Pela ordem durante a 84ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de encontro da turma de formandos de 1973 de S.Exª, na Faculdade de Agronomia de Santa Maria, Rio Grande do Sul.

Autor
Luis Carlos Heinze (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Luis Carlos Heinze
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO:
  • Registro de encontro da turma de formandos de 1973 de S.Exª, na Faculdade de Agronomia de Santa Maria, Rio Grande do Sul.
Publicação
Publicação no DSF de 29/05/2019 - Página 48
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO
Indexação
  • REGISTRO, ENCONTRO, ORADOR, EX-ALUNO, FACULDADE, SANTA MARIA (RS), COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO, FORMAÇÃO.

    O SR. LUIS CARLOS HEINZE (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/PP - RS. Pela ordem.) – Sr. Presidente, eu também vou cumprimentar o Senador Styvenson. Nós somos conterrâneos: ele é do Rio Grande do Norte e eu sou do Rio Grande do Sul. É meu vizinho! (Risos.)

    Parabéns pelo trabalho, Senador.

    Presidente, Sras. e Srs. Senadores, eu só quero fazer menção ao fato de que, neste final de semana, nós tivemos a honra de sermos recepcionados pela família Sovernigo em Jataí, Goiás.

    Eu me formei em Santa Maria, na Faculdade de Agronomia, em dezembro de 1973, e nós fizemos 45 anos de formados. Foram 44 colegas que se encontraram em Jataí, Goiás, onde nós fomos conhecer a propriedade do Valdecir. Então, quero saudar o Valdecir Sovernigo; a D. Susan, a esposa do Valdecir; a sua filha, Fernanda; o esposo Maurício; o netinho Joaquim e também o Maurício, o outro filho, que nos recepcionaram na Fazenda Condor.

    E estava fazendo 37 anos, também, da propriedade que tem ele tem no Estado de Goiás. Ali estavam também o Prefeito atual de Condor, porque foi uma delegação de Condor, Valmir Land; o ex-Prefeito Chico, de Condor; uma delegação condorense; amigos particulares de Valdecir que estavam lá; além dos 44 colegas com as respectivas esposas. Estivemos lá passando dois dias. Cheguei na sexta, quase no final da tarde, fiquei no sábado, e no domingo cedo saí de volta.

    A propriedade deste meu colega é uma propriedade modelo, mostrando o que a agricultura brasileira tem capacidade de fazer. O Valdecir é um engenheiro agrônomo, um produtor rural, começou a sua vida, como eu também, com dificuldade lá no Município de Panambi, trabalhando primeiro na cooperativa Cotripal, depois trabalhou numa outra propriedade privada. Posteriormente, comprou essa propriedade em Goiás e a vem ampliando. É uma agricultura de altíssima tecnologia. Vimos lá a produção de energia eólica: há um parque eólico na propriedade que produz em torno de 300kVAs – diretamente na propriedade. Ele usa para irrigação, usa para a luz na propriedade, usa também para os secadores e silos que ele tem na propriedade, usa para a oficina que tem na propriedade, além das residências dos funcionários. Então, ele produz energia.

    Outro sistema extremamente importante é a produção de bactérias. Hoje, na soja, nós usamos a inoculação através do rizóbio, e ele tem uma fábrica de bactérias na própria propriedade. O que muitas universidades e muitos órgãos de pesquisa não têm, meu colega Valdecir está tendo hoje na sua propriedade, que é um modelo, plantando lá em torno de 1,6 mil hectares de soja e também essa mesma área de milho. É um local privilegiado que permite, colegas, duas safras por ano, e, ainda com a irrigação num pedaço lá de aproximadamente 200ha, ele planta uma terceira safra. Esse é o Brasil, esse é o Brasil que deu certo.

    Então, é o primeiro encontro da minha turma de formandos, e a gente conseguiu se reunir nesse final de semana. Foi uma comemoração a que a gente fez nesses dois dias, juntando os meus colegas da associação de formandos de 1973. Valdecir também custeou um ônibus, o que permitiu que colegas que não teriam condições pudessem sair do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná; ele foi pegando gente no caminho, até de Mato Grosso do Sul, para os levar a Jataí, Goiás. Então, tivemos esses dois dias maravilhosos de reencontro com os nossos colegas profissionais da área de agronomia.

    Então, um abraço ao Valdecir e à esposa Susan.

    Eu também queria me referir aqui para que pudéssemos votar o requerimento de urgência do PLC 26, de 2018. Esse projeto trata do parcelamento do solo urbano para assegurar o direito de permanência das edificações em ferrovias, hidrovias e estradas, a chamada faixa de domínio, que já foi votada na CCJ e é importante. Eu tenho sido demandado no Rio Grande do Sul, e certamente os colegas Parlamentares devem ter essa mesma demanda em outros Estados. Então, para nós é extremamente importante essa questão da faixa de domínio. Que possamos votar a urgência e votar o projeto aqui, porque isso resolveria problemas de muita gente.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/05/2019 - Página 48