Pela Liderança durante a 154ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da comemoração dos 30 anos da TV Antena 10, emissora do estado do Piauí, que ocorrerá no dia 19 de dezembro.

Autor
Ciro Nogueira (PP - Progressistas/PI)
Nome completo: Ciro Nogueira Lima Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Registro da comemoração dos 30 anos da TV Antena 10, emissora do estado do Piauí, que ocorrerá no dia 19 de dezembro.
Publicação
Publicação no DSF de 12/12/2018 - Página 31
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • REGISTRO, HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, REDE DE TELECOMUNICAÇÕES, ESTADO DO PIAUI (PI).

    O SR. CIRO NOGUEIRA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - PI. Pela Liderança.) – Boa tarde, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores.

    Venho hoje a esta tribuna, Sr. Presidente, registrar, com muita satisfação, que no próximo dia 19 de dezembro, completam-se 30 anos da nossa querida TV Antena 10, afiliada da Rede Record no Estado do Piauí, uma data para ser celebrada pelos relevantes serviços que a emissora presta na difusão de informações por todo o nosso querido Estado do Piauí, sendo um importante veículo de integração em nosso extenso território.

    Convém citar aqui o pioneirismo dessa emissora, que não é o primeiro canal de TV aberta do nosso Estado, mas foi quem inaugurou na época um conceito mais tecnológico de televisão. Com isso possibilitou um padrão de imagem e som comparável ao que de melhor e mais moderno havia naquele tempo.

    A TV surgiu pelas mãos de um grande piauiense: José Elias Tajra, um empreendedor de sucesso que, no começo dos anos 80, já havia fundado um jornal diário em Teresina, o saudoso Jornal da Manhã. Ele levou para a emissora a experiência como empresário bem-sucedido do comércio varejista, e chegava oferecendo avanços tecnológicos e uma programação que orgulhava muito o nosso Estado.

    Naquele ano de 1988, o Brasil estava começando a dar os primeiros passos firmes na consolidação de sua democracia recém-conquistada, Sr. Presidente. E uma TV moderna, a terceira instalada no Piauí, se apresentava com a ousadia de ter os melhores equipamentos, estúdios com alta tecnologia de luz e um time de profissionais que estava disposto a inovar – e inovou. Câmeras compactas, com lentes modernas, portanto as melhores para captação de imagem e som, possibilitaram a alta qualidade na produção jornalística local. O uso de tecnologias então pouco usuais, como os geradores de caracteres – o famoso teleprompter –, concorreu também para os avanços no telejornalismo piauiense, que, a partir da inauguração da nossa querida Antena 10, iniciou uma era de transmissões ao vivo.

    A emissora foi inaugurada inicialmente como retransmissora da TV Manchete, criada por Adolpho Bloch. Durante uma década, a Antena 10 foi retransmissora da emissora de Bloch até que, em razão da falência da emissora de Bloch, passasse a ser retransmissora da TV Record, em 1998.

    A mudança deu-se dentro de outra orientação bastante positiva da TV Antena 10: ser a emissora piauiense com maior alcance territorial no Estado, chegando ao maior número de Municípios piauienses. Trata-se de algo bastante positivo, considerando a grande audiência de programas locais de nossa emissora, como os programas Balanço Geral, Cidade Alerta, Bancada Piauí, Conversa Franca e Sábado Maior.

    Essa vasta programação é resultado do trabalho do competente quadro de jornalistas do nosso Estado e de outros profissionais de alto nível que elevam o nome do Piauí com a sua atuação. Cito aqui alguns nomes: Arnaldo Ribeiro, Beto Rego, Douglas Cordeiro, Feitosa Costa, Luís Fortes, Pedro Alcântara do Nascimento e o grande Tony Trindade, Diretor de Jornalismo.

    Cumpre-me felicitar a todos na emissora, especialmente nas pessoas de seu Diretor Geral e Presidente Cláudio Tajra e, principalmente, na figura humana de José Elias Tajra, um dos grandes empresários, uma grande referência, um grande amigo do nosso Presidente Sarney, um dos maiores empresários da história daquele Estado, uma pessoa por quem tenho um carinho enorme. Talvez seja uma das pessoas mais afetuosas que eu conheci na minha vida, Sr. Presidente. Deixo minha mensagem, Dr. José Elias, de parabéns pelos 30 anos! Tenho certeza de que o senhor contribuiu muito com o jornalismo em nosso Estado, para a integração de um Estado bastante extenso.

    Fica aqui o abraço e os parabéns de todo Senado Federal a nossa querida Antena 10!

    Um grande abraço.

    O SR. PRESIDENTE (João Alberto Souza. Bloco Maioria/MDB - MA) – Senador Ciro Nogueira, o Senado se associa à homenagem que V. Exa. faz ao canal dez do Piauí.

    O SR. CIRO NOGUEIRA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - PI) – Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/12/2018 - Página 31