Pronunciamento de Marcelo Castro em 12/09/2019
Fala da Presidência durante a 164ª Sessão Especial, no Senado Federal
Encerramento da Sessão Especial destinada a comemorar os 75 anos da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen).
- Autor
- Marcelo Castro (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
- Nome completo: Marcelo Costa e Castro
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM:
- Encerramento da Sessão Especial destinada a comemorar os 75 anos da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen).
- Publicação
- Publicação no DSF de 13/09/2019 - Página 18
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM
- Indexação
-
- ENCERRAMENTO, SESSÃO ESPECIAL, DESTINAÇÃO, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA, ESTABELECIMENTO DE ENSINO.
O SR. PRESIDENTE (Marcelo Castro. Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/MDB - PI) – Acho que o Senado Federal hoje fez um ato de justiça e de reconhecimento à Confenen, que, há tantas décadas, tem emprestado relevantes serviços, melhorando o nível educacional da população, da sociedade brasileira.
Eu sou um velho professor, comecei a lecionar aos 16 anos de idade quase que por brincadeira e não parei mais. Fui professor de Física para o secundário; depois, eu me formei em Medicina, fiz Psiquiatria, fui ser professor de Psiquiatria. Com isso, já dá para perceber o quanto eu sou eclético – não é? –, porque quem vai de professor de Física a professor de Psiquiatria, quem vai do concreto ao abstrato... (Risos.)
Mas sempre estive envolvido com a educação. E nada dá mais um sentimento de utilidade às nossas ações do que sentir que está propiciando uma melhor educação; do que ver os alunos da gente crescerem, aprenderem, se tornarem cidadãos e cidadãs mais preparados para enfrentar os embates da vida. Isso é uma satisfação e um prazer indescritível.
E, hoje, que não sou mais nem aluno, nem professor, devo confessar que sou um estudioso, porque a atividade parlamentar exige da gente – está ali o nosso colega Hauly, ouvindo; com certeza, ele é um dos maiores estudiosos deste Congresso Nacional – um aprendizado constante, porque a gente tem que votar matérias aqui as mais variadas, de telecomunicações à liberação de produtos agrotóxicos. Sobre tudo isso, o Parlamentar, o Deputado, o Senador tem que ter um relativo conhecimento para poder votar, apresentar projetos, emendas, debater em função da formação das leis, que a gente tem por obrigação.
Então, considerando aqui cumprida a finalidade da sessão, agradeço às personalidades que nos honraram com seu comparecimento. E está encerrada a presente sessão.
Muito obrigado a todos. (Palmas.)
(Levanta-se a sessão às 11 horas e 02 minutos.)