Pela ordem durante a Reunião Preparatória, no Senado Federal

Solicitação de estabelecimento de tempo máximo para os pronunciamentos de "questão de ordem" e "pela ordem" durante a sessão preparatória.

Autor
Jayme Campos (DEM - Democratas/MT)
Nome completo: Jayme Veríssimo de Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
SENADO:
  • Solicitação de estabelecimento de tempo máximo para os pronunciamentos de "questão de ordem" e "pela ordem" durante a sessão preparatória.
Publicação
Publicação no DSF de 02/02/2019 - Página 24
Assunto
Outros > SENADO
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, DEFINIÇÃO, PRAZO, MANIFESTAÇÃO, REFERENCIA, QUESTÃO DE ORDEM, REUNIÃO PREPARATORIA.

    O SR. JAYME CAMPOS (DEM - MT. Pela ordem.) – Um minuto só.

    Eu queria encaminhar aqui uma proposta naturalmente a todo o Colegiado, os nossos pares. Nós temos que definir, deixar muito bem claro que na questão de ordem você tem que invocar os artigos, parágrafos e incisos. E o que é pela ordem? Na medida, se nós formos continuar no encaminhamento que está sendo feito aqui, nós vamos atravessar a madrugada, amanhã, depois de amanhã e, com certeza, não vamos chegar a um denominador comum. Todo mundo tem a sua opinião, do ponto de vista de se é aberto ou se é fechado. Eu respeito todos eles.

    O que nós temos que fazer aqui, Sr. Presidente, é trazermos aqui uma coisa mais de forma concreta, concreta. Até porque, se me permite, todos nós aqui – eu imagino que a maioria absoluta – temos alguns convidados que vieram naturalmente dos nossos Estados nos prestigiar. E, da maneira como está indo aqui, com certeza os nossos convidados vão ficar à mercê da nossa presença, eventualmente aqueles que têm alguns eventos, algum jantar, têm recepção, etc.

    Queria encaminhar uma proposta ao Plenário no sentido de nós estabelecermos aqui: quando é uma questão de ordem, estabelece dez minutos; se é pela ordem, quatro, cinco minutos no máximo. Aí eu acho que a coisa vai fluir melhor. Se possível, nós cumprimos aqui o processo de votação, em que pese o Regimento Interno da Casa dizer o seguinte – é muito claro –: hoje é a posse dos Srs. Senadores e Senadoras eleitas, e isso não significa que obrigatoriamente nós tenhamos que fazer o processo de votação hoje ainda, no dia de hoje. É a posse no dia primeiro que está estabelecida no nosso Regimento Interno.

    Então, quero fazer esse encaminhamento aqui aos nossos colegas Senadores e Senadoras, para fluírem bem os trabalhos presididos por V. Exa.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/02/2019 - Página 24