Pela ordem durante a 154ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro sobre matéria do jornal Folha de São Paulo sobre as obras de transposição do Rio São Francisco.

Autor
Angelo Coronel (PSD - Partido Social Democrático/BA)
Nome completo: Angelo Mario Coronel de Azevedo Martins
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
MEIO AMBIENTE:
  • Registro sobre matéria do jornal Folha de São Paulo sobre as obras de transposição do Rio São Francisco.
Publicação
Publicação no DSF de 04/09/2019 - Página 66
Assunto
Outros > MEIO AMBIENTE
Indexação
  • REGISTRO, MATERIA, FOLHA DE S.PAULO, TRANSPOSIÇÃO, RIO SÃO FRANCISCO, CRITICA, AUSENCIA, CONCLUSÃO, OBRAS, COMENTARIO, DETERIORAÇÃO, CANAL, SOLICITAÇÃO, PRESIDENCIA, SENADO, CRIAÇÃO, COMISSÃO, ANALISE, OBRA DE ENGENHARIA.

    O SR. ANGELO CORONEL (PSD - BA. Pela ordem.) – Sr. Presidente, Srs. e Sras. Senadoras, na segunda-feira, a Folha de S.Paulo fez uma matéria que me deixou preocupado: a questão da transposição do Rio São Francisco, uma obra orçada inicialmente em R$4 bilhões, já foram consumidos R$12 bilhões dos cofres da União, obra esta que não está pronta. Foi inaugurado um trecho pelo ex-Presidente Temer e até o mês de abril nada de uma gota d'água nesse canal de transposição; e a parte do Eixo Norte também, sem nenhuma previsão de inauguração.

    Os canais estão sendo deteriorados pelo tempo, o concreto sem água causa rachaduras, até capim já nasceu em alguns trechos do canal de transposição.

    Então, Sr. Presidente, eu gostaria de solicitar à Presidência desta Casa e à sua Mesa Diretora que formássemos uma comissão suprapartidária para que pudéssemos ir visitar vários trechos desse canal de transposição do Rio São Francisco, porque não podemos deixar ver dinheiro público escoar pelo ralo, escoar pelo canal sem uma solução até então.

    Essa obra será a redenção de vários Estados do nosso Nordeste brasileiro e levará água para matar a sede de muitos nordestinos. Precisamos fazer com que o Senado da República, na sua condição de representante dos Estados, saiamos daqui com uma posição definitiva para que a gente possa concluir de uma vez por todas essa transposição, para não deixar que esse canal se deteriore mais ainda do que está se deteriorando. E olha que, para se recuperar uma estrutura de concreto, o gasto vai ser bem maior do que fazer uma nova.

    Por isso, Sr. Presidente, V. Exa., que está assumindo interinamente a Presidência desta Casa... Inclusive, coube bem nessa poltrona. Quem sabe um dia esse sonho que V. Exa. acalenta não possa virar realidade?

    Mas, neste momento, Sr. Presidente, convoco, inclusive, o nosso Líder do Governo Fernando Bezerra para que nos ajude a formar essa comissão para visitar as obras da transposição, que estão abandonadas, repito, nascendo capim e o concreto rachado. Isso é um verdadeiro ralo onde está sendo jogado o dinheiro público, é o dinheiro público indo pelo canal da transposição.

    Gostaria de contar com a sua ajuda, nobre Líder Fernando Bezerra.

    O SR. PRESIDENTE (Weverton. Bloco Parlamentar Senado Independente/PDT - MA) – Obrigado, Senador Angelo Coronel.

    Espero que tenha sido uma antecipação de voto futuro.

    Eu gostaria de passar a palavra...

    O SR. ANGELO CORONEL (PSD - BA) – Se V. Exa. for o candidato, Senador Weverton, eu não posso jamais prescindir de votar abertamente em V. Exa.

    O SR. PRESIDENTE (Weverton. Bloco Parlamentar Senado Independente/PDT - MA) – Assim, o Presidente Davi vai voltar rápido para a Presidência dos trabalhos.

    Eu passo a palavra ao colega Senador de São Paulo Major Olímpio.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/09/2019 - Página 66