Discurso durante a 156ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Prestação de contas da atuação parlamentar e expectativas em torno do mandado de S. Exª. no Governo do estado do Acre (AC).

Autor
Gladson Cameli (PP - Progressistas/AC)
Nome completo: Gladson de Lima Cameli
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Prestação de contas da atuação parlamentar e expectativas em torno do mandado de S. Exª. no Governo do estado do Acre (AC).
Aparteantes
Antonio Anastasia, Cristovam Buarque, Guaracy Silveira, Randolfe Rodrigues, Sérgio Petecão.
Publicação
Publicação no DSF de 14/12/2018 - Página 52
Assunto
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • APRESENTAÇÃO, BALANÇO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, ORADOR, PERIODO, EXERCICIO, MANDATO, SENADOR.

    O SR. GLADSON CAMELI (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - AC. Para discursar.) – Sr. Presidente, Dário Berger, Sras. e Srs. Senadores, todos que nos acompanham pela TV e pela Rádio Senado, pelas redes sociais, todo o povo brasileiro, nossas famílias, é com muita honra que subo hoje à tribuna do Senado Federal para fazer o meu discurso, não vou dizer de despedida, mas de satisfação, de gratidão ao povo do meu Estado, que me concedeu o mandato de Senador da República, sendo o Senador, em 2014, eleito mais jovem do Brasil e o político mais votado do Estado do Acre na época.

    Sras. e Srs. Senadores, assomo a esta privilegiada tribuna da Câmara Alta do Poder Legislativo do País para me despedir dos nobres e estimados colegas Senadores, ao final desta Legislatura.

    Como sabem os muitos amigos que fiz nesta Casa, deixo o Senado Federal para assumir o cargo de Governador do Acre, cargo para o qual fui eleito ao concorrer pela chapa vitoriosa que compus com o meu Vice e atual Deputado Federal, Major Rocha, o meu amigo, o meu Vice-Governador.

    Faz doze anos que sirvo ao País como representante do povo acriano e do povo brasileiro no Poder Legislativo da União. Como Deputado Federal, foram oito anos: de 2007, quando lá entrei com 28 anos de idade, até o início de 2015, por duas legislaturas consecutivas. Em fevereiro de 2015, comecei aqui no Senado, na atual Legislatura.

    Não há dúvida, Sr. Presidente, de que assumir o mandato de Governador será o maior desafio da minha vida pública. Sei que não será fácil reorganizar o Estado depois da catástrofe de 20 anos de administração petista e do domínio político de um grupo que comandou o Estado.

    Eu queria pedir, por gentileza, desculpem-me, a alguns assessores que façam silêncio, porque atrapalha quem está aqui discursando.

    Sei que não será fácil, mas encaro esse desafio com muita determinação, com muita vontade de acertar e de não decepcionar os acrianos.

    Em minha passagem de quatro anos pelo Senado, participei, entre outras, da Comissão de Assuntos Econômicos, da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo e da Comissão de Educação, Cultura e Esporte. Atualmente sou membro titular do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar e de três grupos parlamentares, aqueles que irmanam o Brasil com a China, com a Irlanda e com a Sérvia. Sou membro suplente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática; da Comissão de Serviços de Infraestrutura; de Relações Exteriores e Defesa Nacional; e da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor.

    E até, por sinal, Sr. Presidente, eu vou, no meu Governo, criar 100% de transparência, porque o povo acriano tem que saber em que é que está sendo usado o dinheiro público e no que está sendo gasto.

    Em todas essas importantes Comissões por que passei, aprendi ouvindo os mais experientes e mais sábios do que eu, discutindo as questões relevantes para o bem-estar do nosso povo, estendendo ao colegiado o entendimento que formei em cada uma dessas questões e votando as matérias com responsabilidade. Certamente essa é uma experiência valiosa, que me será muito útil para governar bem o meu Estado.

    Este é um discurso de despedida, mas também é oportunidade para fazer uma resumida prestação de contas aos meus eleitores sobre o trabalho aqui realizado.

    Quanto às proposições legislativas que apresentei, nesses quatro anos de trabalho no Senado, dou alguns exemplos. As proposições que vou mencionar estão, no momento, tramitando nesta Casa Legislativa.

    O Projeto de Lei do Senado nº 245, de 2016, do qual fui o único autor e que tem o objetivo de colocar um fim ao abuso de bancos e de financeiras ao cobrar juros exorbitantes no cartão de crédito.

    Para isso, manda o projeto que o juro máximo que se possa cobrar corresponderá ao dobro da taxa Selic, que é a taxa de juro básica da economia, fixada pelo Banco Central.

