Fala da Presidência durante a Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Pesar pelo falecimento do ex-Deputado Federal, ex-Deputado Estadual, Padre Roque Zimmermann.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Pesar pelo falecimento do ex-Deputado Federal, ex-Deputado Estadual, Padre Roque Zimmermann.
Publicação
Publicação no DSF de 19/02/2019 - Página 7
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, EX-DEPUTADO, PROFESSOR, FILIAÇÃO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), NATURALIDADE, SANTO CRISTO (RS), APRESENTAÇÃO, PESAMES, FAMILIA.

    O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) – Declaro aberta a sessão.

    Sob a proteção de Deus, iniciamos nossos trabalhos.

    A Presidência comunica ao Plenário que há expediente sobre a mesa, que, nos termos do art. 241 do Regimento Interno, vai à publicação no Diário do Senado Federal.

    Eu estou encaminhando à Mesa, neste momento, um voto de pesar:

    Sr. Presidente, requeiro, nos termos do art. 222 do Regimento Interno do Senado Federal, inserção em ata do voto de pesar à família e amigos de Padre Roque pelo falecimento do mesmo.

    Requeiro ainda que seja enviada cópia do presente voto, conforme dados em anexo:

    É com tristeza que comunico a morte do amigo Padre Roque Zimmermann, ocorrida no dia de ontem. Padre Roque, ex-Deputado Estadual, ex-Deputado Federal, é irmão do meu também amigo e ex-Deputado Federal Tarcísio Zimmermann.

    Natural de Santo Cristo, Rio Grande do Sul, Padre Roque tinha 79 anos. Padre e professor universitário da cidade de Ponta Grossa, Roque foi membro da Teologia da Libertação e ativo militante pelos direitos humanos. Sempre lutou pelos movimentos sociais, notadamente em defesa dos mais pobres, pequenos agricultores e trabalhadores rurais sem terra.

    Filiou-se ao PT em 1987, onde exerceu o cargo de direção partidária municipal e estadual. Elegeu-se Deputado Federal em 1994. Destacou-se pela defesa dos trabalhadores, trabalhadoras e dos pequenos produtores, atuando nas comissões da Câmara Federal, com determinação principalmente nas Comissões de Agricultura, Educação, Serviço Público e Direitos Humanos, tendo sido reeleito em 1988.

    No ano de 2002, foi escolhido como candidato a Governador do Paraná pelo seu partido, o Partido dos Trabalhadores, obtendo uma belíssima votação na época, cerca de 17% dos votos. No ano seguinte, assumiu, a convite do Governador Requião, a Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social do Paraná onde exerceu o cargo de Secretário de Estado até 2006, quando se licenciou para ser candidato a Deputado Estadual.

    Padre Roque foi um homem que marcou seu tempo... Um defensor, posso dizer, das melhores causas da nossa gente. Ele fez o bom combate, o bom debate sem nunca abandonar a fé.

    Agora ele foi descansar, foi chamado por Deus e estará no alto, rezando pelo povo brasileiro e por toda humanidade.

    O corpo do Padre Roque Zimmermann foi velado na casa dele, em Ponta Grossa, na manhã deste domingo. O corpo foi sepultado em Santo Ângelo, lá no meu querido Rio Grande do Sul.

    Era isso, senhores e senhoras. Será encaminhado esse voto de pesar aos familiares e ao seu partido.

    Vamos de imediato, então, aos oradores inscritos.

    Em primeiro lugar, o Senador Izalci Lucas. (Pausa.)

    Não se encontra.

    Em segundo lugar, o Senador Jorge Kajuru, a quem de imediato concedo a palavra. (Pausa.)

    Senador Jorge Kajuru, permita que eu diga, fazia muito tempo que eu não saía no principal jornal do meu Estado. E saiu com destaque aquele debate que nós tivemos aqui na sexta-feira.

    Eu e V. Exa., por exemplo... É o centro. A foto é do Plenário, nos registra e, ao mesmo tempo, o nosso debate sobre a importância da Lei Kandir, da dívida dos Estados.

    Enfim, o trabalho que nós fizemos aqui.

    Cumprimento V. Exa. em nome de todos aqueles do Rio Grande que acompanharam aquele debate.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/02/2019 - Página 7