Discurso durante a 156ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Comemoração dos 50 anos da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Pará.

Autor
Paulo Rocha (PT - Partido dos Trabalhadores/PA)
Nome completo: Paulo Roberto Galvão da Rocha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Comemoração dos 50 anos da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Pará.
Publicação
Publicação no DSF de 14/12/2018 - Página 63
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, FEDERAÇÃO, TRABALHADOR, AGRICULTURA, ESTADO DO PARA (PA).

    O SR. PAULO ROCHA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PA. Para discursar.) – Na verdade, é só para registrar, em cinco minutos – é um discurso longo, mas em cinco minutos eu o resumo –, Presidente, aqui da tribuna do Senado Federal, o aniversário da fundação da federação dos trabalhadores e trabalhadoras da agricultura do meu Estado, o Estado do Pará, a Fetagri, que completa 50 anos de atividades, dos quais 30 anos são filiados à CUT, quando ela passou a atuar mais firmemente nos interesses dos trabalhadores.

    Todos sabem que o Pará é um dos Estados, embora seja de grande territorialidade de terras, com maiores conflitos de terra, inclusive com eliminação e assassinato de lideranças na luta pela terra. Em trinta anos de atividades nessa área, a Fetagri e os camponeses do Pará se transformaram nos grandes lutadores por políticas públicas, inclusive, que transformaram...

    Por exemplo, uma das bandeiras, na época, foi o denominado Grito do Campo, que depois se transformou em o Grito da Terra Brasil. Foi a partir dessas lutas. No caso da Fetagri, naquela época, os camponeses lutavam para democratizar o acesso ao crédito e à assistência técnica. Uma vez que tinham sido criados os fundos constitucionais das regiões, para alavancar as regiões, a Fetagri se notabilizou pela luta para buscar créditos com menor correção, com melhores juros, para que se pudesse criar a condição para isso que chamavam de democratizar o crédito e a assistência técnica.

    E foi com essa luta que se transformou no Grito da Terra Brasil, que se transformou em grandes bandeiras. Depois, por exemplo, quando o Presidente Lula assumiu o Governo, teve a oportunidade de transformar essas bandeiras dos camponeses do Pará em programas de Governo: caso do Pronaf e tantas outras conquistas, que foram transformadas em planos de Governo. Foi aí que houve a questão da moradia também no campo, o PNHR, o Luz para Todos. Foram, portanto, produtos dessa história, dessa luta dos camponeses brasileiros que surgiu lá na minha terra, no Pará.

    Portanto, queria registrar essa luta dos camponeses através da sua maior entidade, a Fetagri, que, naturalmente, organiza essas lutas e dirige essas lutas. São 50 anos de luta, 50 anos de história, mas tem que se preparar para o que está por vir no próximo Governo, que são desafios. Pelo que está sendo anunciado, voltam, de novo, desafios para os trabalhadores rurais brasileiros, no sentido de dar continuidade às políticas que venham realmente desenvolver o campo e o interior, através da luta pela terra, do desenvolvimento da agricultura familiar, para diminuir as desigualdades no campo e dar dignidade para o nosso povo e a nossa gente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/12/2018 - Página 63