    Se aprovado o projeto, os bancos não mais cobrariam taxas de juro absurdas de mais de 300% ao ano para pessoa física. A taxa máxima cobrada não poderia passar de 13% ao ano, que corresponde ao dobro da atual taxa Selic de 6,5% ao ano.

    O PLS 250, de 2017, por sua vez, impõe ao locador de um imóvel o dever de informar trimestralmente ao fiador a situação de adimplência do aluguel pago pelo locatário.

    Isso, para evitar surpresas desagradáveis para o fiador que, hoje, pode ser surpreendido com uma dívida vultosa de uma hora para outra. O objetivo é manter o fiador informado sobre a situação do pagamento do aluguel.

    Todos da minha autoria.

    O PLS 275/2015 trata do aperfeiçoamento da modalidade de licitação pública chamada pregão.

    O PLS 288/2017 procura dar transparência ao paciente sobre os serviços prestados pelo hospital. Torna obrigatório que o hospital forneça extrato detalhado de todos os procedimentos realizados e preste informação sobre a cobertura a que faz jus o segurado de plano de saúde privado.

    Apresentei também o PLS para regulamentar o exercício de várias profissões. Na área de adoção de crianças, tenho um PLS que permite a adoção de nome afetivo para essas crianças. Outro, ainda, trata de multas aplicadas por danos ao meio ambiente.

    Na área do esporte, apresentei projeto que cuida da regulamentação da profissão de treinador de futebol. Outro de minha lavra estabelece que os cargos de direção em agências reguladoras devam ser preenchidos exclusivamente por servidores públicos ocupantes de cargos de provimento efetivo do quadro da entidade respectiva.

    Mas o PLS da minha autoria pelo qual tenho verdadeira predileção é o que autoriza a criação de áreas de livre comércio nos Municípios de Brasileia e de Cruzeiro do Sul, no Estado do Acre. Porque esse PLS, o de nº 61, de 2016, certamente trará desenvolvimento econômico e social para essa região do meu Estado, caso seja aprovado. Tenho me empenhado bastante pela sua aprovação nesta Casa.

    Quanto às relatorias de matérias apresentadas por outros Senadores, são três as que, presentemente, estão sob a minha responsabilidade.

    Quero dizer aos meus eleitores, e eles sabem disso, Sr. Presidente, que nunca fui um Senador apenas de gabinete. Não, estive presente no meu Estado sempre, levando os recursos necessários para o desenvolvimento, por meio de emendas parlamentares, brigando para que as obras necessárias fossem realizadas. Ajudei a conseguir máquinas para pavimentar rodovias e estradas vicinais no Estado e também ruas dentro das cidades.

    Outras iniciativas que contaram com o meu apoio foram: a construção de Unidades Básicas de Saúde Fluviais (UBSF); o programa de concessão de cartões reforma para que a população carente possa melhorar as suas condições de moradia; a realização do Festival do Feijão, em Marechal Thaumaturgo; a eletrificação de ramais do programa Luz para Todos, do Governo Federal, e muitas outras ações que seria enfadonho mencionar uma por uma.

    O Sr. Guaracy Silveira (DC - TO) – Um aparte, Senador.

    O SR. PRESIDENTE (Dário Berger. Bloco Maioria/MDB - SC) – Pois não.

    O Sr. Guaracy Silveira (DC - TO) – Senador Gladson, brilhante representante do Estado do Acre, jovem Governador, alegra-me ver a sua folha de serviço. O povo não o teria escolhido se não a tivesse. Muito jovem, mas muito fez e ainda fará justamente pelo nosso Acre, esse Estado da luta heroica de Plácido de Castro e do povo acriano, que lutou para ser brasileiro, uma situação ímpar, distinta, atípica do povo que lutou para ser brasileiro. A Bolívia os queria, mas os acrianos lutaram para serem brasileiros.

    Então, deixa o Senado daqui a alguns dias, Senador, mas tenho certeza de que, pela folha que apresenta – algo realmente notável –, se trata de alguém que realmente resolveu ser um patriota e honrar os seus votos.

    Tenho a notícia de que a sua 1ª Suplente...

    O SR. GLADSON CAMELI (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - AC) – A Senadora Mailza Gomes.

    O Sr. Guaracy Silveira (DC - TO) – ... a Senadora Mailza é uma moça da minha igreja, da Igreja Quadrangular, lá do Acre.

    Já vejo os rastros brilhantes que deixou nesta Casa. Tenho certeza disso. E dou as boas-vindas à Mailza, que estará aqui, continuando a sua missão em prol da Amazônia brasileira, em prol do Acre, em prol da nossa gente e da nossa fé.

