Pronunciamento de Esperidião Amin em 11/06/2019
Discurso durante a 7ª Sessão Conjunta, no Congresso Nacional
Congratulações às atuações do Senador Marcelo Castro e do Deputado Hildo Rocha na condução dos trabalhos na CMO.
- Autor
- Esperidião Amin (PP - Progressistas/SC)
- Nome completo: Esperidião Amin Helou Filho
- Casa
- Congresso Nacional
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
ATIVIDADE POLITICA:
- Congratulações às atuações do Senador Marcelo Castro e do Deputado Hildo Rocha na condução dos trabalhos na CMO.
- Publicação
- Publicação no DCN de 13/06/2019 - Página 42
- Assunto
- Outros > ATIVIDADE POLITICA
- Indexação
-
- ELOGIO, MARCELO CASTRO, SENADOR, DEPUTADO FEDERAL, ATUAÇÃO, RELATOR, MATERIA, COMISSÃO, ORÇAMENTO, CONGRESSO NACIONAL.
CÂMARA DOS DEPUTADOS | CN - | ||
DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA, REVISÃO E REDAÇÃO - DETAQ |
CN (7ª Sessão Plenária, Sessão Legislativa Ordinária do Congresso Nacional) | 11/06/2019 |
O SR. ESPERIDIÃO AMIN (PP - SC. Para uma breve comunicação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, Sras. e Srs. Deputados, eu quero aqui, em primeiro lugar, Sr. Presidente, dizer que fico muito feliz por vê-lo presidindo esta sessão do Congresso no primeiro momento em que eu tenho a honra de ocupar esta tribuna.
Quero me congratular com o Presidente Davi Alcolumbre, que, como um bom discípulo, está assistindo à sua apresentação na condição de seu substituto eventual.
Senhores, neste dia em que nós estamos tão impressionados por ataques cibernéticos, por hackers, por segredos e por quebra de segredos e de sigilos, eu quero me congratular com o Senador Marcelo Castro pela condução dos trabalhos na Comissão de Orçamento.
Senador Marcelo Castro, hoje o Congresso Nacional se vale da sua expertise na condição de médico e de psiquiatra. Tem que ter muita paciência, bondade e bons ímpetos para conduzir, como V.Exa. conduziu, essa negociação até este ponto. Como seu amigo, quero me congratular com a utilidade da sua expertise e estender esses cumprimentos ao Deputado Hildo Rocha, Relator, que soube também cuidar dessa tessitura.
Quero dizer que o Congresso Nacional, Deputado Hélio Costa, está trabalhando. Este projeto de lei de natureza orçamentária é muito importante para o País. Não seria justo serem prejudicados os gastos com Benefício de Prestação Continuada, gastos que dizem respeito à vida das pessoas mais simples, por causa de disputa política pós-eleitoral, de uma eleição que ainda não foi assimilada por todos.
Este é o momento alto do Parlamento.
V.Exa., Deputado Marcos Pereira, que está tendo a honra de presidir esta sessão do Congresso brasileiro, vai nos ajudar a sancionar, pela aprovação, um projeto de lei que representa respeito ao Orçamento, respeito à principal lei que o Congresso Nacional aprova, Senador Telmário Mota, que é a Lei Orçamentária, que tem que ser, sim, de natureza impositiva. Como tal, cada vez que o Presidente da República quiser contingenciar ou suplementar, ele terá que recorrer ao Congresso Nacional -- sempre! Se a lei é de execução obrigatória, e é a principal lei que o Congresso Nacional pode aprovar para 1 ano, todas as alterações justificáveis devem ser justificadas e explicadas pelo Chefe do Executivo.
Portanto, apesar de todas as crises reais ou aparentes, estamos vivendo um grande momento.
Muito obrigado.