Pela ordem durante a 84ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Destaque para a presença do Reitor, Prof. Julio Cesar Damasceno e equipe de professores da Universidade Estadual de Maringá, Estado do Paraná.

Comentário sobre as instituições de ensino superior no Estado do Paraná.

Autor
Flávio Arns (REDE - Rede Sustentabilidade/PR)
Nome completo: Flávio José Arns
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO:
  • Destaque para a presença do Reitor, Prof. Julio Cesar Damasceno e equipe de professores da Universidade Estadual de Maringá, Estado do Paraná.
EDUCAÇÃO:
  • Comentário sobre as instituições de ensino superior no Estado do Paraná.
Publicação
Publicação no DSF de 29/05/2019 - Página 49
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO
Indexação
  • DESTAQUE, PRESENÇA, SENADO, REITOR, PROFESSOR, UNIVERSIDADE ESTADUAL, LOCAL, MARINGA (PR).
  • COMENTARIO, ASSUNTO, UNIVERSIDADE, LOCAL, ESTADO DO PARANA (PR).

    O SR. FLÁVIO ARNS (Bloco Parlamentar Senado Independente/REDE - PR. Pela ordem.) – Exatamente. Visitas importantes.

    Quero destacar, em primeiro lugar, a presença do Prof. Julio Cesar Damasceno, Reitor da UEM (Universidade Estadual de Maringá); do professor Ricardo Dias Silva, Vice-Reitor da mesma universidade de Maringá; de Larissa Renata, que é neurocientista também da universidade de Maringá; de Elisabete Kobayashi, que é Diretora Superintendente do Hospital Universitário de Maringá; e de Débora de Mello Gonçalves Sant'Ana, que é Pró-Reitora de Extensão e Cultura.

    Eu quero dizer, Sr. Presidente, na presença do Reitor Júlio César Damasceno e das demais pessoas, para o Brasil que a Universidade Estadual de Maringá é uma referência no Paraná. São sete universidades estaduais, é uma rede de universidades. Nós temos cinco federais, no Paraná, além das particulares e comunitárias.

    Nós discutimos, por exemplo, dois projetos da mais alta importância para o Brasil e desenvolvidos, nos últimos 35 anos, pela UEM, que é o patronato – a ressocialização das pessoas em função de penas a que foram submetidas. Então, é um trabalho extraordinário e um trabalho em rede, o que é mais interessante. As sete universidades estaduais trabalham, em rede, com o mesmo objetivo. Ao mesmo tempo, o Núcleo de Violência contra a Mulher estuda, para avaliar, as causas, os comportamentos e as consequências envolvidas. Esse projeto é desenvolvido pela universidade, articuladamente, com as sete outras universidades: Londrina, Guarapuava, Cascavel, a UENP, que é lá no norte velho do Paraná, a Unespar.

    Então, quero dizer aos paranaenses, aos brasileiros, que a gente tem, nesse exemplo, o trabalho essencial do ensino, porque lá estão os advogados, os psicólogos, os assistentes sociais, os pedagogos, o trabalho de extensão academicamente importante para a formação dos nossos jovens profissionais, e socialmente relevante, além de ser a pesquisa essencial num conjunto de áreas.

    Discutimos, ainda hoje cedo, a nanotecnologia, que traz uma arrecadação de trilhões para quem a desenvolve, e isso é fruto de educação – educação básica, educação do ensino superior. Falo tudo isso para valorizarmos a instituição de ensino superior no Paraná e no Brasil. Todos os médicos, advogados, engenheiros, professores, todos nós que atuamos em qualquer área que exija o ensino superior nos formamos em instituições de ensino superior, em universidades.

    Então, quero que o professor Júlio César Damasceno e sua equipe levem um abraço do Senado Federal e do Congresso. Que essa menção à UEM seja uma menção a todas as instituições do Brasil, que têm que se aprimorar, melhorar, fazer cada vez mais um ensino de qualidade, uma extensão importante, um trabalho na comunidade e uma pesquisa.

    O Reitor da PUC do Paraná, Clemente Ivo Juliatto, sempre dizia: a nossa função de universidade é entregar para a sociedade profissionais muito qualificados, mas, ao mesmo tempo, entregar para a sociedade seres humanos, pessoas boas, com cidadania, com dignidade, protagonistas que lutem por cidadania e por direitos.

    Então, eu quero recepcionar aqui a equipe e, em nome deles, recepcionar todas as instituições de ensino superior do nosso País.

    Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/05/2019 - Página 49