Discurso durante a 33ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão destinada à entrega do Diploma Bertha Lutz às agraciadas em sua 18ª Premiação.

Autor
Juíza Selma (PSL - Partido Social Liberal/MT)
Nome completo: Selma Rosane Santos Arruda
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Sessão destinada à entrega do Diploma Bertha Lutz às agraciadas em sua 18ª Premiação.
Publicação
Publicação no DSF de 27/03/2019 - Página 34
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • SESSÃO, ENTREGA, DIPLOMA, BERTHA LUTZ, HOMENAGEM, RECONHECIMENTO, PESSOAS, CONTRIBUIÇÃO, DIREITOS, DEFESA, MULHER.

    A SRA. SELMA ARRUDA (Bloco Parlamentar PSDB/PODE/PSL/PSL - MT. Para discursar.) – Senhores, eu vou usar por dois minutos a palavra, exatamente para reiterar o motivo pelo qual eu escolhi exatamente duas pessoas absolutamente anônimas. A primeira já falecida, sua história fala por si, vítima de um fenômeno ao qual nós estamos todos sujeitos a sermos também vítimas.

    Nós precisamos nos debruçar, senhoras, senhores, legisladores, cidadãos, para que essa covardia que se instaura dentro do anonimato da internet seja efetivamente atacada, para que nós continuemos sendo cidadãos responsáveis, ainda que fazendo comentários anonimamente, ou com o nick, ou seja lá o que for.

    Então, nós temos aqui esse crime bárbaro, já aconteceu há alguns anos. Hoje fake news talvez tenha sido a tônica das últimas eleições, nós sabemos o quanto isso é nocivo, mas eu fiz questão de trazer aqui uma pessoa que foi vítima de homicídio por causa de fake news. Vejam até onde nós podemos chegar se não tivermos esse cuidado.

    E trouxe também essa heroína do cotidiano, que salvou, no momento de um acidente de trânsito, uma pessoa que estava ali precisando. E, em nome dela, eu quero homenagear todas as heroínas do cotidiano que anonimamente fazem isso todos os dias, inclusive as nossas mamães, as pessoas da nossa família, que foram nossas heroínas e são nossas heroínas até hoje – minha mãe, Selene, e minha tia Lila –, que são pessoas que se dedicaram a fazer com que nós estivéssemos aqui. Às vezes, a própria resignação dessas pessoas também é um grande ato de heroísmo.

    Então, aqui um grande abraço para todas essas pessoas, essas donas de casa, esse pessoal que está aí fazendo os bastidores do nosso protagonismo.

    Um abraço a todos.

    Obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/03/2019 - Página 34