Discurso durante a 141ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Lamento pelo falecimento do ex-Ministro Roberto Gusmão.

Autor
Antonio Anastasia (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MG)
Nome completo: Antonio Augusto Junho Anastasia
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Lamento pelo falecimento do ex-Ministro Roberto Gusmão.
Publicação
Publicação no DSF de 22/08/2019 - Página 44
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, EX MINISTRO DE ESTADO, INDUSTRIA, COMERCIO, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG).

    O SR. ANTONIO ANASTASIA (Bloco Parlamentar PSDB/PSL/PSDB - MG. Para discursar.) – Muito obrigado, eminente Senador Jorge Kajuru. Agradeço a V. Exa.

    É uma brevíssima comunicação, e é até entristecido que a faço, tendo em vista que, no último final de semana, Sr. Presidente, Sras. Senadoras, Srs. Senadores, faleceu um grande mineiro, o ex-Ministro Roberto Gusmão. Faleceu já muito idoso, em São Paulo. Ele foi um dos homens públicos mais relevantes do Brasil, nas últimas décadas.

    Iniciou a sua carreira como Presidente da UNE. Depois foi um vitorioso empresário, especialmente na área das bebidas. Foi presidente da Antárctica, acompanhou a criação da Ambev, foi um empresário muito vitorioso. Foi Secretário de Estado do Governador Franco Montoro, foi um dos líderes empresariais da redemocratização. Foi escolhido Ministro pelo Presidente Tancredo Neves. Nessa qualidade, portanto, foi Ministro da Indústria e Comércio do Presidente Sarney. Sempre teve uma dedicação muito grande às questões públicas.

    A sua família está enlutada, e, entre os seus descendentes, faço questão de registrar, Sr. Presidente, um jovem que hoje preside o BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais), Dr. Sérgio Gusmão.

    Então, é o registro de um mineiro a outro mineiro falecido. À sua família os nossos sentimentos e, sobretudo, o registro do exemplo de um homem público que soube honrar o Estado em que nasceu e a Nação, a qual serviu com tantas funções importantes, ao longo dos anos.

    Agradeço a oportunidade, caro Presidente, Jorge Kajuru.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/08/2019 - Página 44