    Que Deus abençoe o seu mandato. V. Exa. realmente rompeu uma grande tradição do Acre, quebrando quase uma dinastia. Que V. Exa. tenha muito sucesso. Que Deus dê a V. Exa. sabedoria para governar aquele povo que quis ser brasileiro.

    O SR. GLADSON CAMELI (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - AC) – Amém.

    Muito obrigado, Senador.

    Concedo um aparte ao Senador Sérgio Petecão, do meu querido Estado do Acre, que foi reeleito Senador da República, com uma votação brilhante, porque o povo do Acre reconheceu o grande trabalho que V. Exa. fez e está fazendo nesta Casa do Senado Federal.

    O Sr. Sérgio Petecão (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - AC) – Senador Gladson Cameli, quero agradecer também o aparte.

    Estava no meu gabinete, assistindo à TV Senado, e fiz questão de vir aqui, para contar um pouco da história dessa campanha e também desejar a V. Exa. muita sorte nesse novo desafio, nessa nova empreitada.

    Vi aqui o Senador Guaracy, do Tocantins, falando da história do Acre. Nosso Estado tem uma história bonita. É um povo que lutou para ser brasileiro. Então, o Acre, realmente, é um Estado pequeno, que está lá na fronteira.

(Intervenção fora do microfone.)

    O Sr. Sérgio Petecão (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - AC) – Estamos lá na fronteira com o Peru e a Bolívia, mas tenho orgulho de ser acriano.

    Senador Gladson, realmente, essa foi uma campanha muito difícil, que, com certeza, vai ficar marcada na sua carreira, na sua história política. V. Exa. sabe que eu fui um dos que foi contra a sua candidatura. No começo, eu fui contra, porque eu não entendia: o Senador Gladson tem mais quatro anos de mandato aqui, como Senador, e, de repente, o Gladson chega no meu gabinete, dizendo que tinha o sonho de ser Governador do Estado, porque eu acho que é o sonho de qualquer político ser Governador do seu Estado.

    E eu relutei, Gladson, por conta também das dificuldades que hoje o nosso Estado atravessa. Mas fui voto vencido. Não só eu, mas alguns membros da família dele, que relutamos para que o Gladson não fosse candidato, por conta da situação até confortável que hoje ele vive aqui no Senado, preocupados que estávamos com a vida dele.

    Mas o Gladson topou o desafio. Depois, nós todos entramos na campanha do Gladson, uma campanha alegre, uma campanha bonita, e o povo entendeu a nossa mensagem.

    Eu penso que você está diante de um grande desafio. As condições em que você pega o nosso Estado são condições muito difíceis. O Estado do Acre, no termo popular, é um Estado hoje quebrado. É um Estado quebrado. É um Estado que hoje infelizmente tem números de violência assustadores. Rio Branco, que era uma cidade pacata, uma das menores capitais deste País, hoje é uma das cidades mais violentas do País – Rio Branco, no Acre.

    Então, Gladson, eu quero aproveitar esta oportunidade para te desejar boa sorte. Este não é um desafio seu, é um desafio nosso.

    O SR. GLADSON CAMELI (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - AC) – Obrigado, Senador.

    O Sr. Sérgio Petecão (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - AC) – Trata-se de um grupo de pessoas, de jovens que se uniram e resolveram fazer o enfrentamento com o PT. O PT está no Acre há mais de 20 anos. E, hoje, o resultado disso é essa violência desenfreada que acabei de relatar. E outros: o desemprego, a nossa juventude sem perspectiva nenhuma.

    Então, meu irmão, você vai ter muito trabalho pela frente. Espero que Deus possa ajudá-lo. Se eu pudesse fazer um pedido a V. Exa., eu faria o seguinte: preserve a nossa humildade. Vamos fazer um Governo sem arrogância, sem prepotência, respeitando principalmente as pessoas mais humildes.

    Eu tive uma votação maravilhosa. Se há alguém que não pode reclamar desse povo do Acre, chama-se Sérgio Petecão.

    O SR. GLADSON CAMELI (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - AC) – Muito bem, Senador.

    O Sr. Sérgio Petecão (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - AC) – Eu tive mais votos do que o Governador. (Risos.)

    Mas é um povo generoso, um povo generoso. E todas as vezes em que precisei...

    O SR. GLADSON CAMELI (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - AC) – Quando o Petecão ganhar, quem ganha é o povo.

    O Sr. Sérgio Petecão (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - AC) – Todas as vezes em que precisei, o povo do Acre sempre me estendeu a mão. Então, eu vou estar aqui em Brasília, junto com a Mailza.

