoje, é a grande referência nacional nesses setores, passando de uma confeitaria para um grande conglomerado internacional de restaurantes e hotéis.

    A excelência no atendimento de hotéis e restaurantes da rede Fasano coroa o trabalho de um empreendedor visionário. Por isso, além de sua base em São Paulo, como mencionei, está no Rio de Janeiro, em Brasília, em Belo Horizonte e em Salvador.

    Fabrizio Fasano, falecido em 24 de novembro último, deixa saudades e o exemplo de perseverança, de pluralidade, de espírito criativo e de otimismo, sempre. Não há dúvidas de que a pujança de um país se faz com homens visionários e corajosos como Fabrizio Fasano. Alguém que não se acomoda com os padrões existentes, que não se atém ao básico, que não se conforma com o razoável. Grandes empresários se mostram especialmente em suas capacidades visionárias e de assumir riscos, de projetar o futuro com a experiência do passado e o trabalho incessante no presente.

    Por sua história de vida, apresentamos nosso respeito, consideração e consternação e propusemos a presente sessão solene, pelo Senado Federal, em homenagem à sua memória.

    Eu, como Senadora pelo Estado de São Paulo, mas também como ex-Prefeita de São Paulo, dou aqui o meu testemunho do que esse grande, eu diria, personagem da nossa cidade pôde fazer pela mudança de hábitos, de costumes e do requinte da gastronomia paulistana e da hotelaria, que, como disse, se expandiu para todo o Brasil e para fora também.

    Grazie, Fabrizio!

    Passo a palavra agora a seu filho, Rogério Fasano.

    Você pode falar de lá, que é mais confortável.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/12/2018 - Página 13