Discurso durante a Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Preocupação com os ribeirinhos das regiões de Guajará-Mirim, Nova Mamoré e Porto Velho devido a possibilidade de novas enchentes.

Autor
Acir Gurgacz (PDT - Partido Democrático Trabalhista/RO)
Nome completo: Acir Marcos Gurgacz
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CALAMIDADE:
  • Preocupação com os ribeirinhos das regiões de Guajará-Mirim, Nova Mamoré e Porto Velho devido a possibilidade de novas enchentes.
Publicação
Publicação no DSF de 16/02/2019 - Página 38
Assunto
Outros > CALAMIDADE
Indexação
  • APREENSÃO, POSSIBILIDADE, INUNDAÇÃO, MUNICIPIO, GUAJARA-MIRIM (RO), NOVA MAMORE (RO), PORTO VELHO (RO), COMENTARIO, NECESSIDADE, PREVENÇÃO, PREFEITURA.

    O SR. ACIR GURGACZ (Bloco Parlamentar Senado Independente/PDT - RO) – Sr. Presidente, se V. Exa...

    O SR. PRESIDENTE (Jorge Kajuru. Bloco Parlamentar Senado Independente/PSB - GO) – Olha quem está aqui!

    O SR. ACIR GURGACZ (Bloco Parlamentar Senado Independente/PDT - RO) – ... me permite o registro...

    O SR. PRESIDENTE (Jorge Kajuru. Bloco Parlamentar Senado Independente/PSB - GO) – Esse catarinense que orgulha Santa Catarina, um homem absolutamente educado, preparado, eu tenho o maior orgulho de ser seu companheiro, Senador Dário.

    O SR. ACIR GURGACZ (Bloco Parlamentar Senado Independente/PDT - RO) – Acir. Senador Acir, de Rondônia.

    O SR. PRESIDENTE (Jorge Kajuru. Bloco Parlamentar Senado Independente/PSB - GO) – Senador Acir, desculpa, não enxergo!

    O SR. ACIR GURGACZ (Bloco Parlamentar Senado Independente/PDT - RO) – Só para fazer um registro enquanto o Senador Izalci vai à tribuna.

    O SR. PRESIDENTE (Jorge Kajuru. Bloco Parlamentar Senado Independente/PSB - GO) – É, é o Senador Acir, de Rondônia.

    O SR. ACIR GURGACZ (Bloco Parlamentar Senado Independente/PDT - RO) – Isso.

    O SR. PRESIDENTE (Jorge Kajuru. Bloco Parlamentar Senado Independente/PSB - GO) – Eu estava olhando, achando que era o Dário, de Santa Catarina.

    O SR. ACIR GURGACZ (Bloco Parlamentar Senado Independente/PDT - RO) – Na verdade, nós somos muito parecidos, não é?

    O SR. PRESIDENTE (Jorge Kajuru. Bloco Parlamentar Senado Independente/PSB - GO) – São.

    O SR. ACIR GURGACZ (Bloco Parlamentar Senado Independente/PDT - RO) – O pessoal do Sul é muito parecido, não é, Senador Kajuru?

    O SR. PRESIDENTE (Jorge Kajuru. Bloco Parlamentar Senado Independente/PSB - GO) – Principalmente em comportamento.

    O SR. ACIR GURGACZ (Bloco Parlamentar Senado Independente/PDT - RO. Pela ordem.) – Muito bem. Só para fazer um registro, Sr. Presidente.

    Em final de fevereiro, começo de março do ano 2014, houve uma enchente muito grande no Estado de Rondônia, principalmente nas cidades de Guajará-Mirim, Nova Mamoré e na capital Porto Velho, e as chuvas neste ano estão muito parecidas...

    O SR. PRESIDENTE (Jorge Kajuru. Bloco Parlamentar Senado Independente/PSB - GO) – Sim.

    O SR. ACIR GURGACZ (Bloco Parlamentar Senado Independente/PDT - RO) – ... com o que aconteceu em 2014, não só no Estado de Rondônia, mas principalmente na Bolívia, onde estão os afluentes do Rio Mamoré e do Rio Madeira.

    Então, eu quero aqui fazer um apelo às prefeituras de Guajará-Mirim, de Nova Mamoré, principalmente de Porto Velho, para que façam um trabalho preventivo com as famílias que moram – são as famílias dos ribeirinhos, principalmente – nessas regiões, para que não sejam tomadas de surpresa por uma nova enchente que poderá acontecer – esperamos que não aconteça. É uma questão da natureza, nós não podemos querer ou não querer, ela acontecerá ou não, mas é importante prevenir, é melhor prevenir do que remediar.

    O SR. PRESIDENTE (Jorge Kajuru. Bloco Parlamentar Senado Independente/PSB - GO) – Claro!

    O SR. ACIR GURGACZ (Bloco Parlamentar Senado Independente/PDT - RO) – Então, fica aqui o meu apelo ao Governo do Estado de Rondônia, que já está em alerta – o Governador está em alerta com toda a sua equipe –, e também às prefeituras de Guajará-Mirim, Nova Mamoré e principalmente Porto Velho, para que as famílias possam ser abrigadas já antes que essa enchente aconteça.

    Muito obrigado pelo tempo, Senador.

    O SR. PRESIDENTE (Jorge Kajuru. Bloco Parlamentar Senado Independente/PSB - GO) – Senador Acir, o apelo é oportuno e necessário. Rondônia inteira vai reconhecer esse seu apelo e eu aproveito para dizer que, na última vez que conversamos, eu me lembrei de Porto Velho e me lembrei de Arapiraca, onde eu fiz palestras e fui muito bem recebido. Grande abraço ao seu Estado, muito obrigado.

    Bem, Senador Izalci Lucas – nós vamos ter agora mais uma aula com certeza, porque o pronunciamento dele é sempre cirúrgico, esse exemplo do Distrito Federal –, permita-me rapidamente dizer o seguinte – eu não posso perder a piada, posso perder o amigo: é a terceira vez que eu, Jorge Kajuru, de Goiás, orgulhosamente, ocupo esta cadeira aqui, como Presidente do Senado, numa sessão. Da primeira vez, fiquei uma hora e meia; na segunda, anteontem, fiquei 3 horas; e, hoje, vou ficar por alguns minutos, porque eu preciso falar aqui de um assunto por cinco minutos no uso da minha Liderança, que sou, do partido PSB. Presidente Davi Alcolumbre, meu amigo querido, como foi elogiado aqui, mediador, equilibrado, de que eu tanto gosto, eu estou começando a gostar desta cadeira aqui. Eu estou querendo assumir esta Presidência aqui do Senado, hein! O Izalci sempre me dá essa chance e eu sempre devolvo a ele, evidentemente, o direito agora para usar a tribuna pelo tempo regimental e pelo tempo que for necessário em função do conteúdo que nós já sabemos que vai ter o seu pronunciamento.

    Por favor, Senador Izalci Lucas, do Distrito Federal.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/02/2019 - Página 38