    Há uma história... O senhor falou da Mailza. A Mailza é uma amiga, esposa do ex-Prefeito James, que entrou na negociação. Na verdade, a Suplente do Senador Gladson era a minha esposa, a Marfisa.

    O SR. GLADSON CAMELI (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - AC) – A Marfisa, que vai ser Deputada Federal, no lugar do Deputado...

    O Sr. Sérgio Petecão (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - AC) – Ela que era a Suplente do Gladson. E fizemos uma negociação e abrimos mão para a Mailza.

    O SR. GLADSON CAMELI (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - AC) – Uma composição.

    O Sr. Sérgio Petecão (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - AC) – Uma composição política. E abrimos mão para a Mailza.

    Mas, com certeza, é uma pessoa extraordinária, uma mulher simples, muito humilde, que, com certeza, vai nos ajudar muito.

    O outro Senador é o Márcio Bittar, que se elegeu na nossa chapa. Elegemos dois Senadores. O Márcio já tem uma experiência. Foi 1º Secretário lá na Câmara. Ontem eu conversava com o Márcio, e ele fazia algumas considerações sobre alguns desafios que iríamos enfrentar aqui.

    Então, Gladson, boa sorte! Sucesso!

    Eu disse para você, na última conversa que nós tivemos: ouça a sua família, porque nos momentos de alegria e de tristeza estes vão estar do seu lado – a sua família. Procure ouvir os seus amigos verdadeiros, porque, hoje, quando você é Governador, vai ter milhares de amigos. Procure ouvir os seus amigos verdadeiros, aqueles em quem você confia, porque, meu irmão, você vai pegar um pepino grande.

    O SR. GLADSON CAMELI (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - AC) – E um abacaxi. (Risos.)

    O Sr. Sérgio Petecão (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - AC) – Se você pegasse os abacaxis de Itaracá, seria maravilhoso. Você vai pegar um pepino.

    Boa sorte a você, ao Rocha, que é o nosso Vice. Nós elegemos a maioria da bancada federal, nós temos os três Senadores. Então, o momento é propício para realizações. Agora, estamos aí com um Governo novo, um Governo que apresenta uma proposta nova, o Governo Bolsonaro. Eu espero, se Deus quiser, que o povo do Acre possa ter melhores dias.

    Então, amigo, boa sorte.

    E se você me permite, eu queria aproveitar a oportunidade para desejar ao povo acriano, em meu nome, em nome do meu Partido, o PSD, em nome da minha família, um feliz Natal. E, se Deus quiser, possamos ter um 2019 cheio de muitas realizações.

    Boa sorte, Gladson Cameli.

    Vai com Deus!

    O SR. GLADSON CAMELI (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - AC) – Srs. Senadores, a minha relação com o Senador Petecão não é uma relação política, e sim de amizade, de gratidão. Eu ouço muito o Senador Petecão. E é verdade, Senador Petecão. Eu fiz uma pergunta para cinco ex-Governadores, inclusive ao meu tio, que foi Governador, em vida: qual era um defeito de Governador? Foi impressionante, porque os cinco me responderam a mesma coisa, que eu guardo todos os dias quando deito a cabeça no travesseiro, que é: cercar-se de puxa-sacos e só ouvir aquilo que quer ouvir. E eu não quero isso, porque o amigo é aquele que fala a verdade. E é por isso que eu aceitei esse desafio de governar o meu Estado.

    Penso que a atenção que sempre devotei aos problemas concretos do povo acriano tenha sido o trunfo, que, reconhecido, foi decisivo para a minha eleição, em 2018, como Governador do Estado do Acre. Não há outra explicação. Num Estado de pequena população, se comparado aos demais, o meu nome foi sufragado por 223.993 eleitores.

    Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, como eu disse no começo deste discurso, tenho plena consciência da grande responsabilidade que está aqui nos meus ombros.

    Mediante a minha vitória no Acre, foi vitorioso um projeto de Governo que é diferente daquele que vigorou no Estado nos últimos 20 anos. Nosso Governo fará uma administração desenvolvimentista, voltada para facilitar investimentos. Tanto é que quero logo comunicar a todos que querem investir no Acre: nós iremos adotar e abrir o Estado para o agronegócio, para a agricultura familiar, porque precisamos, sim, preservar, mas aquilo que já está aberto no Estado dá para poder impulsionar a nossa economia.

    O desemprego hoje, no Acre, encontra-se no patamar avassalador de 17% da população economicamente ativa. Faremos o Governo das oportunidades! Vamos incentivar o investimento em escoamento da produção, vale dizer investimento em infraestrutura de transportes.

