Pronunciamento de Jorge Kajuru em 15/05/2019
Explicação pessoal durante a 73ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Comentário sobre informação divulgada pelo "O Globo" sobre a presença do ministro Dias Toffoli na comitiva do Presidente do Senado Federal a Nova Iorque.
- Autor
- Jorge Kajuru (PSB - Partido Socialista Brasileiro/GO)
- Nome completo: Jorge Kajuru Reis da Costa Nasser
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Explicação pessoal
- Resumo por assunto
-
SENADO:
- Comentário sobre informação divulgada pelo "O Globo" sobre a presença do ministro Dias Toffoli na comitiva do Presidente do Senado Federal a Nova Iorque.
- Publicação
- Publicação no DSF de 16/05/2019 - Página 36
- Assunto
- Outros > SENADO
- Indexação
-
- COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, PUBLICAÇÃO, O GLOBO, PRESENÇA, DIAS TOFFOLI, MINISTRO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), VIAGEM, PRESIDENTE, SENADO, DESTINO, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA).
O SR. JORGE KAJURU (Bloco Parlamentar Senado Independente/PSB - GO. Para explicação pessoal.) – É rápido.
Senador Marcos Rogério, apenas aqui para mostrar ao senhor a minha responsabilidade. Sou um jornalista com 40 anos de carreira e nunca fui condenado, o senhor sabe disso.
O Presidente – e o senhor sabe do tanto que eu gosto dele, do Davi, e do tanto que lutei por ele nas eleições – deve fazer essa correção, então, ao jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo, porque a informação não foi minha. Eu li a nota que está no jornal O Globo. Ele que deu a informação; não foi informação do Kajuru.
Se for verdade, eu disse, é lamentável. Tanto é que eu falei, o silêncio não comete erros. Você ouviu? Eu não fiz comentário. Eu falei: "O silêncio não comete erros". Eu não vou comentar. Agora, vem aqui, por gentileza – a tua visão é melhor do que a minha. Ele pode não estar, e realmente eu acredito na palavra do Davi, ele não está na comitiva, o Ministro Toffoli, mas ele estava jantando no restaurante mais caro de Nova York ontem, e, com um azar, a minha esposa estava lá, e ela tirou a fotografia. Aqui está a fotografia.
O SR. MARCOS ROGÉRIO (Bloco Parlamentar Vanguarda/DEM - RO) – É, a informação é só...
O SR. JORGE KAJURU (Bloco Parlamentar Senado Independente/PSB - GO) – Aqui está a fotografia.
O SR. MARCOS ROGÉRIO (Bloco Parlamentar Vanguarda/DEM - RO) – ... é só para...
O SR. JORGE KAJURU (Bloco Parlamentar Senado Independente/PSB - GO) – O Presidente do Senado, Toffoli, Rodrigo Maia e João Dória, no mesmo restaurante, os quatro juntos.
O SR. MARCOS ROGÉRIO (Bloco Parlamentar Vanguarda/DEM - RO) – É.
O SR. JORGE KAJURU (Bloco Parlamentar Senado Independente/PSB - GO) – Portanto, a comitiva, tudo bem, mas, no restaurante, eles estavam juntos, ontem, à noite, jantando.
O SR. MARCOS ROGÉRIO (Bloco Parlamentar Vanguarda/DEM - RO) – Só, Sr. Presidente, fazendo o registro, em nome do Presidente...
O SR. JORGE KAJURU (Bloco Parlamentar Senado Independente/PSB - GO) – E, se eu fosse Presidente do Senado, eu não jantaria com o Toffoli.
O SR. MARCOS ROGÉRIO (Bloco Parlamentar Vanguarda/DEM - RO) – ... em nome da verdade, disse que estava na comitiva do Presidente.
(Soa a campainha.)
O SR. MARCOS ROGÉRIO (Bloco Parlamentar Vanguarda/DEM - RO) – E ele fez questão de ligar e informar ao Senado, embora, se estivesse, repito, são figuras institucionais, um é Presidente do Senado, o outro é Presidente do Supremo Tribunal Federal. Essa é a situação.
Então, é apenas por dever de lealdade ao nosso Presidente, que fez questão de ligar, informando que não está na mesma comitiva.