Pronunciamento de Randolfe Rodrigues em 03/09/2019
Pela ordem durante a 154ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registro de pedido de impeachment no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o Ministro de Estado do Ministério do Meio Ambiente, RIcardo Salles, em razão de sua responsabilidade pela situação ambiental da Região Amazônica.
- Autor
- Randolfe Rodrigues (REDE - Rede Sustentabilidade/AP)
- Nome completo: Randolph Frederich Rodrigues Alves
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
PODER EXECUTIVO:
- Registro de pedido de impeachment no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o Ministro de Estado do Ministério do Meio Ambiente, RIcardo Salles, em razão de sua responsabilidade pela situação ambiental da Região Amazônica.
- Publicação
- Publicação no DSF de 04/09/2019 - Página 72
- Assunto
- Outros > PODER EXECUTIVO
- Indexação
-
- REGISTRO, PEDIDO, IMPEACHMENT, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE (MMA), MOTIVO, SITUAÇÃO, REGIÃO AMAZONICA, ENFASE, ESTADO DE RONDONIA (RO), ESTADO DO ACRE (AC), ESTADO DO AMAZONAS (AM), ESTADO DO PARA (PA).
O SR. RANDOLFE RODRIGUES (Bloco Parlamentar Senado Independente/REDE - AP. Pela ordem.) – Pela ordem, menos de um minuto, Presidente. É só para trazer um comunicado que considero muito importante para esta Casa.
Há duas semanas, eu, o Senador Fabiano Contarato e a Deputada Joênia Wapichana, meus colegas de bancada da Rede Sustentabilidade, protocolamos no Supremo Tribunal Federal um pedido de impeachment contra o Sr. Ricardo Salles, atual Ministro do Meio Ambiente, responsabilizando esse senhor pela tragédia ambiental que se abate sobre a Região Amazônica, em especial nos Estados de Rondônia, Acre, sul do Amazonas, sul do Pará, que é em decorrência, principalmente, do desmonte da governança ambiental do País e da ampliação do desmatamento.
Eu quero trazer a informação, Sr. Presidente, de que neste momento, ainda há pouco, o Ministro Edson Fachin despachou esse pedido de impeachment para a Procuradoria-Geral da República, dando prazo de dez dias para a sua manifestação, o que importa dizer que essa solicitação, esse pedido por nós protocolado está tendo prosseguimento. Eu tenho certeza de que a Sra. Procuradora-Geral da República dará o provimento devido para que esse senhor, que cometeu o crime de responsabilidade por destruir a governança ambiental brasileira, seja afastado do cargo em que está.