    O Estado encontra-se em más condições financeiras, mas vamos recuperar as finanças estaduais. E por isso eu peço a complacência e a paciência de todo o povo, porque a minha convicção é única: é colocar o Acre nos trilhos corretos para o seu grande desenvolvimento.

    Vamos buscar os recursos necessários para o Estado, para o crescimento econômico e o desenvolvimento social.

    Vamos cuidar da floresta, sim. Vamos cumprir à risca o Código Florestal, que nós aprovamos no Congresso Nacional. Contudo, não vamos nos deixar estagnar por uma mentalidade paralisante. Vamos provar que é possível gerar emprego e renda sem prejudicar a preservação do nosso imenso patrimônio natural, porque o mundo olha a Amazônia como um pulmão, mas estão se esquecendo de 26 milhões de amazônidas que residem lá, e precisamos dar oportunidade para nossa juventude e para a população.

    Vamos combater o tráfico de armas, o contrabando, o tráfico de drogas, vamos cuidar melhor das fronteiras brasileiras que passam pelo Acre, com a ajuda das forças federais, e já visitei o Exército Brasileiro, o 4º BIS para que possamos fazer parcerias para fortalecer as nossas fronteiras e combater o tráfico de armas e de drogas, porque nossas fronteiras estão abertas e nós fazemos fronteiras com dois países, que são o Peru e a Bolívia.

    Haverá uma cooperação conjunta, unida porque não adianta estar olhando pelo retrovisor. Eu sempre digo e repito: a partir do dia 1º de janeiro a responsabilidade é nossa, temos que olhar para frente.

    A criminalidade tomou conta do Estado. À guisa de ilustração, a nossa capital, Rio Branco, hoje apresenta o índice alarmante de 62 mil mortes violentas por cem mil habitantes.

    Vamos nos sentar à mesa com os colegas Governadores das Regiões Norte e Centro-Oeste e implementar políticas integradas de fiscalização.

    De fato, Sr. Presidente...

(Soa a campainha.)

    O SR. GLADSON CAMELI (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - AC) – ... a minha própria expectativa e a do povo acriano sobre o meu Governo é muito grande. Tenho muita, mas muita vontade de acertar e de realizar um bom trabalho.

    Por fim, quero dizer aos colegas Senadores que todos nesta egrégia Casa se tornaram meus amigos; os que ainda não eram, tornaram-se, nesses quatro anos de boa convivência.

    V. Exas. terão, podem ter certeza, um bom amigo, o Governador do Acre. Um amigo solícito, respeitoso e atencioso para com todos os que me procurarem. Espero merecer reciprocidade por parte de V. Exas.

    Levarei saudade desta Casa, habitada por ilustres representantes do povo brasileiro.

    Agradeço, emocionado, a todos os meus pares pelo convívio elevado e respeitoso com que sempre me brindaram no Senado Federal da República.

    Era o que tinha a dizer.

    Meu muito obrigado a todos.

    Concedo a palavra ao nobre Senador Cristovam Buarque.

    O Sr. Cristovam Buarque (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PPS - DF) – Senador Gladson, primeiro quero lhe parabenizar pela coragem de enfrentar o Executivo neste momento tão difícil que teremos nos próximos anos no Brasil. Isso daí é demonstração de uma coisa que lembra um livro do ex-Presidente Kennedy em que ele dizia que a maior qualidade de um político, além da honestidade, é a coragem: enfrentar, inclusive, o que os eleitores não querem em alguns momentos e em que sua consciência indica que é o certo. E a outra é enfrentar desafios, como esse de governar o Acre.

    Ao mesmo tempo em que o parabenizo por isso, queria lhe sugerir um desafio duplo no trabalho do Acre.

    O primeiro é um desafio que acho que deve ser de qualquer um que tenha qualquer cargo político no Brasil: tentar dar um salto na educação da sua cidade, do seu Estado ou do Brasil. Sem isso, o resto não funciona, não adianta. E, se for possível dar continuidade a boas experiências, é preciso dar. Não é o caso de chegar já querendo mudar até o que dá certo.

    E o segundo é aproveitar a vantagem comparativa do Acre, que é a sua localização geográfica, que é a sua floresta, que são suas águas diversas. O Governador que conseguir um projeto que mostre que é possível um desenvolvimento que não destrua florestas, que não polua água, que não destrua o que fica irreversível...

(Soa a campainha.)

    O Sr. Cristovam Buarque (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PPS - DF) – ... recuperar, esse Governador ficará na história do seu Estado, do Brasil e do mundo inteiro.

    Então, são duas sugestões que eu gostaria de dar, esperando um dia ir visitá-lo no Palácio...

