Discurso durante a 155ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da realização de audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais, com a presença do Dr. John Bilezikian, Chefe da Divisão de Endocrinologia da Universidade de Columbia, em Nova Iorque, para debater acerca das doenças ósseas metabólicas.

Autor
Edison Lobão (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/MA)
Nome completo: Edison Lobão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE:
  • Registro da realização de audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais, com a presença do Dr. John Bilezikian, Chefe da Divisão de Endocrinologia da Universidade de Columbia, em Nova Iorque, para debater acerca das doenças ósseas metabólicas.
Publicação
Publicação no DSF de 13/12/2018 - Página 99
Assunto
Outros > SAUDE
Indexação
  • REGISTRO, COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS (CAS), SENADO, REALIZAÇÃO, AUDIENCIA PUBLICA, PARTICIPAÇÃO, PROFESSOR, MEDICINA, FARMACOLOGIA, ORIGEM, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), OBJETIVO, DEBATE, ASSUNTO, DOENÇA.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SECRETARIA DE REGISTRO E REDAÇÃO PARLAMENTAR - SERERP

COORDENAÇÃO DE REDAÇÃO E MONTAGEM - COREM

12/12/2018


    O SR. EDISON LOBÃO (Bloco Maioria/MDB - MA. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, demais convidados, é com imenso prazer que recebemos hoje, nesta Audiência Pública, realizada em conjunto com a Comissão de Assuntos Sociais, o Dr. John Bilezikian, professor de Medicina e Farmacologia, Chefe da Divisão de Endocrinologia e Diretor do Programa de Doenças Metabólicas Ósseas do Centro Médico da Universidade de Columbia, em Nova Iorque.

    Um dos motivos que me fizeram requerer esta Audiência Pública é o fato de estarmos diante de uma das maiores referências internacionais no campo das doenças ósseas metabólicas - senão a maior.

    Uma breve passada de olhos sobre as suas credenciais não deixa dúvidas sobre essa afirmação. Dentre inúmeras, mencionarei apenas algumas delas.

    Os maiores interesses do Dr. Bilezikian em pesquisa estão relacionados à investigação de doenças ósteo-metabólicas, em particular, o hiperparatiroidismo e o hipoparatiroidismo primários, bem como a osteoporose.

    Seus estudos sobre o hormônio paratiroidal nessas doenças, no que diz respeito à etiologia, manifestações clínicas, patofisiologia, mecanismos de envolvimento esqueletal e terapia, são mundialmente reconhecidos como uma referência no conhecimento dessas doenças.

    Não por outras razões, seu trabalho tem sido ininterruptamente patrocinado, durante 45 anos, pelo National Institutes of Health, a agência de pesquisa médica do governo norte-americano. Esse fato fala por si sobre a importância do Dr. Bilezikian como médico-pesquisador.

    O Dr. John Bilezikian participou, também, de diversos painéis do National Institutes of Health, tendo atuado como presidente do Painel de Desenvolvimento do Consenso Sobre Dosagem Ótima de Cálcio e co-presidente dos dois últimos workshops da instituição sobre hiperparatiroidismo primário.

    Seu trabalho tem sido reconhecido por seus pares, não apenas nos Estados Unidos, como também no Canadá, Rússia, Itália, Romênia e Armênia.

    No Brasil, o Dr. Bilezikian já foi homenageado várias vezes pela Sociedade de Endocrinologia e Metabolismo, pela Sociedade de Densitometria e pela Sociedade de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo, da qual recebeu o título de Membro Honorário.

    E aqui chegamos ao segundo motivo desta homenagem ao Dr. Bilezikian: o seu forte envolvimento com a medicina brasileira no seu campo de especialização.

    Desde 1999, o passaporte do Dr. Bilezikian foi carimbado 49 vezes pelas autoridades brasileiras. Visitou diversas cidades em nosso País, onde generosamente compartilhou seu conhecimento por meio de palestras e pesquisas, em um total de 25 eventos científicos.

    O Dr. John Bilezikian já treinou pessoalmente mais de 70 novos colegas de 14 países diferentes. Um terço desses fellows estrangeiros são brasileiros, o que torna sua relação com o Brasil ainda mais próxima e especial.

    O Dr. Bilezikian deixa um pouco do seu conhecimento por aqui, com os seus herdeiros brasileiros. Aliás, de suas mais de 800 publicações de alto impacto, muitas delas têm a contribuição de co-autores ou cientistas brasileiros.

    A paixão do Dr. Bilezikian pela medicina e pela geração de novos conhecimentos só é comparável à sua alegria e vontade genuína de transmitir essa paixão e o conhecimento à próxima geração de cientistas da área, o que revela a sua personalidade extremamente generosa.

    Senhoras Senadoras, senhores Senadores, eu poderia seguir falando aqui por muito tempo sobre o Dr. Bilezikian.

    Poderia enumerar as publicações especializadas que dirigiu e com as quais colaborou e colabora; poderia relacionar as obras que publicou ou fazer uma lista dos prêmios, honrarias e homenagens com as quais tem sido distinguido ao longo de sua profícua carreira, ainda em pleno curso.

    Isso seria desnecessário, no entanto, porque a obra desse homem fala por si.

    São décadas de vida dedicadas ao estudo, à pesquisa e ao ensino, numa atividade fecunda, desenvolvida sempre em benefício da humanidade e que serve de exemplo a todos nós.

    Por isso, só nos resta agradecer.

    Muito obrigado e parabéns, Dr. John Bilezikian!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/12/2018 - Página 99