Pela ordem durante a 127ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentário sobre a inauguração da usina de energia solar no Lago de Sobradinho, Estado da Bahia.

Comentário sobre a possibilidade de se construir uma nova usina hidrielétrica no Estado do Amazonas através da iniciativa privada.

Autor
Eduardo Braga (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/AM)
Nome completo: Carlos Eduardo de Souza Braga
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
MINAS E ENERGIA:
  • Comentário sobre a inauguração da usina de energia solar no Lago de Sobradinho, Estado da Bahia.
MINAS E ENERGIA:
  • Comentário sobre a possibilidade de se construir uma nova usina hidrielétrica no Estado do Amazonas através da iniciativa privada.
Publicação
Publicação no DSF de 07/08/2019 - Página 93
Assunto
Outros > MINAS E ENERGIA
Indexação
  • COMENTARIO, ASSUNTO, INAUGURAÇÃO, USINA, ENERGIA SOLAR, SOBRADINHO (BA).
  • COMENTARIO, POSSIBILIDADE, CONSTRUÇÃO, USINA HIDROELETRICA, LOCAL, ESTADO DO AMAZONAS (AM), PARCERIA, INICIATIVA PRIVADA.

    O SR. EDUARDO BRAGA (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/MDB - AM. Pela ordem.) – Sr. Presidente, Srs. Senadores, Sras. Senadoras, eu ontem me manifestei aqui no Plenário com relação à inauguração da usina com flutuadores de energia solar no Lago de Sobradinho. Uma iniciativa que se iniciou em 2015, na época em que estava à frente do Ministério de Minas e Energia, com recursos destinados a pesquisa e desenvolvimento, tendo em vista que o Brasil possui reservatórios de hidrelétricas, que possuem também subestações e linhas de transmissão hoje ociosas em função da crise hidrológica. E os painéis fotovoltaicos, obviamente, geram a energia, Sr. Presidente, que será escoada por essas subestações que estão subtilizadas e, ao mesmo tempo, sendo cobradas de todos os brasileiros pela Tust e pelas tarifas que são impostas ao consumidor.

    O Brasil paga uma das tarifas mais altas do mundo de energia elétrica e possui grandes potenciais para otimização do sistema de rede de alta distribuição no País, a rede de alta tensão, que faz a interligação do sistema elétrico e, ao mesmo tempo, esses reservatórios que estão cada vez mais raros.

(Soa a campainha.)

    O SR. EDUARDO BRAGA (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/MDB - AM) – Portanto, eu quero cumprimentar a Eletrobras, cumprimentar o Sr. Presidente da República e lembrar que aquilo foi apenas um passo. O reservatório de Balbina, no meu Estado, tem o embrião também iniciado, que precisa ser concluído, Senador Marcelo Castro. E o potencial que nós temos nessa área equivale a uma Itaipu. O Brasil pode ter uma Itaipu sem problema de licença ambiental, sem custos adicionais e que fará com que a energia, que é uma das mais caras do mundo, fique mais barata para o povo brasileiro.

    Portanto, quero cumprimentar e dizer que agora o desafio é de que nós possamos fazer leilões, que a iniciativa privada possa corresponder o mais rápido possível com a construção de uma Itaipu, sem derrubar uma árvore e sem ter impacto no meio ambiente do nosso País.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/08/2019 - Página 93