    O SR. GLADSON CAMELI (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - AC) – Já está convidado, Senador, até porque o povo acriano... Como comentei com V. Exa., no início de 2018 – é impressionante –, na Serra do Divisor, Serra do Moa, que faz fronteira com o Peru, uma senhora de 60 anos falou "mande um abraço para o Senador Cristovam, que eu acompanho pela Rádio Senado; eu sou uma grande fã dele". Então, eu transmiti a V. Exa.

    O Sr. Cristovam Buarque (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PPS - DF) – Muito obrigado

    O SR. GLADSON CAMELI (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - AC) – Para o senhor ter uma ideia, lá só é pela rádio que as pessoas sabem o que acontece no mundo e no Brasil. Então, para V. Exa. saber como é querido no meu Estado.

    O Sr. Cristovam Buarque (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PPS - DF) – Muito obrigado.

    Eu me lembro de que o senhor falou. Então, eu quero dizer que aceito um abraço agora, aceito outro abraço lá e, quem sabe, ir receber um abraço dela em alguma visita que eu vier a fazer, até porque agora eu vou ter mais tempo.

    O SR. GLADSON CAMELI (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - AC) – Isso.

    O Sr. Cristovam Buarque (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PPS - DF) – Não vou mais precisar viajar num dia e voltar no outro. Vou poder ficar alguns dias em cada lugar.

    Mas, Gladson – desculpe-me chamá-lo assim –, Senador, colega, foi um privilégio tê-lo aqui, muitas vezes com a discrição e a simpatia que nem sempre a gente consegue ver aqui em todos. E parabéns ao Acre por tê-lo como Governador! Eu espero que o senhor volte aqui cada vez que vier a Brasília, Governador tem que vir a Brasília... Passe aqui para tomar um cafezinho com seus colegas, e, se me ligar, como eu moro em Brasília, eu virei aqui para conversar sobre...

    O SR. GLADSON CAMELI (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - AC) – Até porque quero ouvi-lo muito, principalmente pela educação, porque o senhor é um grande...

    O Sr. Cristovam Buarque (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PPS - DF) – Pronto. Eu vou estar por aqui: não no Senado, mas no Distrito Federal.

    Um grande abraço.

    O SR. GLADSON CAMELI (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - AC) – Amém, Senador!

    O Sr. Cristovam Buarque (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PPS - DF) – Parabéns ao senhor e parabéns ao povo do Acre!

    O SR. GLADSON CAMELI (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - AC) – Amém!

    Senador Randolfe...

    O Sr. Randolfe Rodrigues (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/REDE - AP) – Senador Gladson, apesar de nossas distâncias... Eu ainda dizia ontem que o centro-sul não tem dimensão do que é a Amazônia. Muitas vezes devem ter procurado o senhor e dito "o senhor é do Acre; eu tenho um amigo no Amapá", assim como dizem para mim "o senhor é do Amapá; eu tenho um amigo no Acre", como se fosse ao lado. Mal sabem...

    O SR. GLADSON CAMELI (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - AC) – A distância.

    O Sr. Randolfe Rodrigues (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/REDE - AP) – ... que a distância, que o nosso território, a Amazônia, que corresponde a dois terços do Território nacional, com a maior floresta tropical do Planeta, as nossas distâncias tornam muito mais fácil um voo de Rio Branco para São Paulo ou de Macapá para São Paulo do que entre nossas capitais.

    O SR. GLADSON CAMELI (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - AC) – É verdade.

    O Sr. Randolfe Rodrigues (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/REDE - AP) – Mas nós somos irmãos.

    O SR. GLADSON CAMELI (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - AC) – Amém.

    O Sr. Randolfe Rodrigues (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/REDE - AP) – Assim como a Amazônia, gigantesca, nossos rios são tão gigantescos, que V. Exa. vem de onde nascem os rios que desaguam na minha Macapá, que desaguam no Amapá. Por isso, quando um Governador irmão assume, nós temos um conjunto de desafios amazônidas a responder que é do tamanho da nossa região. Nós temos uma resposta, temos respostas a dar à nossa sociedade, ao nosso povo. Aqui no Senado, somos representantes dos nossos Estados-membros amazônidas.

    Há outro fato que nos une, acrianos e amapaenses: somos os únicos territórios nacionais que estamos no Brasil porque lutamos para ser Brasil.

    O SR. GLADSON CAMELI (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - AC) – É verdade.

