Pela ordem durante a 116ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro sobre o início da discussão sobre a reforma tributária, bem como comentários sobre o trabalho do deputado federal Luiz Carlos Hauly, que há 32 anos estuda essa matéria.

Autor
Eduardo Girão (PODEMOS - Podemos/CE)
Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
LEGISLAÇÃO CIVIL:
  • Registro sobre o início da discussão sobre a reforma tributária, bem como comentários sobre o trabalho do deputado federal Luiz Carlos Hauly, que há 32 anos estuda essa matéria.
Publicação
Publicação no DSF de 10/07/2019 - Página 67
Assunto
Outros > LEGISLAÇÃO CIVIL
Indexação
  • REGISTRO, INICIO, DISCUSSÃO, REFORMA TRIBUTARIA, IMPORTANCIA, ECONOMIA, COMENTARIO, TRABALHO, LUIZ CARLOS HAULY, DEPUTADO FEDERAL, ESTUDO, MATERIA.

    O SR. EDUARDO GIRÃO (PODEMOS - CE. Pela ordem.) – Presidente, Senador Davi Alcolumbre, este momento eu considero uma data histórica: o Senado protagonizando com muita ousadia – e eu fico feliz de participar deste momento – o início da tramitação da reforma tributária.

    Então, parabéns a todos os 61 colegas que até agora já assinaram, a todos os Líderes que, tanto pela manhã quanto na reunião da tarde, ratificaram a importância de a gente agilizar essa que eu considero a mãe das reformas. A reforma da previdência é importante de se debater, é importante a gente caminhar, avançar, é sim, mas a reforma tributária é tão importante ou mais importante para o País do que a da própria previdência, porque ela vai definitivamente aquecer a economia, deixar as regras mais claras. Hoje é tudo muito confuso no sistema tributário brasileiro. Perde-se muito tempo, geram-se equívocos, desestimula-se a produção.

    Então, o Deputado Luiz Carlos Hauly, com 32 anos se debruçando sobre esse assunto – olha só, são 32 anos estudando essa matéria, percorrendo os Estados, conversando com diferentes agentes, diferentes atores dessa área tributária no País –, fez uma reforma que pôde demonstrar para a gente. Eu fiquei entusiasmado, porque é uma reforma feita com base na fraternidade, com base na solidariedade. E a gente acredita que vai efetivamente gerar um impulso na economia, gerar emprego.

    O grande equívoco que nós temos hoje, num país tão rico, com tantas possibilidades, é a gente ter 13 milhões de desempregados no País, o que é quase que uma vergonha para nós. Então, essa reforma tributária tem muito a contribuir para o País. Só para o senhor ter ideia, pouca gente sabe disso, mas hoje, no Brasil, um trabalhador comum passa cinco meses por ano trabalhando para pagar imposto. E as empresas com dificuldades, os empreendedores com "n" dificuldades, com o peso grande da carga tributária, que não estimula.

    Então, acredito que essa prioridade que o Senado está dando com muita coragem à reforma tributária seja a bola da vez neste momento. Que a gente possa agilizar para que este País chegue, se Deus quiser, em nome de Jesus, aonde ele merece. Todo trabalhador com possibilidade de emprego, com oportunidades, para ter uma vida digna e para que a gente possa produzir e colocar o Brasil novamente lá na classe a, na Série A do mundo, em termos de geração de oportunidade, de renda e de negócio.

    Muito obrigado e parabéns, Presidente Davi, por essa iniciativa da reforma tributária.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/07/2019 - Página 67