Pronunciamento de Kátia Abreu em 14/03/2019
Fala da Presidência durante a 22ª Sessão Especial, no Senado Federal
Encerramento da Sessão Especial destinada a comemorar os 98 anos do jornal Folha de São Paulo e a homenagear, in memoriam, o Diretor de Redação Otávio Frias.
- Autor
- Kátia Abreu (PDT - Partido Democrático Trabalhista/TO)
- Nome completo: Kátia Regina de Abreu
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM:
- Encerramento da Sessão Especial destinada a comemorar os 98 anos do jornal Folha de São Paulo e a homenagear, in memoriam, o Diretor de Redação Otávio Frias.
- Publicação
- Publicação no DSF de 15/03/2019 - Página 43
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM
- Indexação
-
- ENCERRAMENTO, SESSÃO ESPECIAL, DESTINAÇÃO, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, HOMENAGEM POSTUMA, JORNALISTA, OTAVIO FRIAS, DIRETOR, REDAÇÃO, PERIODICO.
A SRA. PRESIDENTE (Kátia Abreu. Bloco Parlamentar Senado Independente/PDT - TO) – Obrigada, Maria Cristina Frias, pelas suas palavras, pela sua presença aqui nesta importante sessão para todos nós, não só para a Folha.
Hoje, nós estamos homenageando o aniversário da Folha e também trazendo a lembrança de Otavio Frias, que faleceu há seis meses, mas, de certa forma, nós estamos aqui falando de toda a imprensa brasileira, num momento crítico para o Brasil, num momento crítico pelo qual a democracia está passando.
Nada é mais importante do que isso. Eu não conheço nenhuma democracia no mundo onde a imprensa seja amordaçada, calada, destruída, criticada, abusada. Contestar, sim! Esse é um direito que todos nós temos se nos sentirmos injustiçados, como disse agora há pouco.
Temos a Justiça para isso. Podemos abrir processos e nos defender. É um direito que nós temos e não devemos temer isto também: quando nos sentirmos atacados injustamente dar o grito dos injustiçados, mas calar a imprensa é inadmissível!
Começamos com ataques à Rede Globo de Televisão, começamos depois com ataques à Folha de S.Paulo, depois ao Estado de S. Paulo e, agora, não há mais limites.
Mas eu quero dizer a todos vocês que não posso falar por 100% desta Casa, mas pela grande maioria dos Senadores desta Casa, que aqui nós não permitiremos nada contra a democracia. E para valorizar, defender e proteger a democracia, a liberdade de imprensa está incluída nesse rol. Fiquem despreocupados.
Muito obrigada a todos pela participação.
Registro a presença do Senador Reguffe, de Brasília, do DF, e também do Senador Luis Carlos Heinze, do Rio Grande do Sul.
Muito obrigada a todos que participaram deste evento. Mando também uma lembrança especial a toda a imprensa do Estado do Tocantins, ao Jornal do Tocantins, a todos os blogues da capital e do interior, a todas as rádios comunitárias e privadas, à imprensa de televisão, às empresas de televisão, a todos vocês. E também me dirijo a cada um de vocês pela liberdade de imprensa. Quero dizer que esta Casa está pronta para defender todo o jornalismo brasileiro, toda a imprensa brasileira do Oiapoque ao Chuí.
Dou por encerrada esta sessão de homenagem aos 98 anos do jornal Folha de S.Paulo e em homenagem, in memoriam, ao Diretor de Redação Otavio Frias Filho.
Muito obrigada. (Palmas.)
(Levanta-se a sessão às 12 horas e 21 minutos.)