    O Sr. Randolfe Rodrigues (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/REDE - AP) – V. Exa., pelos antecedentes históricos das foices de Plácido de Castro; o Amapá, pelos feitos heroicos do Cunani, de Francisco Xavier da Veiga Cabral, no séc. XIX. Nós estamos no Brasil porque lutamos para ser Brasil. A expansão geográfica que entregou os nossos dois Estados ao Território Nacional foi a partir do derramamento de sangue de brasileiros.

(Soa a campainha.)

    O Sr. Randolfe Rodrigues (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/REDE - AP) – Então, nós temos responsabilidade com os nossos ancestrais, temos responsabilidade com o nosso povo, e temos responsabilidades também para com o mundo. Estamos no coração de uma floresta tropical do Planeta, responsável pelo equilíbrio climático do Planeta. Mas, como V. Exa. muito bem disse, temos que dar resposta a 12 milhões de amazônidas que vivem em nossos Estados, em especial nas nossas grandes metrópoles, nas nossas cidades, como é o caso de Macapá e de Rio Branco. É isso que chamamos de desenvolvimento com sustentabilidade.

    O SR. GLADSON CAMELI (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - AC) – Isso!

    O Sr. Randolfe Rodrigues (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/REDE - AP) – Garantir sustentabilidade, garantir o equilíbrio da Floresta, mas também não ser contra o que compreendemos como desenvolvimento para geração de emprego e renda para os nossos cidadãos. Esse é um desafio dificílimo para todos nós amazônidas.

    V. Exa. aqui tem comungado da simpatia...

(Soa a campainha.)

    O Sr. Randolfe Rodrigues (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/REDE - AP) – ... como já disse o Senador Cristovam, de todos os colegas. Eu exulto que seu Governo dê certo.

    O SR. GLADSON CAMELI (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - AC) – Obrigado!

    O Sr. Randolfe Rodrigues (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/REDE - AP) – E nós estaremos aqui torcendo para que isso ocorra. E tenha certeza, como temos realidades muito parecidas, estaremos sempre na agenda comum de defesa do interesse dos nossos Estados. Eu torço e espero que, daqui a quatro anos, ou melhor, antes disso, cumprimentar V. Exa. pela condução e pelo Governo que estará fazendo, de que estará à frente no Estado irmão do Acre.

    V. Exa. sai daqui, mas tenho certeza de que deixa amigos e, mais do que isso, tenho certeza de que deixa um conjunto, não de Senadores somente do Amapá, não de Senadores somente do Acre, mas Senadores com compromisso com a pauta da Amazônia, para estar junto na agenda de V. Exa.

    O SR. GLADSON CAMELI (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - AC) – Muito obrigado, Senador.

    Então, finalizando...

    O Sr. Antonio Anastasia (Bloco Social Democrata/PSDB - MG) – Senador Cameli!

    O SR. GLADSON CAMELI (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - AC) – Ah, o grande amigo, Senador Anastasia! É uma honra conceder um aparte a V. Exa..

    O Sr. Antonio Anastasia (Bloco Social Democrata/PSDB - MG) – Muito obrigado. Agradeço muito a V. Exa. a gentileza da concessão do aparte, mas, estando em meu gabinete e vendo pela televisão o discurso de V. Exa., fiz questão de estar aqui exatamente para saudá-lo, fazendo eco e coro aos nossos pares, que, de maneira tão correta e adequada, estão fazendo aqui a saudação de despedida a V. Exa., que assume, com o aplauso muito vigoroso e extremamente majoritário da população de seu Estado, o Governo no Palácio Rio Branco, capital do Estado do Acre.

    Eu quero registrar aqui os meus cumprimentos, desejar a V. Exa. muita sorte, muita dedicação. Sei de seus planos, calcados na eficiência, no empreendedorismo de uma gestão voltada para as técnicas mais modernas e mais adequadas para uma Administração Pública azeitada e voltada para o futuro, como bem disse agora o Senador Randolfe: os Estados amazônicos têm desafios muito especiais, distintos daqueles como o meu, Minas Gerais, que já tem uma história distinta, mas nem por isso o Estado do Acre tem dificuldades menores. Ao contrário, certamente são dificuldades tão grandes quanto às dos Estados maiores da Federação, e tenho certeza de que V. Exa., com seu tirocínio, com a sua simpatia, em especial, com a sua calma, com o conhecimento que tem de sua terra e de sua gente, fará um governo extraordinário, recebendo ainda mais o aplauso de seus conterrâneos.

    Fiquei muito feliz, durante esse período de nosso convívio aqui no Senado da República, como os nossos pares aqui disseram, com esse contato permanente com V. Exa., volto a dizer, sempre com a sua simpatia, com o seu sorriso, com a sua palavra amena e amigável, com o seu trabalho e com a sua dedicação.

