Pela ordem durante a 154ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pesar pelo falecimento de José Bernardo "Orlando" da Silva e Rodrigo Celestino.

Autor
Paulo Rocha (PT - Partido dos Trabalhadores/PA)
Nome completo: Paulo Roberto Galvão da Rocha
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Pesar pelo falecimento de José Bernardo "Orlando" da Silva e Rodrigo Celestino.
Publicação
Publicação no DSF de 12/12/2018 - Página 48
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, LIDER, MOVIMENTO SOCIAL, ENCAMINHAMENTO, VOTO DE PESAR, APRESENTAÇÃO, PESAMES, FAMILIA.

    O SR. PAULO ROCHA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PA. Pela ordem.) – Sr. Presidente, está sobre a mesa o requerimento assinado pela Bancada do Partido dos Trabalhadores, na verdade, é um voto de solidariedade aos familiares e amigos de José Bernardo "Orlando" da Silva e Rodrigo Celestino, que foram, no dia 8 de dezembro, agora, recentemente, barbaramente assassinados no acampamento dos sem-terra, na Paraíba.

    Esses bárbaros assassinatos constituem mais um capítulo dos longos crimes políticos comprometidos contra os movimentos sociais. E nós da Bancada do Partido dos Trabalhadores estamos muito preocupados que esses crimes voltem de novo. São crimes selecionados, porque selecionam as lideranças dos movimentos sociais que estão brigando pelos interesses dos trabalhadores, no caso, a questão da terra. Na verdade, esse aumento da violência política no campo insere-se no amplo ciclo repressivo que ameaça liberdades e garantias individuais de todos os brasileiros e brasileiras.

    É um momento de grande preocupação e essa visão autoritária que está chegando às nossas instituições, principalmente no Judiciário brasileiro, nos preocupa. Inclusive, aqui no Senado, existem propostas, a famosa Lei do Terrorismo, que têm como objetivo exatamente a repressão das lideranças políticas e sociais do nosso País.

    Por isso, clamamos aqui aos nossos pares que apoiem esse tipo de voto que tem o objetivo de frear esta situação no nosso País, em prol da paz e da democracia.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/12/2018 - Página 48