    Quero registrar, portanto, aqui, o meu desejo de muito sucesso na administração do Estado do Acre, na certeza de que um jovem Governador, como foi um jovem Senador, será muito exitoso e levará felicidade, desenvolvimento e prosperidade ao querido Estado-irmão do Acre.

    Parabéns, Senador Cameli, e que Deus o acompanhe!

    O SR. GLADSON CAMELI (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - AC) – Obrigado, Senador Anastasia.

    Então, eu finalizo o meu discurso em nome do meu Guilherme, que representa todas as crianças brasileiras, que foram, Senador Anastasia, quem mais me motivou. Quem mais me deu forças foram as crianças, nas caminhadas, nos discursos, as crianças pedindo aos pais para colocarem um adesivo no carro: "Vote no tio Gladson".

    A responsabilidade está aqui nestes ombros, e eu não vou decepcionar o povo do meu Estado. Eu irei fazer um governo que venha a beneficiar as famílias, que venha a beneficiar o povo acriano, e não a partido político, porque nós, que fomos eleitos ou reeleitos... Quem não entendeu o recado das urnas, comece a arrumar a mala, porque são só quatro anos, porque o recado foi bem claro.

    Então, cabe a nós, políticos e representantes do povo brasileiro, honrar o voto e a oportunidade que o povo nos deu de representá-lo.

    Concedo a palavra ao nosso Presidente, Senador Dário. É uma honra poder fazer este discurso final com V. Exa. na Presidência do Senado Federal.

    O SR. PRESIDENTE (Dário Berger. Bloco Maioria/MDB - SC) – Senador Gladson, eu quero também me associar aos nossos nobres Senadores e prestar homenagens a V. Exa. pela grande vitória, pela grande conquista, sobretudo nos tempos difíceis da política que nós estamos vivendo.

    V. Exa. foi um vencedor. V. Exa. foi um companheiro de primeira hora aqui, e nada acontece por acaso: essa grande vitória de V. Exa. é fruto do seu trabalho, passo a passo, subindo degrau por degrau, com que conquistou essa grande vitória.

    Nada honra mais o ser humano do que ser distinguido pelo seu povo para dirigir os seus destinos, e V. Exa. está de parabéns! Eu queria cumprimentá-lo, desejar-lhe todo o sucesso, porque o seu sucesso, Senador, será o sucesso do povo do Acre. Eu não tenho dúvida de que, com a sua juventude, com a sua coragem, com a sua determinação, com o seu desempenho e com a sua inteligência, V. Exa. deverá se transformar em um grande governador do Acre, com o apoio do Petecão, que é o nosso querido amigo aqui.

    Não é por acaso que essa vitória aconteceu. Vocês formaram, realmente, um time vencedor; um time simples, humilde, com vontade de construir, de avançar.

    Portanto, eu queria, aqui, da Presidência do Senado Federal, ter essa honra de poder homenageá-lo e desejar-lhe muita fé, coragem e determinação para enfrentar os problemas de frente, com os pés no chão e com os olhos voltados para o futuro. 

(Soa a campainha.)

    O SR. PRESIDENTE (Dário Berger. Bloco Maioria/MDB - SC) – Parabéns a V. Exa., mais uma vez, e conte conosco, aqui no Senado Federal, para encaminhar os pleitos do Acre que forem necessários para que possamos fazer lá um grande governo.

    O SR. GLADSON CAMELI (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - AC) – Muito obrigado, Sr. Presidente.

    E quero finalizar dizendo uma frase: o Governo não pode dar errado. Ele tem que dar certo. Não existe o meio termo. E quem apostar que vai dar errado vai perder, porque deu certo, vai dar certo. Eu estou determinado, estou com Deus no meu coração, poder não só para a minha cabeça. E vamos colocar em prática tudo aquilo que dissemos no período eleitoral, porque o meu plano de governo, Senador Anastasia, foi feito por pessoas capacitadas, por reitores, formadores de opinião, pessoas voluntárias que nos ajudaram a fazer esse plano de governo, no qual eu mais pedi: "Não me façam um plano de governo em que eu irei transformar o Acre numa Suíça; vamos fazer um plano de governo pé no chão, com os recursos que temos, porque dá para governar."

(Soa a campainha.)

    O SR. GLADSON CAMELI (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - AC) – Muito obrigado a todos! Meu muito obrigado!

    E comunico à Mesa Diretora do Senado Federal que, a partir do dia 26, a Senadora Mailza Gomes assumirá o cargo de Senadora da República pelo Estado do Acre, pelo Progressista.

    Meu muito obrigado. E assim seja a vontade.

    Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/12/2018 - Página 52